Você sabia que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo? E que todos os profissionais autônomos e liberais precisam pagar alguns impostos para cumprir as exigências da Receita Federal quanto às atividades profissionais que exercem?

Conhecer um pouco a gestão fiscal é muito importante para que você não deixe de arcar com o que é certo. As deduções e o pagamento de impostos costumam gerar alguns equívocos, o que acontece devido às alterações aplicadas no regime tributário.

Neste post você vai conhecer o conceito de gestão fiscal e todos os aspectos importantes que servem de base para a tomada de decisão quanto à arrecadação tributária, além de algumas dicas para recolher impostos de maneira correta. Boa leitura!

O que é gestão fiscal e como ela pode ser aplicada?

O profissional que se preocupa com o futuro e deseja ocupar um lugar de referência no mercado deve ter a ciência da importância de uma gestão fiscal para atender à legislação vigente e assim, evitar problemas com o Fisco ou demais órgãos competentes.

A gestão fiscal existe para acompanhar os processos financeiros e fiscais e dar suporte ao profissional que não dispõe de tempo ou conhecimento para cuidar de burocracias e o preenchimento de guias para recolhimento.

Cabe também à gestão fiscal analisar sistematicamente todas as operações, pois pode ser que você tenha algo a receber como recuperação de crédito permitida pelo Fisco. Coloque a responsabilidade nas mãos de um parceiro que vá cuidar de tudo para você.

Muitos empreendedores são surpreendidos por cobranças fiscais mesmo desconhecendo os prazos para pagamento ou a gravidade da situação. Pagar impostos é importante, pois a inadimplência pode impedir você de sair até mesmo do país a passeio.

É importante entender que a gestão fiscal serve para alertar sobre a importância do recolhimento obrigatório de tributos e incentivar um comportamento dentro da legalidade, encorajando o melhor cumprimento das obrigações acessórias e a redução de custos.

Por que a gestão fiscal é tão importante?

A movimentação fiscal de um período gera muitas informações que precisam ser repassadas à Receita Federal por meio de declarações, relatórios, arquivos ou algum tipo de informe para comprovar a movimentação tributária proveniente da prestação de serviços.

Quais os aspectos mais relevantes da gestão fiscal?

Se você cumpre com as obrigações tributárias e mantém os pagamentos em dia, vai abrir vantagem competitiva em relação aos colegas que podem estar negligenciando esse tipo de despesa. Isso porque quanto maior o controle, mais fácil será de identificar possíveis falhas e corrigir a tempo, sem perder muito dinheiro.

A gestão fiscal é seu braço forte e contribui de maneira determinante para que você esteja sempre amparado pela legislação. Veja os benefícios que você pode obter ao contar com esse suporte!

Oferecer informações mais acertadas

Como dissemos, há uma dificuldade generalizada de entendimento da legislação tributária do país e como se aplicam os tributos em cada segmento. Quem faz a gestão fiscal se responsabiliza por acompanhar as retenções e certificar que são devidas.

Auxiliar no recolhimento correto dos tributos

No processo de acompanhamento será possível analisar o fato gerador e identificar se todos os tributos correspondentes estão em conformidade e programados para recolhimento no prazo estabelecido.

Fazer com que o negócio fique regularizado

Se você deseja imprimir maior autoridade para driblar e vencer a concorrência, precisa percorrer o caminho da regularidade, ainda que seja difícil sobreviver à carga tributária imposta.

Para não correr risco de entrar no radar da Receita Federal e sofrer consequências como penalizações e multas, o melhor será ajustar ao máximo as condições e recursos que você dispõe ao pacote de tributos atribuído.

De nada adiantará um projeto ambicioso se as previsões de vendas não se concretizarem para cobrir as despesas, inclusive, acessórias. Um bom plano de negócio com inclusão de todas as previsões de entrada e saída deve ser livro de cabeceira para qualquer empreendedor, ainda que em atividade liberal.

Melhorar a margem de lucro

Ao recolher os impostos de maneira correta e fazer um estudo apurado das possibilidades de recuperação de crédito, há grandes chances de reaver parte do valor pago, pois minimizar a carga tributária significa rentabilizar com chances de melhora da margem de lucro.

Aumentar a eficiência

Usar a gestão fiscal para dar suporte e acompanhar o trabalho de quem auxiliar você a mapear os procedimentos executados pode ser uma manobra inteligente e preventiva. Nem sempre um funcionário tem o conhecimento necessário para detectar um imposto não retido ou um tributo indevido.

Fazer valer o cumprimento das obrigações acessórias

É comum ver muitos empreendimentos ludibriando o sistema ao deixar de pagar os impostos atribuídos e de cumprir com as obrigações acessórias. Esse comportamento não só afeta os cofres públicos, como fere a imagem no mercado.

Ainda que os empreendedores se frustrem ao pagar um tributo devido, é obrigação fiscal alertar sobre as implicações de uma sonegação e o comprometimento financeiro, caso as dívidas se tornem cumulativas.

Prever a existência de prejuízos

O acompanhamento e a coleta processual de dados poderão eliminar a maior incidência de erros e prever os prejuízos. Atuar sempre um passo à frente é premissa básica de qualquer gestão com foco na rentabilidade e no lucro.

Como iniciar uma boa gestão fiscal?

Antes de adotar qualquer metodologia, avalie todo o cenário financeiro, contábil e fiscal do seu negócio. Saiba, por exemplo, em qual regime fiscal você pode operar e certifique-se de que é o melhor para o tipo de serviço que você presta ou produto que você vende.

Conte com uma ajuda especializada, que dê suporte quanto aos pagamentos e retenções a serem realizados e procure entender quais são os documentos — recolhimentos, guias, declarações, recuperações — para que, quando tiver algum tipo de fiscalização, você saiba argumentar.

E como anda a gestão fiscal para você? Pode estar na hora de fazer um controle mais rigoroso dos pagamentos de tributos para que diante de tantos desafios, esse seja um que mais auxilie do que atrapalhe o sucesso do seu negócio.

Se você gostou deste post sobre a gestão fiscal e como ela é importante para o empreendimento, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Já tem uma empresa? Conheça a Agilize.


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Financeiro + Contabilidade – Sistema Financeiro gratuito integrado ao contábil

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.