Dicas de como abrir empresa em Salvador!
Se você quer saber como abrir uma empresa em Salvador, chegou ao lugar certo. Este artigo é um guia para você que quer empreender na capital baiana e ainda não sabe o que fazer para formalizar o seu negócio e começar a atuar em conformidade com a lei.
Acompanhe!
- Por que abrir empresa em Salvador?
- O que é preciso para abrir uma empresa em Salvador?
- Como abrir empresa em Salvador? Veja o passo a passo!
- Saiba quais são os custos para abrir empresa em Salvador
- Quanto tempo leva para abrir uma empresa?
Por que abrir empresa em Salvador?
Salvador é uma ótima opção de cidade para empreender. A capital da Bahia é um dos lugares mais procurados do Nordeste e se destaca por atrair atividades empresariais de diversos tipos, especialmente devido ao apoio ao empreendedorismo na região.
Além de todo o apoio, o empreendedor também encontra um público receptivo, boa infraestrutura para a abertura de empresas e uma cultura empreendedora.
É por isso que a cidade vem ganhando cada vez empresários. uma pesquisa feita pela pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) indica que Salvador é a 6ª melhor cidade do Nordeste para empreender, e 39ª no ranking nacional.
Atualmente, a cidade tem mais de 300 mil empresas, sendo a maioria delas nos ramos de comércio, promoção de vendas e salão de beleza.
Antes de continuar, aproveita e já se inscreve em nossa newsletter para ter todas as informações sobre o mundo empreendedorismo.
O que é preciso para abrir uma empresa em Salvador?
Para abrir uma empresa em Salvador, é preciso ter em mãos uma série de documentos. Saiba quais são!
Documentos pessoais
- RG e CPF dos sócios;
- comprovante de endereço residencial;
- Certidão de Casamento (caso tenha);
- carteira do órgão regulamentador, caso necessário (OAB, CREA, etc);
- última declaração do Imposto de Renda.
Documentos da empresa
- comprovante do endereço onde a empresa será sediada (caso não seja o endereço residencial de um dos sócios);
- comprovante de pagamento do IPTU desse mesmo imóvel;
- Capital Social;
- Contrato Social.
Além disso, é claro, o empreendedor também deve ter um planejamento estratégico empresarial. Apesar de não ser uma exigência dos órgãos, esse documento é essencial para o sucesso do empreendedor, pois funciona como um guia para tudo o que será feito na empresa.
Leia mais: Como fazer um bom planejamento estratégico empresarial
Como abrir empresa em Salvador? Veja o passo a passo!
Se você já tem um plano de negócio, é só seguir esses passos para abrir a sua empresa em Salvador!
1.Pesquisa de nome da empresa – Razão Social (JUCEB)
Toda empresa deve ter um nome jurídico, chamado de Razão Social. De acordo com a Lei, a Razão Social da empresa deve ser única, ou seja, não pode haver dois ou mais CNPJs com o mesmo nome.
Por isso, o primeiro passo para abrir empresa em Salvador é pesquisar se o nome escolhido está disponível na Junta Comercial da Bahia (JUCEB).
A consulta pode ser feita pela Internet, no site da instituição.
A nossa dica é que você já tenha em mente mais de uma opção de nome. Assim, se a sua primeira opção não estiver disponível, você não precisa perder tempo pensando em outras possibilidades, o que pode atrasar a abertura da sua empresa em Salvador.
2. Verificação do CPF dos Sócios (JUCEB e Receita Federal)
O segundo passo para abrir empresa em Salvador é a verificação do CPF dos sócios da empresa na JUCEB e na Receita Federal.
Essa verificação é necessária para confirmar que os sócios não estão pendentes perante o Estado e também para comprovar se os nomes estão de acordo com o que consta no banco de dados da Receita Federal.
Essa consulta é gratuita e pode ser feita no site da Receita Federal.
3. Preparação de documentação da empresa
Caso não haja problema com os CPFs dos sócios a contabilidade pode preparar os documentos necessários para dar entrada na SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Salvador) e na JUCEB.
Esses são os documentos necessários:
- Contrato Social;
- Declaração de Microempresa;
- Capa do processo (JUCEB);
- Documento Básico de Entrada da Receita Federal.
Para o preenchimento desses documentos, você deverá ter acesso às seguintes informações:
- Atividade(s) da empresa;
- Endereço da empresa;
- Capital Social;
- Percentual de participação (cotas) de cada sócio;
- Quem será o administrador (responsável);
- Estado Civil, se casado informar o regime do casamento;
- Profissão dos sócios.
Não precisa se assustar — se você não for MEI, vai precisar contar com a ajuda de um contador para abrir a empresa, ele pode ajudar com toda a documentação. A contabilidade também vai precisar de cópias autenticadas dos documentos pessoais e comprovantes de residência dos sócios, que deverão assinar e rubricar toda a documentação.
4. Pesquisa de viabilidade de localização (SEDUR)
Após o preparo desses documentos, a contabilidade pode dar entrada ao processo de abertura na SEDUR, onde será verificada a possibilidade da empresa desenvolver suas atividades no endereço comercial desejado.
Para dar entrada nesse processo, é preciso apresentar a seguinte documentação:
- formulário preenchido na internet, pelo site da SEDUR;
- procuração do requerente, caso a solicitação seja feita por terceiros;
- foto da fachada do imóvel mostrando edificações vizinhas e quantidade de pavimentos do edifício;
- mapa da localização;
- inscrição imobiliária do imóvel;
- comprovação de vinculação de vagas, quando necessário.
5. Liberação da localização – TVL (SEDUR)
Após a aprovação na SEDUR, deve ser feito o pagamento de uma taxa, cujo valor varia de acordo com a atividade a ser realizada. Depois disso, é feita a liberação do TVL (Termo de Viabilidade de Localização), documento que comprova que a atividade desenvolvida pela empresa pode ser exercida no local requerido.
6. Envio do DBE (Receita Federal)
Nesse momento, a contabilidade prepara e envia o DBE, que é o documento básico de entrada que irá gerar o número do CNPJ da empresa.
7.Registro da Empresa (JUCEB)
Para esta fase final da abertura de empresa em Salvador, é fundamental entregar os seguintes documentos assinados e rubricados:
- 03 vias do contrato social,
- 03 vias da declaração micro empresa,
- capa do contrato,
- capa da declaração micro empresa,
- RG e CPF dos sócios
- Ficha de Cadastro Nacional 01 e 02
- Caso a JUCEB não aprove a documentação enviada, a contabilidade precisará revisar os documentos e enviar novamente.
Depois da análise e consequente aprovação na JUCEB, a empresa finalmente está aberta!
Nesse momento, a contabilidade deve realizar o procedimento para habilitação de emissão de nota fiscal eletrônica pela empresa, além do envio do TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento).
Além disso, também será necessário cadastrar a empresa no INSS e no FGTS.
Saiba quais são os custos para abrir empresa em Salvador
Como você viu aqui, o valor das taxas podem variar de acordo com as atividades a serem realizadas pela empresa. Mas, de modo geral, esses são os custos para abrir empresa em Salvador:
- Taxa de inscrição para empresa individual na JUCEB: R$125,00;
- Taxa de inscrição para empresas ltda ou sociedade limitada unipessoal na JUCEB: R$288,00;
- TVL: variável;
- TFF: variável de acordo com o CNAE escolhido;
- Custos com contabilidade: variam de acordo com cada escritório.
Quanto tempo leva para abrir uma empresa?
Segundo a JUCEB, o tempo médio para abrir uma empresa na Bahia é de 4 dias e 6 horas. Esse tempo, é claro, depende de fatores como o local de funcionamento e as atividades de cada empresa.
Hoje em dia, com a tecnologia, abrir empresa em Salvador é cada vez mais rápido, pois grande parte do processo é feita online.
Conheça a Agilize!
Aqui na Agilize nós ajudamos você a abrir a empresa em Salvador mediante a contratação da nossa contabilidade, que também é muito econômica e eficiente.
Além do que, a sua empresa obrigatoriamente precisa de um contador. Que tal unir o útil ao agradável e contar com a gente?
Te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais.
Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.
E já te contamos que somos uma empresa baiana? Sim! A primeira contabilidade online do Brasil é da Bahia, sim, senhor!
Solicite uma proposta personalizada logo abaixo e converse conosco!