Entenda se é possível abrir empresa com nome sujo

É possível abrir empresa com nome sujo?

Será que dá para abrir empresa com o nome sujo? Essa é uma dúvida comum de empreendedores que querem começar um novo negócio, mas não estão com o nome limpo.

E a gente já adianta aqui que sim, é possível abrir empresa com nome sujo, mas nesse caso, você vai precisar enfrentar algumas restrições.

Continue lendo para saber quais são elas e entender melhor esse assunto!

  1. Entenda a diferença entre CPF irregular e nome sujo
  2. Afinal posso abrir empresa com nome sujo?
  3. Saiba o que pode te impedir de abrir empresa
  4. Conheça a importância de ter o nome limpo para abrir uma empresa

Qual a diferença entre CPF irregular e nome sujo?

Antes de começarmos, é importante que você entenda a diferença entre nome sujo e CPF irregular.

O nome sujo é aquele que está negativado, ou seja, há uma restrição no CPF por conta da inadimplência. Ou seja, quando você deixa de pagar alguma conta, a empresa credora denuncia a dívida para o governo e, assim, o seu nome fica sujo.

As consequências de ter o nome são a diminuição do score em serviços de proteção ao crédito, dificuldade na aquisição de serviços bancários (como empréstimos e cartões de crédito) e juros mais altos.

Já o CPF irregular é uma situação que acontece quando você deixa de cumprir com outras obrigações, como votar e declarar Imposto de Renda. Essa condição implica em punições mais severas – entre elas a impossibilidade de abrir empresa.

Como descobrir se o nome está sujo?

Saber se o seu nome está sujo é muito simples. basta acessar o site do Serasa ou baixar o aplicativo e fazer uma consulta grátis.

Você também pode consultar a situação do seu CPF, caso tenha dúvidas sobre a sua regularidade. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal.

Afinal, posso abrir empresa com nome sujo?

Sim, você pode abrir empresa com o nome sujo. Nessa situação, você não terá dificuldade para abrir o seu CNPJ e regularizar o seu novo negócio, mas vai precisar lidar com alguns empecilhos, como já falamos aqui.

Com o nome sujo, vai ser mais difícil ter acesso a serviços bancários, como cartões e linhas de crédito e empréstimos para o seu negócio. Mas, ainda assim, você pode começar uma nova empresa.

Para contornar esse problema, a nossa dica é que você escolha bem a natureza jurídica da sua nova empresa. O ideal é optar por um modelo que separa o patrimônio da Pessoa Física da Pessoa Jurídica.

Para fazer a melhor escolha, o mais indicado é contar com a ajuda de um contador, profissional capacitado para analisar todas as especificidades do seu negócio e as suas particularidades como Pessoa Física.

O que pode me impedir de abrir uma empresa?

Por outro lado, você não pode abrir empresa com o CPF irregular. São algumas as situações que podem deixar o seu CPF assim, como deixar de votar, não regularizar o seu Título de Eleitor, não fazer a Declaração do Imposto de Renda, entre outras coisas.

Além de impedir a abertura de empresa, o CPF irregular implica na aplicação de outras penalidades, como o impedimento de tirar passaporte ou CNH, abrir conta em banco, comprar e vender imóveis, fazer concurso público, se aposentar, etc.

Qual a importância de ter o nome limpo para abrir sua empresa?

Apesar de não ser obrigatório, ter o nome limpo pode fazer toda a diferença na hora de abrir o seu negócio. Isso porque a ausência de restrições permite que você tenha acesso a serviços bancários que podem facilitar a sua vida como empreendedor nessa fase inicial.

Além disso, ter o nome limpo é sinal de que você consegue gerenciar bem a sua vida financeira – essa capacidade é muito importante para a sua empresa, já que a gestão financeira é uma das coisas mais importantes para a manutenção de um negócio.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e a nossa missão é ajudar o empreendedor em todas as fases do negócio.

Se você quer abrir empresa com nome sujo, pode contar conosco para escolher o regime tributário ideal, que vai separar os patrimônios e trazer mais segurança para as finanças do negócio.

Além disso, o nosso time pode ajudar em todos os outros passos, como a abertura do CNPJ, escolha do regime tributário e até mesmo no cumprimento das suas obrigações mensais como empresário.

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento personalizado!

';