Core business: o que é e como identificar na sua empresa?

Um dos pontos para uma gestão empresarial de sucesso é o conhecimento sobre o próprio negócio. Entender o que a empresa faz de melhor, qual a sua essência e qual o seu papel no mercado ajuda a criar estratégias acertadas para o seu desenvolvimento.

É aí que entra o conceito de core business, ou negócio principal, na tradução do termo para o Português. Apesar de ser um conceito simples, nem todo empresário consegue definir de forma objetiva qual é mesmo a atividade principal do seu negócio.

Você consegue? Já havia parado para pensar sobre isso?

Aqui neste artigo, você vai entender melhor o que é core business, a sua importância e como fazer para definir a atividade principal de uma empresa. Acompanhe!

  1. O que é core business e o que ele representa?
  2. Por que a empresa precisa definir o seu core business?
  3. O que a falta de um core business pode trazer?
  4. Como definir o core business da empresa?
  5. E o que é core competence?
  6. Conte com a Agilize para fazer o seu negócio crescer!

O que é core business e o que ele representa?

O core business de uma empresa é a atividade principal realizada pelo negócio, o seu foco.

Uma empresa pode prestar diferentes serviços ou vender diferentes produtos, mas um deles sempre será o principal. Quer um exemplo? Uma empresa de tecnologia que tem o desenvolvimento de aplicativos como core business pode até oferecer outros tipos de sistema, mas o desenvolvimento de apps é o foco, a atividade mais importante para o negócio.

Isso quer dizer que, durante o planejamento estratégico, essa atividade deve ser priorizada. Afinal, ela é a base da empresa, o seu DNA — e as estratégias de crescimento devem tomar isso como base.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Qual a diferença entre core business e missão da empresa?

O core business não deve ser confundido com a missão da empresa. Enquanto o primeiro indica qual é a atividade principal do negócio, o segundo indica a sua razão de ser, o seu propósito.

A empresa que desenvolve aplicativos, por exemplo, pode ter essa atividade como core business e a missão de ajudar pequenos empreendedores a digitalizar os seus negócios.

Entendeu a diferença?

Por que a empresa precisa definir o seu core business?

Definir o core business de um negócio vai além da identificação da sua atividade principal. Isso porque essa definição ajuda a gestão a entender a posição da empresa no mercado e traz outros insights que podem ajudar tanto a aprimorar a atividade como o plano de crescimento.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de ter um core business bem definido!

Conhecer os pontos fortes e fracos da empresa

A avaliação do core business permite que a empresa identifique quais áreas precisam de melhorias e quais já funcionam bem e merecem destaque. Assim, é possível planejar otimizações na produção e nas vendas.

Explorar novas possibilidades

Como falamos aqui, o core business não é a única atividade realizada pela empresa, senão a principal. Defini-la e dominá-la é o primeiro passo para começar a expandir a atuação da empresa — afinal, com um core business bem executado, o negócio passa a ter novas oportunidades e pode diversificar e expandir a sua atuação.

Aproveitar melhor os seus recursos

Outra vantagem de ter clareza sobre o core business é a facilidade para gerenciar os recursos disponíveis. Quando se sabe qual é o foco do negócio é possível direcionar o uso desses recursos para produção, divulgação, experiência do cliente, entre outras coisas.

Se tornar referência no mercado

A definição do core business também ajuda na especialização da equipe, que se torna cada vez melhor na realização da atividade principal. Com isso, o negócio passa a oferecer soluções cada vez melhores aos seus clientes, aumentando a sua satisfação.

core-business

O que a falta de um core business pode trazer?

Bom, depois de entender quais são as vantagens de definir o cre business da empresa, você já deve imaginar que a falta dessa definição pode ser prejudicial para a organização, não é mesmo? 

Veja alguns exemplos de problemas que podem acontecer quando os gestores não têm foco em uma atividade!

Falta de prioridade

O core business é a atividade que deve basear todo o planejamento estratégico da empresa. Quando não se sabe que atividade é essa, a gestão não sabe o que priorizar, o que pode acabar prejudicando a distribuição de recursos.

Perda de oportunidades

A empresa que não sabe onde ficar, acaba tentando atacar todas as oportunidades que aparecem. Já ouviu a expressão “atirando para todos os lados”? É justamente isso o que acontece quando não se sabe exatamente onde atirar. 

E aí você já sabe, não é? A empresa não consegue focar no que realmente importa e pode acabar perdendo oportunidades de crescimento.

Falta de conhecimento sobre o mercado

A empresa que não tem clareza sobre a sua própria atuação dificilmente consegue entender como o mercado funciona e, consequentemente, como se destacar da concorrência.

Como definir o core business da empresa?

E aí, vamos partir para a prática? Se você tem uma empresa mas ainda não tem clareza sobre o seu core business, veja quais passos dar para fazer essa definição!

Conheça os seus produtos e serviços

O primeiro passo para definir o core business é explorar o seu conhecimento sobre o próprio negócio. Para isso, você precisa entender profundamente como cada serviço funciona, quais são os benefícios que eles oferecem, custos, seus pontos fortes e pontos fracos.

Cada produto ou serviço que a empresa oferece tem as suas particularidades e conhecê-las é essencial para que você possa entender quais têm maior potencial.

Saiba o que a empresa faz de melhor

Conhecendo bem cada produto ou serviço, fica mais fácil entender o que a empresa faz de melhor. Essa é a hora de identificar os seus diferenciais, que podem ser, por exemplo, a qualidade do produto, rapidez na entrega, os preços praticados ou alguma funcionalidade que nenhum concorrente consegue oferecer.

Mas e aí, o que você acha que a sua empresa faz de melhor? A resposta para essa pergunta é um grande indicativo de qual é o seu verdadeiro core business.

Conheça a concorrência

Se você ainda não sabe qual é o seu core business, também vale a pena fazer uma breve análise da concorrência. Assim, você consegue identificar quais são as vantagens que elas ainda não oferecem para o público e pode traçar estratégias para se destacar.

Afinal, como falamos, um diferencial pode ajudar a entender qual é o core business e como ele pode ajudar os clientes.

Identifique oportunidades

Também é importante identificar um bom nicho de mercado para atuar e entender quais são as oportunidades que ele oferece. Dessa forma, você pode investir em oportunidades específicas para criar a sua atividade principal.

Conheça o seu público

E claro que a gente não pode deixar de falar sobre o público aqui. Afinal, sem clientes nenhum negócio vai para a frente, não é mesmo?

Por isso, antes de definir a sua atividade principal, entenda qual é o seu público, quais são os problemas que eles precisam resolver e como o seu conhecimento pode ajudá-lo.

E o que é core competence?

Algumas pessoas confundem o conceito de core business com o de core competence, mas as duas coisas são diferentes, apesar de complementares. Enquanto o core business é a atividade principal de uma empresa, as core competences são habilidades que fazem com que uma empresa se destaque dos seus concorrentes.

Quer um exemplo? Vamos voltar a falar sobre aquela empresa de tecnologia que desenvolve aplicativos para pequenos negócios. O seu core business é o desenvolvimento de apps, enquanto as suas cores competences podem ser a agilidade na entrega, um design diferenciado e suporte 24 horas por dia.

Conte com a Agilize para fazer o seu negócio crescer!

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples. Além da definição do core business e da criação de estratégias para o crescimento, é preciso lidar diariamente com outras demandas, como a gestão de pessoas, o atendimento ao público, contabilidade, vendas, entre outras coisas — e é natural que você precise de ajuda para dar conta de tudo!

E com a contabilidade a gente pode ajudar! Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e desde de 2013 já ajudamos milhares de empresários na gestão inteligente de seus negócios.

A gente cuida de tudo para que você não precise lidar com esse tipo de burocracia no dia a dia de trabalho e possa focar os seus esforços na parte mais estratégica, com a tranquilidade de quem sabe que a empresa segue cumprindo as suas obrigações e funcionando conforme a lei.

Você acompanha tudo pela nossa plataforma, que é fácil de mexer e pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado com a internet. E se tiver qualquer dúvida, é só entrar em contato com o nosso time — nós somos conhecidos por oferecer um suporte excepcional e um atendimento muito gentil.

Quer receber uma proposta personalizada? É só clicar abaixo e preencher com algumas informações sobre a sua empresa que a gente entra em contato!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como fazer marketing digital para pequenas empresas?
  2. O que é dropshipping e quais as vantagens desse modelo?
  3. Sustentabilidade financeira: saiba o que é e como alcançar na sua empresa