Se você possui um negócio ou se já começou a correr atrás para fazê-lo acontecer, deve ter percebido o tanto de problemas que necessitam ser resolvidos, certo?

A jornada empreendedora, realmente, não é fácil!

Por isso é natural que, em meio a tantos problemas, em um determinado momento, você se questione: será que não é muito mais viável procurar um sócio, para ter com quem contar na hora de conduzir o negócio, dada a quantidade de problemas que precisam ser resolvidos?

No entanto, apesar disso, escolher a sociedade como um caminho que lhe trará uma luz para sanar as suas demandas, você necessitará de muito cuidado e análise, para que não dê um passo em falso e se arrependa amargamente da atitude tomada.

Ao cogitar a possibilidade de se estabelecer uma sociedade, você deverá ter em mente que muita coisa mudará no seu negócio. Alguns pontos como: o tipo de empresa, algumas questões tributárias, responsabilidades dos sócios, são questões de extrema importância que impactarão a forma de conduzir o seu empreendimento.

Como sempre friso nos artigos publicados aqui: planejamento serve para minimizar os riscos e, consequentemente, aumentar a probabilidade de se alcançar o tão desejado sucesso. Logo, a Agilize, primeira empresa de contabilidade online do Brasil, tem como missão ajudá-lo a alcançar o seu intento, ao agregar valor na sua jornada.

Se deseja descobrir a viabilidade de transformar o seu negócio numa sociedade, não perca tempo, atente-se aos tópicos, a seguir:

Se cogita ter uma sociedade, leia isto!

Escolher alguém que faça um contraponto, que agregue valor ao seu negócio, não é algo fácil, concorda?

Se conviver com nossos familiares e amigos, às vezes é uma tarefa árdua, imagine escolher uma pessoa que vá compartilhar um processo de tomada de decisão extremamente relevante para a longevidade e sucesso do seu empreendimento.

Se cogita a possibilidade de escolher um sócio, para seu negócio, você deverá buscar alguém que a priori possua crenças e valores muito parecidos com os seus.

Isso é primordial!

No entanto, não basta só levar isso em consideração.

Há um conjunto de fatores que você deverá atentar-se, caso opte por tomar uma decisão que não lhe traga arrependimento, depois.

Por isso, deixo a seguir algumas dicas dadas por Christian Barbosa, especialista em Gestão de Tempo e autor do best-seller “A Tríade do Tempo, sobre os principais pontos que você deverá levar em consideração, ao cogitar transformar o seu negócio, em uma sociedade :

  • Não use a amizade como critério para escolher seu sócio
  • Consiga um sócio que te complemente
  • Tenha poucos sócios
  • Não tenha uma sociedade com divisão igualitária de responsabilidades
  • Faça um bom acordo de quotistas
  • É imprescindível definir o papel de cada sócio, na empresa

Não use a amizade como critério para escolher seu sócio

Muita gente se confunde, ao achar que, aquele amigo que é uma boa companhia para momentos de diversão e bom papo necessariamente possui os predicativos para ser um bom sócio.

Quem pensa assim está muito enganado!

Ao escolher um sócio, você deverá analisar as competências que o mesmo trará para o seu empreendimento. Caso contrário, a tragédia estará anunciada.

Consiga um sócio que te complemente

Se quer deixar uma marca no mundo, através da sua empresa, é imprescindível que busque sócios que possuam pensamentos complementares e uma expertise que você não tem. Isso trará ganhos incomensuráveis para o seu negócio.

Para isso, você deverá ter muito cuidado, ao avaliar as habilidades e crenças dos seus possíveis candidatos à formação de uma sociedade.

Tenha poucos sócios

Se muitas vezes chegar a um denominador comum com apenas 1 sócio, imagina com mais.

Ter mais de 1 sócio, teoricamente, trará muitos contrapontos e opiniões e chegar a um consenso será muito mais difícil.

Por isso é importante que você avalie com muito cuidado a quantidade de sócios que você cogita ter na sua empresa.

Observação: há empresas que possuem muitos sócios com um poder de decisão significativo e que funcionam muito bem, no entanto são exceções, quando comparados ao todo.

Não tenha uma sociedade com divisão igualitária de responsabilidades

Quem já abriu uma empresa sabe que existem muitos problemas para serem resolvidos, à todo instante. Por isso, caso haja 2 sócios, por exemplo, com a mesma porcentagem de cotas, dentro do negócio, e ambos estiverem em desacordo, frente a um problema, a probabilidade de não chegarem a uma solução é muito grande, isso sem falar das desavenças que podem ser geradas.

Por isso é importante que um dos sócios possua mais cotas que o outro, visto que decisões importantes precisam ser tomadas.

Faça um bom acordo de quotistas

Imagine que um dos sócios venha a falecer e que, como isso não foi previsto ao constituir a sociedade, aquelas cotas passam a ser dos herdeiros. Consegue imaginar o tamanho desse problema?

Pois saiba que muitas empresas tendem a ruir por conta de situações como essa, onde, como no exemplo citado, herdeiros que não possuem afinidade nenhuma com o negócio passar a ter poder para tomar decisões importantes e que impactarão a vida do negócio.

Por isso é importante que tudo seja definido e documentado, desde o começo da empresa.

É imprescindível definir o papel de cada sócio na empresa

Para que não haja conflitos, ao executar as tarefas do dia-a-dia, nem perda de produtividade, é de suma importância que as atividades de cada sócio sejam previamente definidas e executadas como acordado.

Você percebe agora o nível de complexidade, ao se cogitar esse tipo de opção para a sua empresa?

Fique ligado, no próximo tópico, e conheça os principais tipos de sociedades!

Conheça os principais tipos de Sociedades

Após escolher o seu sócio ou sócios, você precisará dar o segundo grande passo: descobrir o tipo de sociedade que se adequa melhor à sua proposta. Por isso, não vacile, fique ligado em cada uma, para que possa fazer o seu negócio acontecer de forma assertiva.

Não desgrude os olhos da tela, pois os detalhes de cada tipo de sociedade poderão impactar seu empreendimento, de forma absurda. Segue os principais tipos que a Agilize selecionou sob medida para você:

  • Simples
  • Em nome coletivo
  • Limitada

Simples

O foco dessa sociedade está na prestação de serviços. Esse tipo de classificação é conhecido como antiga sociedade civil, que deve estar devidamente registrada.

Sociedade marcada pela realização de serviço profissional e intelectual, de natureza científica, literária ou artística.

Em nome coletivo

Esse tipo de sociedade é composto exclusivamente por pessoas físicas, que possuem responsabilidade ilimitada por obrigações da sociedade.

Limitada

A responsabilidade de cada sócio corresponde ao valor de cada cota, no entanto todos respondem pela integralização do capital social da empresa.

Boa parte das Sociedades brasileiras são do tipo Limitada. Para esse tipo você realizará um Contrato Social e irá registrá-la, em uma Junta Comercial do estado.

Não há limite de faturamento, para esse tipo de sociedade.

Agora, você percebe o quanto a decisão de constituir uma sociedade, de antemão, deve ser muito bem planejada?

Você sabia que há um serviço inteligente e especializado em abertura, análise e informações sobre a saúde da sua empresa e que está ao seu alcance, de forma simples e ágil?

Curioso para saber como isso é possível?

Atente-se ao próximo tópico!

Como tornar a Sociedade um Negócio Inteligente

Se você está aqui, neste exato momento, é porque compartilha dos mesmos valores da Agilize.

Vemos a vida de forma prática e ágil, mas sem perder o olhar criterioso que cada situação demanda.

Então, se você foge da mediocridade e sabe que a otimização economiza tempo, dinheiro e agrega valor para a cadeia de serviços, está no lugar certo.

Você consegue imaginar medidas simples que podem lhe ajudar nessa questão?

Pois bem, o 1° ponto é perceber que, em um negócio, perde-se muito tempo com as obrigações secundárias, complementares. Isso acaba por impactar a qualidade do seu serviço, pois esse tempo poderia ser utilizado para aperfeiçoar a sua atividade-fim, cada vez mais.

O 2° ponto é escolher um serviço contábil online inteligente, visto que essa é a melhor forma de medir a sua saúde financeira e buscar diretrizes para otimizar a mesma.

E não para por aí, imagine ter assessoria especializada para a abertura da sua empresa e escolha do Regime Tributário

ideal, para seu contexto atual.

Surpreendente né?

Imagina você ter o poder de resolver todos esses problemas em apenas 1 clique, na palma da sua mão.

Curioso para saber como isso é possível?

Não perca seu tempo, conheça já a Agilize!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Então deixe um comentário, logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.