Como vender mais e aumentar os lucros da sua empresa no segundo semestre?

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O ano já passou da metade e você ainda não está perto de atingir as metas planejadas? Ou está perto, mas ainda assim quer saber como vender mais para melhorar os resultados?

Então você chegou ao lugar certo!

Aqui neste artigo você vai conferir 12 dicas para vender mais no segundo semestre e alavancar os resultados da empresa para o ano! E tem mais: com essas ações você também vai conseguir usufruir de outros benefícios, como a fidelização do público e a chegada de novos clientes por indicação.

Continue lendo!

  1. Por que as vendas são tão importantes?
  2. 12 dicas de como vender mais e crescer sua empresa

Por que as vendas são tão importantes?

Toda empresa precisa vender para conseguir se manter ativa. Afinal, são as vendas que trazem os recursos financeiros necessários para pagar as contas e ainda gerar lucro para os investidores.

Mas você sabia que as vendas têm ainda outro papel na sua empresa? Elas também podem ser diretamente responsáveis pelo crescimento do negócio — quanto mais você vende, mais pode investir em expansão, novos produtos ou serviços, entre outras coisas.

E elas ainda são importantes para a economia como um todo! A cada item vendido, a roda da economia gira, pois é necessário comprar mais matéria-prima, pagar impostos, pagar funcionários, etc.

Ou seja, as vendas são tão importantes para a sua empresa quanto para o país. Quanto mais você vende, melhor para todos!

12 dicas de como vender mais e fazer a sua empresa crescer

Se o seu objetivo é vender mais neste segundo semestre, saiba que, colocando algumas ações em prática, é possível alcançar os resultados esperados para o ano.

A seguir, confira as dicas de como vender mais dos nossos especialistas e escolha algumas para colocar em prática, sempre considerando as particularidades do seu negócio, seu público e sua região!

1. Ajuste o seu time de vendas

Para vender mais, é importante ter bons vendedores em sua equipe. Então, o primeiro passo é fazer uma análise do seu próprio time — eles têm habilidades compatíveis com os resultados que você espera?

Caso a resposta seja negativa, você pode investir em treinamento ou pensar em contratar novas pessoas que tenham as habilidades que ainda faltam na equipe.

2. Reveja processos internos

Às vezes, a falta de vendas é consequência da falta de organização interna. Por isso, além da equipe de vendas, também é importante que você faça uma avaliação sobre os processos internos da empresa.

Aqui, vale avaliar a produção, contabilidade, finanças, estoque, escala de funcionários e logística, por exemplo.

Se notar que algo pode ser melhorado, não deixe de tomar as devidas providências para implementar as melhorias necessárias o mais rápido possível. Afinal, quanto mais cedo a empresa se organizar, mais rápido poderá colher os frutos dessa organização (que vão além das vendas, se refletindo também na satisfação dos funcionários e na imagem que a empresa passa para o seu público).

3. Entenda as demandas do mercado

Não adianta você ter diversos produtos para vender se nenhum deles é interessante para o seu público, certo? Então, se você quer saber como vender mais, é muito importante avaliar a sua carteira de produtos e estudar as demandas do mercado para entender se são compatíveis.

Para isso, você pode fazer pesquisas e conversar com os clientes que você já tem. Procure entender quais são os problemas que eles têm para, então, saber que tipo de produto ou serviço pode oferecer para solucioná-lo.

Quando você escuta o seu público, além de receber informações valiosas para o negócio, também faz com que as pessoas se sintam valorizadas e confiem cada vez mais na empresa — o que também pode trazer benefícios para as vendas!

4. Faça promoções

Você conhece alguém que não goste de pagar menos na hora de fazer uma compra? A gente não! E é por isso que fazer promoções, na maioria das vezes, é uma boa estratégia sobre como vender mais. Você pode até perder um pouco no faturamento, mas com certeza vai ganhar no volume.

A nossa dica é que você selecione produtos que não têm muita saída e faça uma promoção para alavancar as vendas da empresa. Para fazer essa escolha, você pode analisar a curva ABC e selecionar algumas das curvas B e C.

Só não deixe de colocar tudo na ponta do lápis para não acabar dando um desconto maior do que poderia, certo? A ideia da promoção é que ela seja vantajosa para o cliente e também para o negócio. Afinal, não adianta vender muitos produtos se a receita obtida não for suficiente para pagar os custos, não é mesmo?

5. Aproveite datas comemorativas

Ocasiões como Dia dos Pais, Dia das Crianças e festas de final de ano, por exemplo, são ótimas oportunidades para quem quer saber como vender mais. Nessas épocas, as pessoas costumam comprar presentes e você pode aproveitar esse comportamento para alavancar o seu faturamento.

E isso pode ser feito de diversas formas! Se você tem uma loja física, pode começar com uma decoração temática, pois isso ajuda a chamar atenção das pessoas. Além disso, também pode pensar em brindes, promoções, sorteios e condições diferenciadas de pagamento — ou até mesmo combinar mais de uma dessas ações.

Outra forma interessante de aproveitar as datas comemorativas é criando kits de produtos. Eles se tornam um presente completo e você aproveita para aumentar o seu ticket médio!

6. Entenda sua sazonalidade

Não é somente em datas comemorativas que as empresas enfrentam sazonalidade. Por isso, é importante que você identifique os períodos de maior e menor movimento na empresa.

Além da sua experiência, você pode analisar os dados que tem sobre volume de vendas em cada época e, a partir daí, ter insights sobre ações para cada época.

7. Crie um programa de indicação

Os clientes que chegam por indicação confiam mais na sua empresa, afinal, já têm uma referência sobre ela. Por isso criar um programa de indicação pode ser tão interessante! Dessa forma, você atrai mais clientes e fica mais fácil ganhar a confiança desse novo público.

E como o programa precisa ser vantajoso para todos, você pode oferecer um brinde ou alguma vantagem tanto para quem indicou como para quem chegou por indicação, pelo menos na primeira compra. Aqui estamos falando sobre descontos ou brindes, por exemplo.

8. Recupere clientes inativos

Sabe aqueles clientes que pararam de comprar ou que negociaram e não fecharam negócio? Uma forma de como vender mais neste segundo semestre é criar uma estratégia para trazer essas pessoas de volta.

Você pode investir em uma estratégia de e-mail, enviar uma mensagem de WhatsApp ou até mesmo fazer uma ligação —  tudo depende do tipo de relação que você tem com esses clientes.

E claro que oferecer uma vantagem, como um brinde ou um desconto, pode aumentar as chances de essas pessoas realmente voltarem a fazer negócio com você!

Aproveite para entender por que eles deixaram de aparecer ou desistiram da compra. Essa informação é muito valiosa e pode servir de base para a criação de novas estratégias de vendas.

9. Venda pela internet

Outra forma de vender mais é oferecer seus produtos e serviços pela internet, caso você só trabalhe com vendas em pontos físicos. Pela internet, você consegue atingir um público muito maior, o que faz com que mais pessoas conheçam a sua empresa e, consequentemente, mais pessoas fechem negócio.

Outra vantagem de vender pela internet é que é possível fazer anúncios segmentados, que são mostrados para públicos específicos. Assim você consegue otimizar suas campanhas e ser ainda mais assertivo no seu trabalho de divulgação.

10. Faça entregas por delivery

Essa dica também é muito interessante para quem tem loja física! As pessoas se acostumaram a fazer compras online na pandemia e a receber os produtos em casa, e você pode oferecer essa comodidade para os seus clientes.

Você pode trabalhar com entregas grátis para quem mora perto da empresa e oferecer a possibilidade de entregas com motoboy para quem não mora tão perto assim. Outra opção é cadastrar a sua loja em aplicativos de entregas, como o iFood, por exemplo.

Isso certamente vai ajudar a sua empresa a vender mais e aumentar o seu público!

11. Crie um clube de vantagens

O clube de vantagens é uma forma de fidelizar clientes e estimulá-los a comprar ainda mais. Para colocar essa ideia em prática, estipule um valor mínimo de compra para que o cliente ganhe um selo ou uma determinada quantidade de pontos.

Depois, o cliente pode trocar esses pontos por produtos, serviços ou descontos.

12. Faça parcerias

Outra forma de aumentar o seu público e vender mais é fazer parcerias com outras empresas. Se você tem um pet shop, por exemplo, pode fazer parceria com um salão de beleza no bairro, de modo que os clientes de cada empreendimento tenham desconto no outro.

Essa ideia também pode ser aproveitada no setor de serviços. Um arquiteto, por exemplo, pode ter uma parceria com uma empresa de reformas. Dessa forma, você oferece para o seu cliente uma indicação de confiança e ainda consegue trazer ainda mais pessoas para conhecer o seu negócio.

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