Nome de empresa: saiba escolher o da sua

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Saber como escolher nome de empresa é uma das principais inseguranças de quem está começando um negócio. Afinal, o nome representa a empresa e ajuda o público a ter a sua primeira impressão, por isso, precisa ser atrativo.

Outro ponto que preocupa os empreendedores é que não é permitido que existam duas empresas com nomes repetidos atuando no mesmo segmento. Por isso, antes de tomar a decisão, é preciso fazer uma consulta para ver se o nome escolhido já está sendo usado — nesse caso, é preciso ter uma segunda opção.

Aqui neste artigo, a gente vai mostrar como escolher nome de empresa e trazer ótimas dicas para ajudar você nesse processo. Vamos lá?

  1. Entenda a importância de escolher um bom nome de empresa
  2. Conheça a diferença entre razão social e nome fantasia
  3. Como escolher razão social?
  4. Como escolher nome de empresa? Veja 7 dicas!
  5. Vale a pena usar um gerador de nomes?

Entenda a importância de escolher um bom nome de empresa

A escolha do nome da empresa é uma das primeiras decisões que você precisa tomar ao abrir um negócio. Esse nome deve constar em toda a documentação de abertura do CNPJ e, além disso, vai ter um papel fundamental na identidade e posicionamento da marca que você está criando. 

E, como falamos, o nome da empresa também impacta diretamente na percepção dos clientes sobre o negócio e na comunicação com o mercado.

Por isso, é essencial dedicar tempo e esforço para encontrar um nome que represente adequadamente o nome. Escolhendo um bom nome, é possível:

  • Criar uma identidade forte e memorável;
  • Facilitar o reconhecimento de marca;
  • Definir um posicionamento;
  • Gerar interesse e curiosidade do público.

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Conheça a diferença entre razão social e nome fantasia

Ao escolher um nome de empresa, você vai precisar ter tanto uma razão social como um nome fantasia. Muitos empreendedores iniciantes não sabem qual é a diferença entre esses dois, mas, na verdade, ambos são usados para identificar a empresa.

A diferença é que a razão social é o nome oficial da empresa, aquele que consta em seu registro, enquanto o nome fantasia é aquele usado para o público. Ainda está confuso? A gente vai explicar melhor!

A razão social é o nome oficial da empresa, registrado nos órgãos competentes e que aparece em seus documentos legais e fiscais, como é o caso de um contrato, por exemplo. Se formos comparar a empresa com uma pessoa, a razão social é o nome que consta em sua certidão de nascimento.

Já o nome fantasia, chamado também de nome comercial, é aquele pelo qual a empresa é conhecida no mercado. Esse nome vai ser usado, por exemplo, na fachada da loja, em comunicações publicitárias, nas redes sociais e nas sacolas de compras, caso você tenha uma loja.

Na comparação com uma pessoa, o nome fantasia é como se fosse o seu apelido.

Segundo a legislação, o nome fantasia e a razão social podem ser iguais ou diferentes. A escolha é do empresário!

Exemplo de razão social e nome fantasia

Para você entender melhor, vamos trazer o nosso exemplo. A razão social da Agilize é “AGILIZE TECNOLOGIA S.A.”  – esta informação você pode consultar por meio da pesquisa do CNPJ de qualquer empresa.

Já o nosso nome fantasia é Agilize Contabilidade Online!

Aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais, você encontra o nosso nome fantasia. Mas, quando se tornar nosso cliente, é a razão social que vai ver no contrato!

Como você pode ver, a nossa razão social descreve o nosso tipo de empresa. Já o nome fantasia é o que divulgamos e somos conhecidos no mercado.

Além disso, essas duas informações estão disponíveis no cartão CNPJ de todas as empresas.

Como escolher a razão social?

Antes de ajudarmos você a escolher o nome fantasia da empresa, vamos falar rapidamente sobre a razão social? Para escolher o nome fantasia você terá mais liberdade, mas a definição da razão social deve seguir algumas regras.

O nome deve ter três partes, nessa ordem:

  • Identificação própria
  • Ramo principal de atuação da empresa
  • Natureza Jurídica ( LTDA, S/A etc.)

É por isso que a nossa razão social é AGILIZE TECNOLOGIA S.A. — ele é formado pela nossa identificação própria, nosso ramo de atuação e nossa natureza jurídica, respectivamente.

Então, se você tem uma microempresa na área de comunicação, por exemplo, a sua razão social deve ser “SILVA COMUNICAÇÃO ME”, caso você escolha o nome Silva como identificação própria.

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Como escolher nome de empresa? Veja 7 dicas!

Agora vamos falar sobre como escolher o nome da sua empresa que vai ser usado para se comunicar com o público? Ao contrário do que acontece com a razão social, o nome fantasia não precisa seguir tantas regras. Ele só não pode estar sendo usado por outra empresa do mesmo segmento!

Ainda assim, é importante seguir algumas boas práticas para garantir a escolha de um nome estratégico, fácil de ser memorizado e que seja reconhecido e bem recebido pelo público.

É com isso que vamos te ajudar agora! Confira as nossas dicas!

Saiba o que quer transmitir para o público

Antes de iniciar a busca por um nome, é essencial ter clareza sobre o conceito e propósito do seu negócio. 

Pergunte-se: qual é a mensagem que desejo transmitir com o nome da empresa? 

Ele deve refletir os valores, a missão e a identidade da marca. 

Além disso, não deixe de analisar estes pontos:

  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Perfil do público-alvo;
  • Diferenciais do novo negócio;
  • Posicionamento de mercado;
  • Nomes dos concorrentes.

Um nome que transmita de forma clara e objetiva o que seu negócio faz pode ajudar a atrair os clientes certos desde o início.

Registre todas as ideias

Quando se trata de gerar ideias para o nome da empresa, a criatividade é fundamental. Comece fazendo um brainstorming e anote todas as ideias que surgirem, mesmo que pareçam irrelevantes no momento. Assim, nessa fase, não se preocupe com filtros, apenas deixe as ideias fluírem. 

Lembre-se de incluir palavras-chave relacionadas ao seu negócio, mas também permita-se explorar diferentes conceitos e abordagens.

Se você não está empreendendo sozinho, não deixe de envolver nesse processo todas as pessoas que fazem parte do projeto. Quanto mais gente pensando, mais ideias!

Fique atento à pronúncia

São vários os aspectos que você deve considerar na hora de escolher o melhor nome de empresa. Um deles é a pronúncia, que deve ser fácil.

A nossa dica é que você evite nomes estrangeiros ou que possam deixar os clientes em dúvida sobre a pronúncia. Palavras simples e que sejam facilmente associadas ao que você faz são sempre a melhor escolha.

Evite associações inadequadas

É muito importante que você observe se o nome não tem ambiguidades, conotação negativa ou se pode ser associado a algo que não condiz com os valores da sua empresa.

Além disso, fique atento a possíveis traduções para outras línguas, especialmente se você pensa em expandir o negócio e atender clientes em outros países.

Fuja dos modismos

Você está abrindo uma empresa com a intenção de que ela funcione por muitos anos, certo? Por isso, é importante evitar nomes baseados em modismos, que são aqueles inspirados em jargões, novelas, memes, personagens ou programas de televisão, por exemplo.

Com o passar do tempo, o nome que era considerado moderno vai ficar ultrapassado — ou até mesmo deixar de fazer sentido para as novas gerações.

Selecione as melhores opções

Lembra daquela lista de possibilidades que você criou no processo de brainstorming? É hora de analisá-la com mais cuidado, observando os pontos que mostramos aqui, para selecionar as melhores opções.

Você também pode considerar critérios como originalidade, sonoridade e adequação ao mercado em que a empresa vai atuar.

Descarte logo os nomes que são difíceis de entender, ambíguos ou que possam gerar confusão com outras marcas já existentes, ainda que elas atuem em outros segmentos.

E se você ficar em dúvida, teste com as pessoas! Fale suas ideias e analise as percepções.

Analise as opções

Com a lista reduzida, é importante analisar cada uma das opções restantes. 

E para isso, responda às seguintes perguntas sobre cada uma das opções:

  • Está disponível?
  • É fácil de escrever e de pronunciar?
  • Ajuda o público a identificar do que se trata a empresa?
  • Pode ter dupla interpretação?
  • Significa coisas estranhas em outras línguas?
  • Cria identificação com o público?
  • Diferencia a empresa dos concorrentes?

Pesquisar na internet e redes sociais vai ajudar nesta etapa! E para saber se um nome está disponível, você deve consultar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é o órgão responsável pelos registros de marcas no país. Essa etapa é essencial para evitar problemas jurídicos no futuro e garantir que a empresa possa usar o nome livremente.

Além disso, leve em consideração as aplicações em cada cultura e região. Nem sempre um termo utilizado no nordeste pode ser bem recebido por pessoas do sul do país.

Depois de escolher o nome da empresa, é só fazer o registro nos órgãos competentes na hora de abrir o seu CNPJ!

E não deixe de fazer o seu registro de marca, pois isso garante que você tenha o direito exclusivo de usar o seu nome e o logo em todo o território nacional.

Vale a pena usar um gerador de nomes?

Existem diversas ferramentas e geradores de nomes disponíveis na internet que prometem ajudar na escolha do nome da empresa. 

Embora possam ser úteis para gerar ideias e explorar diferentes combinações, é importante lembrar que essas ferramentas não substituem o processo criativo e estratégico. 

O nome da empresa deve ser único e alinhado com os objetivos e valores do negócio, algo que um gerador automático nem sempre consegue capturar. Portanto, você pode até usar esse tipo de ferramenta, mas não deixe de combiná-la com o processo de brainstorming e análise sobre o qual falamos aqui!

Conheça a Agilize!

Saber como escolher o nome da empresa é um processo estratégico e importante para o sucesso do negócio. E para que a formalização da sua empresa seja feita de forma correta e sem dores de cabeça, o melhor é sempre contar com os especialistas!

Aqui na Agilize, nós temos contadores muito experientes e clientes de diversos segmentos. O nosso objetivo é ajudar você a tirar o seu negócio do papel.

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