Balancete de Verificação: aprenda como fazer e analisar

Entenda para que serve e como fazer um balancete de verificação

O empresário precisa lidar o tempo todo com diversos demonstrativos contábeis. Um deles é o Balanço Patrimonial, que é comparado a uma fotografia da situação financeira da empresa ao final de cada ano. Mas você já ouviu falar em Balancete de Verificação?

Esse documento funciona como um resultado parcial do Balanço Patrimonial e pode ser emitido antes da apuração do resultado de cada ano. Dessa forma, a gestão da empresa consegue acompanhar mais de perto o andamento das suas atividades.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o Balancete de Verificação, mostrando qual a sua importância para o negócio e trazendo um passo a passo para a sua elaboração. Acompanhe!

  1. Entenda o que é balancete de verificação
  2. Saiba para que serve o balancete de verificação
  3. Conheça a importância do balancete de verificação para o seu negócio
  4. Veja como fazer um balancete de verificação
  5. Exemplo de balancete de verificação
  6. Aprenda como analisar o balancete de verificação

O que é balancete de verificação?

O balancete de verificação é um demonstrativo financeiro, normalmente elaborado antes do Balanço Patrimonial que traz informações sobre os valores do patrimônio da empresa, valores de resultado, movimentações de crédito e débito e saldos.

Ao contrário do Balanço Patrimonial, a sua elaboração não é obrigatória para a empresa, mas, ainda assim, pode ser muito útil para que a gestão tenha acesso a dados sobre o desempenho do negócio.

As organizações que emitem o balancete de verificação costumam fazer isso mensalmente.

Saiba para que serve o balancete de verificação

O balancete de verificação é um demonstrativo com fins gerenciais, ou seja, ajuda a gestão da empresa a acompanhar o seu orçamento, fluxo de caixa e saldos bancários. Por meio deste documento, é possível verificar, por exemplo, se a empresa fez gastos excessivos, desnecessários ou se houve falhas em sua gestão financeira.

O demonstrativo também é usado como base para a elaboração de outros relatórios, como é o caso da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e do próprio Balanço Patrimonial. 

Se for adotado desde o início das atividades empresariais, o balancete de verificação também ajuda o empreendedor a fazer regularizações antes de verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo. Depois disso, é gerado um outro documento, chamado de balancete final, que pode ser ampliado para virar o Balanço Patrimonial.

conheça a importância do balancete de verificação

Qual a importância do balancete de verificação para o seu negócio?

O balancete de verificação traz um resumo de todas as movimentações financeiras feitas pela empresa em um determinado período, além de mostrar os saldos devedores e credores. Por meio dele, o empresário consegue ter uma visão geral de tudo o que acontece em suas contas e fazer um diagnóstico rápido sobre a saúde financeira do negócio.

Isso é essencial para a manutenção do negócio, já que a má gestão financeira é uma das principais causas de encerramento de empresas no Brasil.

A verificação desse balancete também permite que o empresário identifique falhas e erros. Assim, pode solucioná-los antes que se tornem problemas maiores, causando prejuízos e penalidades impostas pelas autoridades fiscais.

Como fazer um balancete de verificação?

Agora que você já sabe o que é o balancete de verificação e para que ele é usado nas empresas, que tal conferir um passo a passo para a sua elaboração?

Determine o período a ser analisado

O primeiro passo para criar o balancete de verificação é determinar o período que será analisado pelo documento. O mais comum é que ela seja feita mensalmente, mas essa não é uma regra.

Você pode trabalhar com demonstrativos trimestrais, semanais ou anuais, a depender do volume de movimentações da sua empresa e das necessidades da liderança. 

Defina o que será verificado

Depois, você precisa definir quais elementos farão parte do relatório. Aqui você também deve considerar as particularidades de cada negócio. Entretanto, no geral, esse tipo de documento traz informações sobre as naturezas de cada conta (credora ou devedora) e as movimentações e saldos de cada uma delas.

Você também precisa definir o nível de detalhamento do seu documento. Quanto mais detalhado ele for, maior o controle sobre as contas.

Lance as movimentações financeiras

O próximo passo é a criação de uma tabela que deverá ser preenchida com as contas do ativo e suas movimentações. Com essas informações, você terá acesso aos dados financeiros da empresa de forma resumida, o que dá uma  boa visão sobre a saúde da empresa.

Esses são alguns itens que devem fazer parte da estrutura do balancete de verificação:

  • ativo;
  • passivo;
  • receitas;
  • custos;
  • patrimônio líquido;
  • saldo anterior;
  • despesas;
  • débitos e créditos;
  • saldo final.

Apure o saldo de cada conta

No balancete de verificação também devem constar os saldos de cada conta da empresa. Para isso, você deve somar todos os débitos e créditos de cada uma delas.

Exemplo de balancete de verificação

O balancete de verificação se assemelha a uma planilha, com linhas que separam ativos, passivos e patrimônios, e colunas que separam saldos anteriores e atuais, além de débitos e créditos.

Veja um exemplo:

exemplo de balancete de verificação

Como analisar o balancete de verificação?

Saber analisar o balancete de verificação é tão importante como saber elaborá-lo. Para essa análise, o gestor precisa entender a diferença entre créditos e débitos e entender os conceitos de saldos e movimentos.

Também é preciso ter em mente que esses dois últimos devem se igualar. Se isso não acontecer, é possível afirmar que há um erro dentro da contabilidade do negócio. 

Para evitar erros de confecção e análise do relatório, a nossa dica é que você conte com a ajuda do seu contador nesses dois processos. Esse profissional tem o conhecimento necessário para elaborar e analisar o demonstrativo e pode ajudar a entender melhor o que as informações ali contidas significam.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e está sempre ao lado do empreendedor. temos um time de especialistas que está sempre disponível para tirar as suas dúvidas sobre contabilidades e ajudar a sua empresa na elaboração de demonstrativos como o balancete de verificação e outros, como o Balanço Patrimonial, DRE, IRPJ, etc.

Assim, você não precisa se preocupar em ter problemas com as autoridades, porque nós garantimos que sua empresa esteja funcionando de acordo com a legislação e calculamos todos os seus impostos. Você acompanha tudo por meio da nossa plataforma, onde os especialistas registram tudo com clareza e transparência.


Preencha o formulário abaixo para receber nosso contato e uma proposta personalizada para sua empresa!