9 ferramentas de gestão financeira essenciais para o seu negócio

ferramentas de gestão financeira

Uma boa gestão financeira pode fazer total diferença nos resultados da empresa. E, para que ela seja feita da melhor maneira possível, é preciso contar com algumas ferramentas que vão facilitar o trabalho, garantir o cumprimento das suas obrigações contábeis e ajudar a entender a real situação financeira do negócio.

Neste artigo, além de saber mais sobre a importância dessas ferramentas de gestão financeira, você vai conferir uma lista com 9 delas.

Acompanhe!

  1. Entenda a importância de usar ferramentas de gestão financeira na rotina contábil da sua empresa
  2. Conheça 9 ferramentas de gestão financeira essenciais

A importância de usar ferramentas de gestão financeira na rotina contábil da sua empresa

As ferramentas de gestão financeira são essenciais para o seu negócio. Somente fazendo esse controle você poderá ter uma visão ampla sobre a saúde financeira da empresa e tomar decisões mais inteligentes sobre o seu negócio.

Com as ferramentas, você consegue ter registro de todas as entradas e saídas de recursos do seu caixa e, assim, entender uma série de coisas: como esses recursos estão sendo utilizados, quais áreas da empresa trazem mais despesas, quais gastps podem ser cortados, quais setores precisam de mais investimentos, entre outras coisas.

O controle também permite entender quando é o momento de reduzir custos e quando é possível fazer novos investimentos, seja para melhoria de processos ou até mesmo para a expansão da empresa.

Conheça 9 ferramentas de gestão financeira essenciais

Agora que você já sabe como as ferramentas de gestão financeira são importantes, que tal conhecer as principais?

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial (BP) é um estudo que indica a situação dos lucros, dividendos e patrimônio da empresa. Por meio dele, você pode entender como estão as condições financeiras do negócio, pois o seu resultado representa o patrimônio líquido – e essa informação é muito relevante para uma tomada de decisão estratégica.

O BP faz um levantamento completo de todos os bens e direitos da empresa, além das suas fontes de recursos e investimentos.

Ele é um documento obrigatório para a maioria das empresas e deve ser apresentado anualmente, ao final de cada exercício social. No entanto, as empresas que quiserem fazer um controle mais rígido das suas finanças, podem elaborar o BP com maior frequência — a cada seis ou três meses.

Conciliação Bancária

A conciliação bancária é uma comparação entre os dados dos registros financeiros de uma empresa e o extrato bancário. O seu principal objetivo é entender se tudo o que foi registrado realmente aconteceu.

Assim, é possível identificar erros antes que eles se tornem grandes problemas e até mesmo algumas fraudes dentro da empresa.

Demonstração de Resultados de Exercício (DRE)

A DRE é um documento obrigatório para a maioria das empresas, que deve ser elaborado pelo menos uma vez por ano. No entanto, o ideal é que a empresa faça isso com maior frequência. Afinal, essa demonstração permite analisar o desempenho de todas as movimentações financeiras da instituição e entender se o saldo final é positivo ou negativo.

A análise da DRE vai ajudar você a entender o crescimento ou redução dos valores com o passar do tempo, além de apresentar o resultado final e os percentuais das contas da DRE que contribuíram para que o valor fosse este.

Controle de Custos e Gastos

O controle de custos e gastos é uma ferramenta de gestão financeira que serve para avaliar os gastos do negócio e os resultados refletidos nessas despesas. Assim, é possível entender se os valores atualmente cobrados pelos produtos ou serviços é realmente justo e compatível com os objetivos financeiros do negócio.

O controle de custos também permite identificar quais setores da empresa são mais dispendiosos para o caixa – e essa informação pode servir como base para uma análise sobre os resultados apresentados por cada um dos setores.

Além disso, o conhecimento detalhado sobre os custos do negócio permitem identificar com mais facilidade quais gastos podem ser cortados e quais são essenciais para o bom funcionamento da empresa.

empresária utilizando a ferramenta de gestão financeira controle de gastos e custos

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o registro de todas as movimentações financeiras da empresa, independentemente do seu valor. Cada entrada e saída e saída deve ser registrada, por menor que seja. 

Esse controle, além de facilitar o entendimento sobre a situação financeira do negócio, vai servir como base para a confecção de muitos outros relatórios – inclusive aqueles cuja entrega é obrigatória. 

Assim, além de facilitar a gestão financeira, o controle de fluxo de caixa torna muito mais produtivo o trabalho da contabilidade, evitando erros e otimizando o tempo investido.

Auditoria Contábil Interna

A auditoria interna é uma ferramenta de gestão financeira que avalia as práticas realizadas internamente pela empresa. O seu objetivo é entender se o resultado da empresa está de acordo com o mercado e identificar erros, fraudes e gargalos.

A partir disso, é possível traçar um plano de ações para a melhoria dos processos internos, tornando o trabalho mais produtivo e diminuindo a incidência de erros e retrabalho.

Sistema de Cobrança

Os sistemas de cobrança são softwares que automatizam esse processo que nem todo colaborador gosta de fazer – afinal, esse tipo de atividade pode gerar constrangimentos e impactos negativos na rotina dos funcionários.

O sistema, além de ajudar no controle da inadimplência, contribui com uma melhor organização financeira e previsibilidade sobre as receitas da empresa.

ERP

ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão integrado. Esse tipo de software permite a gestão de diversas áreas da empresa, com as pessoas, a contabilidade, compras, venda e finanças.

Contar com um ERP, além de facilitar o trabalho das pessoas envolvidas no controle financeiro do negócio, diminui a incidência de erros e automatiza diversas atividades.

Outra vantagem de contar com essa ferramenta é que ela consegue emitir relatórios completos sobre o negócio em poucos segundos, favorecendo a tomada de decisão orientada por dados.

Painel do Cliente – Agilize

O Painel do Cliente da Agilize é a ferramenta que a gente criou para que os nossos clientes possam acompanhar tudo o que acontece no setor contábil da empresa, com todos os detalhes e muita transparência. 

Assim, você se atualiza sobre os impostos a pagar, quais já foram pagos e se programa para os pagamentos futuros. Além disso, garante que todas as obrigações fiscais estão sendo cumpridas e que o seu negócio está operando dentro da legalidade, evitando multas e outras penalidades.

Conte com que facilita: a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e a gente nasceu com o objetivo de facilitar a sua vida de empreendedor. A gente cuida de todas as burocracias para que você possa se dedicar exclusivamente à estratégia de crescimento do seu negócio.

Solicite um orçamento pelo formulário abaixo e receba uma proposta personalizada para a sua empresa, como tudo muito bem explicado, do jeito que você gosta!