Dicas para abrir uma empresa em Recife

empresa-em-recife

Tem vontade de abrir uma empresa em Recife? Sim? Então chegou ao lugar certo! Aqui neste artigo você vai conferir o passo a passo para tirar do papel o sonho de empreender, além de entender por que vale a pena investir na cidade.

A gente dá um spoiler: Recife é a capital mais veloz do país para se abrir uma empresa! Você já sabia disso?

Continue lendo para saber mais sobre isso e saber como abrir o seu negócio na melhor cidade do Brasil em linha reta!

  1. Por que abrir uma empresa em Recife?
  2. Como abrir empresa em Recife? Veja o passo a passo!
  3. Saiba quais são os custos para abrir empresa em Recife
  4. Quanto tempo leva para abrir uma empresa?
  5. O que é preciso para abrir uma empresa em Recife?

Por que abrir uma empresa em Recife?

A capital pernambucana se destaca como um dos principais centros financeiros do Nordeste e oferece diversas oportunidades para quem quer começar a empreender ou ampliar seu negócio.

Recife tem uma localização privilegiada, além de contar com uma excelente malha aérea e viária, o que facilita a conexão com outras capitais nordestinas e cidades de outras regiões. E se você pensa em expandir os negócios internacionalmente, saiba que a cidade também tem uma ótima localização para quem tem parceiros na África, Europa e Estados Unidos.

Quer mais motivos? A gente mostra:

  • Recife é a primeira capital do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios, que avalia a economia e outros fatores como infraestrutura, educação e saúde;
  • A cidade tem um dos maiores parques tecnológicos da América Latina;
  • O governo municipal está sempre tentando reduzir a carga burocrática e agilizar os trâmites legais;
  • Recife está no top 10 das cidades brasileiras com ambiente de negócio cada vez mais favorável ao empreendedor de tecnologia e inovação.

Como abrir empresa em Recife? Veja o passo a passo!

E aí, está convencido em transformar Pernambuco na casa do  seu novo negócio e abrir uma empresa em Recife? Então confira o passo a passo para tirar esse projeto do papel!

1. Encontre um escritório de contabilidade em Recife

O primeiro passo para abrir uma empresa é contratar um contador. Isso porque esse profissional pode ajudar você a tomar as decisões de forma mais inteligente, o que vai impactar diretamente na formas como a sua empresa é tributada e no valor pago mensalmente em impostos.,

Além disso, o contador já conhece todos os trâmites para a abertura da empresa, o que pode agilizar ainda mais o processo.

Se a sua empresa não for MEI, você vai precisar de um contador como parceiro de qualquer forma, já que esse serviço é obrigatório para a apuração de impostos e envio das obrigações acessórias. Então por que eu não contar com esse apoio desde o começo e já começar a usufruir dos benefícios?

2. Separe os documentos

Além dos seus documentos pessoais, como RG e CPF (e dos outros sócios, caso existam), você vai precisar basicamente de dois documentos: o Contrato Social em três vias (o seu contador pode ajudar com isso) e o Carnê IPTU ou inscrição imobiliária do local onde a empresa vai funcionar.

3. Faça o registro na JUCEPE

Toda empresa em Recife precisa ser registrada na Junta Comercial do Estado de Pernambuco, a JUCEPE

Ela funciona como se fosse um cartório, mas com registros de empresas. E somente depois desse passo é que você vai conseguir ter o seu CNPJ, inscrições estadual e municipal e alvará de funcionamento.

4. Obtenha o CNPJ

E já que falamos em CNPJ, o próximo passo é fazer essa solicitação junto à Receita Federal. A notícia boa é que isso é feito eletronicamente, via internet, o que agiliza a abertura da empresa.

5. Faça as inscrições estadual e municipal

Essas inscrições são registros feitos perante as Secretarias da Fazenda do Estado e do município que permitem que você emita notas fiscais. 

A inscrição municipal é obrigatória para empresas que prestam serviços e, por isso, pagam Imposto Sobre Serviço (ISS), enquanto a inscrição estadual é obrigatória para empresas que trabalham com mercadorias e precisam pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

6. Consiga o alvará de funcionamento

Por fim, para ter a sua empresa em Recife funcionando você vai precisar do Alvará de Localização e Funcionamento, que é emitido pela Prefeitura. De acordo com a legislação, nenhuma empresa pode operar na cidade sem esse documento, que deve ser fixado em local visível no estabelecimento.

Saiba quais são os custos para abrir uma empresa em Recife

Agora vamos falar de dinheiro? A verdade é que o custo para abrir empresa em Recife pode variar de acordo com a natureza jurídica escolhida.

Abrir um MEI, por exemplo, é grátis. Mas para abrir outros tipos de empresa você vai precisar pagar a taxa de registro na JUCEPE, que custa, em média, R$ 160, e pode variar de acordo com a natureza jurídica. 

Você também vai precisar emitir um certificado digital, que custa de R$ 130.

Além disso, deve considerar os outros custos envolvidos na abertura de qualquer negócio, como o investimento necessário em equipamentos, contratação de funcionários, aluguel, contas de consumo, entre outras coisas — o que pode variar muito de um negócio para outro!

Quanto tempo leva para abrir uma empresa?

Como a gente já adiantou, a notícia aqui é boa: Recife é a capital do Brasil mais veloz quando se trata de abrir empresa. O tempo médio da cidade é de quatro horas, duas horas a menos que a segunda colocada, Maceió. 

Isso mostra como o governo está investindo na desburocratização — em 2021 o tempo de abertura de empresa na cidade era de 50 horas. Ou seja, houve uma redução de 92% na duração do processo, o que é uma ótima notícia para os novos empreendedores!

O que é preciso para abrir uma empresa?

Se você quer abrir uma empresa em Recife ou em qualquer outra cidade, saiba que você precisa ter muita resiliência. Afinal, o empreendedorismo, apesar de recompensador, é um caminho cheio de obstáculos a serem superados.

E para conseguir usufruir de todos os benefícios de ter o seu próprio negócio, você também precisa ter um bom plano de negócio. Ele funciona como um mapa, mostrando o que precisa ser feito em cada área para que a empresa funcione de maneira adequada e consiga trazer os resultados esperados.

Outra coisa muito importante é o apoio de uma contabilidade experiente. Isso vai ajudar você a tomar decisões mais estratégicas, economizar no pagamento de impostos, garantir que a sua empresa esteja funcionando conforme a lei e permitir que você tenha acesso a informações valiosas para tomada de decisão.

Conte com a Agilize!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao lado do empreendedor desde os primeiros passos. O nosso time de especialistas conhece muito bem a legislação de Recife pode ajudar tanto na abertura do seu negócio como na sua manutenção, garantindo o correto pagamento de impostos e a entrega de todas as demais obrigações fiscais e tributárias.

Assim você não precisa se preocupar com a parte burocrática e tem mais tranquilidade para se dedicar à parte estratégica, o que é essencial para que a empresa cresça de forma saudável.

E tem mais: a gente tem um time de atendimento que é famoso por combinar agilidade e gentileza. Ou seja, um pacote completo para você que quer empreender em Recife!

Para saber como podemos ajudar, é só clicar abaixo e preencher o formulário para receber uma proposta personalizada por e-mail!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como abrir uma empresa em 2024?
  2. Quais os custos para manter uma empresa aberta?
  3. Qual a diferença entre MEI, ME e EPP?
';