Confira as principais tendências de negócios para 2024

tendencias-de-negocios-para-2024

Você sonha em ter o seu próprio negócio mas ainda não sabe em que área investir? Não precisa se preocupar! Essa é uma dúvida comum entre os empreendedores que estão começando e a boa notícia é que nós podemos ajudar mostrando as principais tendências de negócio para 2024.

Continue a leitura e descubra dicas valiosas para tirar os seus planos do papel!

Vamos lá?

  1. Qual a importância de estar atento às tendências de negócios?
  2. Quais são as principais tendências de negócios para 2024?
  3. Como abrir um negócio em 2024?

Qual a importância de estar atento às tendências de negócios?

O mundo dos negócios está sempre em evolução. O que faz sucesso hoje pode não fazer mais daqui a uns anos e, por isso, é tão importante estar de olho nas tendências do mercado e no comportamento do consumidor

Assim, você consegue fazer investimentos mais certeiros e garantir a manutenção da sua nova empresa por mais tempo!

Aproveite e fique por dentro de outras tendências e assuntos do mercado em nossa newsletter. Inscreva-se:

Quais são as principais tendências de negócios para 2024?

Em 2024, a tecnologia segue sendo algo em comum entre as principais tendências. Com a crescente digitalização dos setores, as soluções tecnológicas podem agilizar o trabalho, otimizar processos, trazer mais eficiência e ainda contribuir com negócios mais atrativos para o público.

A sustentabilidade e o bem-estar também estão em alta. Quer saber mais sobre isso? Confira a nossa lista com as principais tendências de negócios para 2024!

Tecnologia

A tecnologia já é uma tendência de negócio há muitos anos e continua marcando presença na lista para 2024. Afinal, ela é cada vez mais utilizada e cada vez mais necessária para oferecer soluções eficientes e inovadoras para diversos problemas enfrentados pelos consumidores.

É por isso que empresas que investem em inovações tecnológicas se destacam no mercado! Entre essas inovações, podemos citar a automação, realidade virtual e a inteligência artificial (IA), que tem um lugar de destaque dentro desta tendência.

A IA ainda é uma novidade para muitos setores e tem grande potencial de crescimento. Ela pode ser usada na criação de assistentes virtuais, análise de dados, automação de tarefas, entre outras coisas.

É preciso lembrar, no entanto, que a utilização desse tipo de tecnologia ainda exige grandes investimentos. Por isso, não deixe de avaliar bem uma oportunidade antes de se jogar nela, ok?

Sustentabilidade

A preocupação com os impactos das atividades econômicas no meio ambiente vem crescendo nos últimos anos e, por isso, a sustentabilidade é uma das tendências de negócios para 2024. Cada vez mais as pessoas vêm buscando soluções ecológicas e sustentáveis, como produtos orgânicos e energia limpa, por exemplo.

Dentro desta tendência, o investimento em energia renovável se destaca como uma boa oportunidade para investimentos. Negócios como instalação de placas solares, produção de energia eólica e tecnologias de armazenamento de energia devem ganhar ainda mais espaço no mercado.

Ainda falando em sustentabilidade, uma boa opção é investir no turismo responsável, oferecendo passeios ecológicos, hospedagens sustentáveis e contato com a natureza sem deixar impactos.

tendencias-de-negocios-para-2024

Saúde e Bem Estar

Além da preocupação com o meio ambiente, as pessoas também estão mais focadas na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, empresas com foco em alimentação saudável, suplementos e atividades físicas são tendências de negócios para 2024.

O fornecimento de alimentos frescos e orgânicos em áreas urbanas pode ser uma boa ideia de negócio, assim como soluções para que as pessoas possam cultivar os seus próprios alimentos em espaços limitados, como na varanda do apartamento, por exemplo, ou em hortas comunitárias.

E com o envelhecimento da população, também há uma crescente demanda por soluções e serviços que ajudem as pessoas a qualidade de vida e a saúde em idades mais avançadas.

Economia compartilhada

Outra tendência de negócio para 2024 e para os próximos anos é a economia compartilhada. Já pensou em abrir uma empresa que ofereça serviços de compartilhamento de carros, bicicletas ou outros meios de transporte?

E esse modelo de negócio, já presente em muitas cidades, está se expandindo para outras áreas. Hoje já é possível compartilhar barcos, casas de praia, hospedagem, espaços de trabalho entre outras coisas.

O que mais você acha que seria interessante compartilhar? Dessa reflexão pode sair a ideia para o seu novo negócio!

E-commerce

O e-commerce é uma tendência de negócio há muitos anos e teve um grande crescimento nos anos de pandemia. Mas sim, o modelo segue em alta e ainda pode ser considerado uma tendência em 2024.

A novidade é que ele está se expandindo e abrangendo novos mercados, em vez de somente o comércio de mercadorias. Hoje em dia já é possível comprar online, por exemplo, serviços de saúde, procedimentos estéticos, entre outras coisas.

Educação online

A educação online é outra tendência que continua a crescer em 2024, assim como o e-commerce. Mas agora, além dos cursos que ensinam novas habilidades à distância, as empresas estão investindo em soluções personalizadas e plataformas mais interativas.

Essas soluções podem ser oferecidas diretamente ao público alvo e também para empresas que desejam treinar os seus colaboradores.

Alimentação alternativa

Cada vez mais gente passa a optar por dietas vegetarianas, veganas, sem açúcar ou sem glúten. Por isso, a oferta de alimentos preparados especialmente para esse público é uma grande tendência de negócio para 2024.

Como abrir um negócio em 2024?

E aí, se inspirou e já está pensando em como tirar os seus planos do papel no ano que se inicia? Então confira o passo a passo para abrir a sua empresa!

Tenha um plano de negócio

O primeiro passo para abrir uma nova empresa é elaborar um plano de negócio. Esse documento funciona como um guia para a sua jornada e traz informações importantes sobre a empresa, além de descrever objetivos e ações necessárias para alcançá-los.

O plano de negócio deve conter ainda uma análise de mercado e dos concorrentes, estudo sobre o público e estratégias de operação.

Escolha a natureza jurídica da nova empresa

Você vai empreender sozinho ou vai ter sócios? Essa é a primeira decisão a tomar antes de saber que tipo de empresa você vai abrir, pois ela vai influenciar diretamente na escolha da natureza jurídica.

Além disso, o tipo de atividade que você vai executar também pode influenciar, já que nem todos os tipos de empresa estão disponíveis para todos os segmentos.

Esses são alguns exemplos de naturezas jurídicas comuns no Brasil:

  • Empresa Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade Limitada (LTDA).

Contrate uma contabilidade

Para abrir uma empresa em 2024, você vai precisar contar com o auxílio de um contador. Isso porque, para ter um CNPJ e todos os alvarás necessários, alguns documentos devem estar assinados por contadores cadastrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para que sejam válidos.

E, além disso, o contador pode te ajudar em muitos outros passos. Ele pode, por exemplo, indicar qual o tipo de empresa mais vantajoso para o seu novo negócio, assim como o melhor regime tributário — dessa forma você consegue abrir a sua nova empresa sem pagar taxas e impostos desnecessários.

E como o contador já conhece todos os passos para a formalização de uma empresa, o processo de abertura vai ser mais ágil, seguro e menos estressante.

Escolha uma sede

Se você não pretende trabalhar em casa, é importante dedicar algum tempo e atenção para escolher o local de funcionamento da empresa. Se você vai atender o público, deve priorizar um lugar de fácil acesso e considerar o perfil dos consumidores que você quer atender — eles chegarão de carro? Em quais regiões da cidade costumam circular?

Tudo isso vai influenciar na sua decisão!

Obtenha o seu CNPJ e outros registros

Com a ajuda de um contador, vai ser fácil obter o seu CNPJ e outros registros e alvarás necessários para que a sua empresa funcione. Esse profissional vai ajudar você a elaborar o Contrato Social, registrar a empresa na Junta Comercial do seu estado, obter as licenças necessárias e fazer as inscrições municipal e/ou estadual.

Divulgue o seu novo negócio!

Depois de formalizar a sua empresa e conseguir todas as licenças, você está pronto para começar a trabalhar, Não deixe de divulgar o seu negócio para atrair clientes e planejar ações de retenção para a fidelização dos clientes que você conseguir!

Conte com a Agilize!

Agora que você já conhece as tendências de negócio para 2024 e como tirar esse plano do papel, vamos falar sobre a importância de contar com uma contabilidade de confiança nessa jornada?

Um bom contador garante que todos os passos serão cumpridos de maneira adequada e pode ajudar a fazer as melhores escolhas sobre natureza jurídica e regime tributário — assim você paga somente o necessário na hora de abrir a sua empresa e também quando for pagar os seus impostos mensais.

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao lado dos empreendedores desde os seus primeiros passos. A nossa equipe de especialistas cuida de todas as burocracias para que você possa focar no que realmente importa, que é o crescimento do seu negócio.

Para receber uma proposta personalizada, é só clicar no botão abaixo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Reforma tributária: o que muda para as empresas?
  2. Moeda digital brasileira: entenda o que é a Drex e o impacto no mercado
  3. Como se preparar para realizar uma abertura de empresa!