Como fazer a regularização da empresa e identificar as certidões negativas

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A regularização das empresas é um processo que a gente pode comparar a uma faxina contábil. O primeiro passo é identificar as irregularidades, que podem ser impostos não declarados ou não pagos, documentos com informações erradas ou não enviados, entre outras coisas.

Esse trabalho é muito importante e deve ser feito com frequência, pois a empresa regular está livre de penalidades impostas pelas autoridades, que podem culminar até mesmo no encerramento do CNPJ.

Quer saber como fazer a regularização da sua empresa e evitar dores de cabeça? Então continue lendo!

  1. Por que estar atento à regularização das empresas?
  2. O que são certidões negativas?
  3. Pra que serve as certidões negativas?
  4. Confira como tirar certidões negativas emitidas online
  5. Qual a importância de manter as certidões negativas em dia?
  6. Quando não é possível emitir uma certidão negativa?

Por que estar atento à regularização das empresas?

A empresa que estiver com o CNPJ irregular pode sofrer penalidades que impedem a realização de diversas atividades cotidianas e que são fundamentais para o funcionamento do negócio. 

Uma delas é a emissão de notas fiscais, por exemplo. Já imaginou o que pode acontecer se a sua empresa não conseguir emitir esse documento? Eça fica impedida de fazer vendas e até mesmo de comprar com alguns fornecedores.

Isso sem contar no aumento das dívidas, caso as irregularidades estejam relacionadas à falta de pagamento de impostos

Por isso a regularização da empresa é tão importante — você evita essas penalidades que podem colocar em risco o funcionamento do negócio e culminar no fechamento da empresa.

O que são certidões negativas?

As certidões negativas são documentos oficiais, emitidos pelos órgãos governamentais, que comprovam que a sua empresa não tem pendências e está em dia com suas obrigações. Ou seja, elas asseguram a regularidade fiscal do CNPJ.

Esse tipo de certidão pode ser solicitado em diversas situações, como na obtenção de crédito, participação em licitações, contratações de serviços e em processos de fusões e aquisições.

Essas são as certidões negativas mais comuns:

  1. Certidão de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União;
  2. Certificado de regularidade do FGTS;
  3. Certidão Negativa de Débito Estadual;
  4. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
  5. Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários.

Para que serve as certidões negativas?

Quando falamos de regularização das empresas, ter uma Certidão Negativa é essencial. Ela pode ser solicitada em diferentes tipos de situação. A mais comum é a abertura de conta em bancos ou solicitações de empréstimos. Mas esse documento também é necessário quando a empresa participa de licitações e concorrências ou quando pretende fazer cadastro ou homologação perante fornecedores.

Na abertura da empresa também é necessário apresentar Certidões Negativas, mas, neste caso, elas se referem às pessoas físicas de cada um dos sócios.

Confira como tirar certidões negativas emitidas online

A seguir, saiba como emitir online cada uma dessas certidões após fazer a regularização da empresa!

Certidão de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União

Essa é uma certidão emitida pela Receita Federal que será emitida quando a  empresa estiver regularizada em relação aos créditos tributários federais e à Dívida Ativa da União.

Ela é válida por 180 dias e pode ser emitida no Portal da Receita Federal.

Certificado de regularidade do FGTS

É um documento emitido pela Caixa Econômica Federal que prova que a empresa cumpre todas as suas obrigações legais junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. 

Essa certidão pode ser emitida no portal da Caixa

Certidão Negativa de Débito Estadual 

Essa certidão é emitida pelos governos de cada estado após a regularização da empresa quanto aos créditos tributários estaduais. Cada estado tem o seu próprio processo de emissão, mas, normalmente, isso é feito no site da Secretaria Estadual da Fazenda de cada um. 

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Quem emite a certidão negativa é o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e é possível obtê-la após a regularização da empresa em relação a dívidas trabalhistas. Ou seja, o CNPJ não pode estar inscrito como devedor no Banco Nacional dos Devedores Trabalhistas, o BNDT.

Para emitir o documento, é preciso acessar o portal do TST.

Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários

Por fim, vem a certidão negativa emitida pela Prefeitura de cada município, que indica a regularização da empresa em relação aos tributos municipais.

Mais uma vez, o processo de emissão depende dos processos estabelecidos por cada município!

Qual a importância de manter as certidões negativas em dia?

Manter as certidões negativas em dia é importante para confirmar a regularização da empresa, o que pode trazer diversos benefícios para o negócio:

  • Além de evitar multas e outras penalidades.
  • Mais credibilidade;
  • Melhor reputação no mercado;
  • Participação em licitações;
  • Acesso a crédito;
  • Segurança jurídica;
  • Possibilidade de participar de processos de fusões,  aquisições e parcerias;

Quando não é possível emitir uma Certidão Negativa?

Se você entende o que é Certidão Negativa de Débitos, sabe que, para conseguir uma, é necessário que a empresa esteja em dia e regularizada com o governo. Caso contrário, não será possível emitir o documento. 

Para ter a Certidão Negativa, a empresa precisa estar livre de pendências de impostos como PIS, Cofins, Imposto de Renda, CSLL, entre outros. Também não é possível ter o documento caso existam pendências de contribuições previdenciárias, como FGTS e INSS. 

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Depois, nós também podemos ajudar com a emissão das certidões negativas!

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