Sociedade Limitada Unipessoal, um Marco no Mundo dos Negócios

Você já ouviu falar sobre a Sociedade Limitada Unipessoal e a facilidade que ela traz para a vida dos empreendedores brasileiros?

O tanto de burocracia que há para abrir uma empresa no Brasil desestimula muitas pessoas a começar a empreender, por isso, ela veio para resolver esse problema.

A Sociedade Limitada Unipessoal pode ser a chave que você precisava para começar o seu próprio negócio!

Diversos empreendimentos fecham as portas por conta dos entraves impostos pelas medidas vigentes. No entanto, esse cenário dá sinais de mudança.

Fique ligado nos principais tópicos sobre sociedade limitada unipessoal compartilhados logo abaixo, pois foram preparados especialmente para simplificar essa sua jornada. Veja-os a seguir:

  • Sociedade Limitada Unipessoal: o que é e para que serve?
  • Principais tipos de empresa e a Sociedade Limitada Unipessoal
  • Sociedade Unipessoal: a única solução para alguns profissionais
  • Coloque isto em prática e potencialize já o seu crescimento!

Sociedade Limitada Unipessoal: o que é e para que serve?

A sociedade limitada unipessoal é o tipo de natureza jurídica que permite ao seu optante montar o próprio negócio sem a necessidade de um sócio nem um capital social previamente definido. Além disso, vale ressaltar que, nesse tipo, a responsabilidade social é limitada. 

Se a sociedade unipessoal é o resultado de uma maior liberdade econômica, a mesma possui um papel fundamental no desenvolvimento da jornada empreendedora, não é mesmo? 

Sendo assim, a Medida Provisória 881 ou “MP da liberdade econômica” é extremamente importante, pois é a responsável pela criação da sociedade limitada unipessoal.

Ela trouxe ainda mais liberdade e estímulo para o empreendedorismo brasileiro ao promover a desburocratização em algumas áreas responsáveis por limitações significativas na concepção e consolidação de um negócio.

Foi a partir daí que a nova classificação empresarial – sociedade limitada unipessoal – surgiu, para revolucionar a abertura do seu empreendimento.

Por isso, ao aprovar a MP da liberdade econômica, o Estado deixa claro o seu intuito em promover uma transformação social e, consequentemente, econômica no país.

Dessa forma, a sociedade limitada unipessoal surge com a proposta de desenvolvimento para você, empreendedor, que busca montar o seu próprio negócio sem o “stress” oriundo de uma sociedade mais restrita, com um sócio.

Quais as características da Sociedade Limitada Unipessoal?

Na SLU temos 3 características importantes, veja:

  • Patrimônio Particular Protegido: existência de responsabilidade limitada;
  • Inexigibilidade de Limite de Salário: não há a necessidade de 100 salários mínimos para constituir o capital social na abertura da sociedade;
  • Independência: não há a necessidade de sócio para constituição do negócio.

A instrução normativa que possibilitou esse impacto na economia foi a DREI 63/2019. A mesma foi a responsável pela regulamentação do novo formato de empresa frente às juntas comerciais.

Com isso,você já ouviu falar da EIRELI?

Você sabia que conhecer as principais diferenças entre a sociedade limitada unipessoal, EIRELI, e os outros principais tipos jurídicos será imprescindível para que possa abrir o seu empreendimento de forma assertiva?

Atente-se ao próximo tópico para conhecer os principais tipos jurídicos!

Empresário pensando sobre a Sociedade Limitada Unipessoal

Principais tipos de empresa e a Sociedade Limitada Unipessoal

Para que você entenda a importância da sociedade limitada unipessoal, necessitará antes de tudo conhecer os outros tipos de empresa, para, assim, perceber a sua funcionalidade.

Dito isso, veja a seguir os principais tipos:

Empresário Individual

Basicamente, o que define essa tipologia são os seguintes pontos:

  • Investimento inicial baixo (valor mínimo de R$1.000,00);
  • Responsabilidade ilimitada;
  • Não há a possibilidade de sócio;
  • Não possui limite na contratação de funcionários.

Empresa de Responsabilidade Individual Limitada (EIRELI)

Conheça os principais pontos que definem uma EIRELI:

  • Responsabilidade limitada;
  • Não há a possibilidade sócio;
  • Há a necessidade de 100 salários mínimos para a abertura desse tipo de empresa;
  • Opção por qualquer regime tributário;
  • Abrange diversos ramos de atividades.

Sociedade Limitada (Ltda.)

Principais pontos que classificam esse tipo de empresa:

  • Dois ou mais sócios.
  • Responsabilidade limitada.
  • Patrimônio jurídico responde pelas obrigações da empresa.
  • Não há a necessidade de um valor pré-determinado para o capital social.

Sociedade Limitada Unipessoal

Uma grande inovação e estímulo para o empreendedor brasileiro, a sociedade limitada unipessoal possui como principais características os seguintes pontos:

  • Responsabilidade limitada;
  • Composta por apenas 1 único sócio (o titular);
  • Não há a obrigatoriedade de capital social de 100 salários mínimos.

Esse tipo de empresa é uma opção incrível para você que deseja dar o próximo passo no crescimento do seu negócio, mas não quer ou não encontrou o sócio ideal. 

Observação: compreender as diferenças entre sociedade limitada unipessoal e EIRELI é necessária, pois o ponto que as difere se refere basicamente à não exigência da integralização do capital social correspondente a 100 salários mínimos.

Agora, descubra mais um ponto importantíssimo sobre a sociedade limitada unipessoal logo abaixo! 

Sociedade Empresária Unipessoal: a solução para muitos profissionais

Você sabia que através da MP 881 a sociedade limitada unipessoal/sociedade empresária unipessoal promove mudanças significativas tanto para o empreendedor quanto para o meio em que esse agente transformador social vive?

Através da sociedade individual unipessoal, muitos empreendedores, que encontraram diversos entraves na burocracia, podem promover mudanças socioeconômicas no decorrer do exercício das suas atividades.

Profissionais como contadores, advogados, médicos e dentistas, por exemplo – se quiserem optar por abrir um negócio sem sócio e sem responsabilidade ilimitada – irão encontrar entraves em uma classificação como a EIRELI, visto que, para tal escolha, necessitarão de um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos.

Assim, não poderão optar pela classificação de Empresário Individual (EI), pois o Regulamento do Imposto de Renda (RIR) impedirá que as atividades regulamentadas sejam exercidas com tal classificação.

Então, como saída para tal situação, muitos empreendedores buscam um sócio. No entanto, essa opção deve ser muito bem pensada, pois poderá ser um tiro no pé a depender dos critérios utilizados para essa escolha.

Por isso, reflita bastante sobre a possibilidade de ter um sócio. Busque tomar uma decisão consciente para que, assim, não haja arrependimentos depois.

Dito isso, atente-se para o próximo tópico, pois quero lhe contar um segredo que maximizará os ganhos e, consequentemente, a evolução da sua sociedade individual unipessoal!

Coloque isto em prática e potencialize já o seu crescimento!

Você sabe que ter acesso às informações  sobre a sua sociedade limitada unipessoal fará toda a diferença no seu planejamento e tomada de decisão, certo?

Além da grande burocracia que atrapalha o brasileiro, não possuir o conhecimento necessário para empreender de forma assertiva, pode ser prejudicial para a vida da sua empresa.

Escolher o melhor tipo de natureza jurídica para atender a sua demanda e dispor de todo aparato – sem o velho sofrimento com ações que poderão comprometer a consolidação do seu negócio – é o tipo de medida que qualquer pessoa que almeja o sucesso gostaria, né?

No entanto, você deve concordar comigo: empreender exige muita dedicação e vontade de aperfeiçoamento constante, provenientes da busca incessante por resultados cada vez melhores. 

Por isso, a melhor forma de otimizar o seu tempo e desempenho será através da busca por parceiros que compartilhem de uma visão de mundo e mentalidade em constante crescimento.

Se você deseja potencializar seu negócio, ao dispor de toda a informação contábil necessária para uma tomada de posição assertiva, em apenas um clique, na palma da sua mão, está no lugar certo!

Por isso, você já sabe como a 1° contabilidade online do país funciona e o que ela será capaz de fazer por você?

Veja o vídeo a seguir e descubra como uma simples decisão poderá revolucionar a o seu empreendimento:

Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, uma empresa de contabilidade online que está do lado do empreendedor. 

O nosso objetivo é ajudar você a manter a saúde financeira do seu negócio, independentemente do tamanho, tanto por meio dos nossos conteúdos gratuitos como com a prestação de serviços de contabilidade.

Nós também podemos ajudar você a abrir empresa ou transformar o seu MEI em ME. Visite o nosso site e conheça o nosso trabalho!

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. 

A agilize é a contabilidade perfeita para as empresas da sociedade limitada unipessoal.

Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!