Você concorda que gerir um empreendimento não é algo simples de ser feito?

Há inúmeros processos que exigem uma atenção especial, por parte do empreendedor, e que se não forem otimizados, o quanto antes, custarão tempo e dinheiro, para o mesmo.

Dentre esses processos, um dos mais importantes, pois pode se tornar o mais oneroso para você, é a Gestão Financeira.

Você sabia que o Brasil é o país que possui a segunda maior carga tributária da América Latina?

Segundo dados da Receita Federal, a carga tributária brasileira chegou a 32,4% do PIB (Produto Interno Bruto), em 2017.

Isso é praticamente ⅓ do PIB brasileiro.

Se você ficou assustado com a informação, calma!

Você está no lugar certo!

A Agilize, sempre preocupada em agregar valor para sua jornada, lhe ajudará até o final deste artigo à entender a importância da Gestão Fiscal e como adotar práticas que trarão resultados incríveis para o seu negócio.

Atente-se a cada tópico mencionado abaixo, pois esse assunto será um marco no seu empreendimento.

Aposto que você está alinhado com os valores que a Agilize acredita e por isso busca fugir da mediocridade. Então, não deixe de seguir as recomendações, adiante:

5 Erros que Destroem a sua Gestão Fiscal

Você quer poupar o caixa da sua empresa, dos gastos desnecessários, decorrentes de ingerência fiscal, certo?

Curioso para saber como isso será possível?

A melhor forma de você conseguir isso é através da análise do erro que muitos empreendedores já cometeram, ao longo da gestão das suas empresas.

Há basicamente 2 formas de aprendizado, no mundo dos negócios: uma é através da “dor,” ao cometer erros que podem lhe custar muito caro, e a outra é pelo estudo e observação dos casos de sucesso e insucesso.

Gosto de destacar os casos de insucesso, pois são os menos falados e, ao mesmo tempo, são tão importantes quanto os de sucesso. Por isso falaremos dos 5 erros sobre o processo de Gestão Fiscal que mais levam as empresas a fracassarem.

Não vacile, atente-se a cada ponto que será mencionado a seguir, pois serão imprescindíveis para causar a revolução desejada no seu empreendimento:

  • Sem Planejamento Tributário a tragédia estará anunciada
  • Observe as mudanças na Legislação Fiscal ou pague um alto preço
  • A Carga Tributária é o seu calcanhar de Aquiles
  • Conhece a ti mesmo, antes de culpar a Carga Tributária
  • Custa caro não usar Informações Contábeis

Sem Planejamento Tributário a tragédia estará anunciada

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais complexas do mundo. Isso não se refere apenas às taxas cobradas, mas, também, à dificuldade instrumental que é o cumprimento das obrigações, por conta da dos excessos burocráticos, oriundos da administração pública.

Perceba que se há nesse sentido uma deficiência latente do setor público, você não deve vacilar e sofrer por falta de organização e planejamento.

Não se esqueça que se planejamento serve para minimizar seus riscos, isso lhe poupa tempo e dinheiro.

Observe as mudanças na Legislação Fiscal ou pague um alto preço

Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, a cada dia foram promulgadas 4 normas, isso corresponde à 12 mil atualizações, ao ano. Consequentemente, Isso se refere a 5,8 mudanças, a cada hora útil.

Percebe a complexidade da situação e a importância de dispor de um serviço de contabilidade online de qualidade, onde profissionais qualificados, que dispõem de informações atualizadas, em tempo integral, para agilizar a sua tomada de decisão é extremamente relevante para torná-la assertiva?

Dada a tamanha complexidade, Imagine o quanto não dispor de um serviço inteligente como esse lhe custaria?

A Carga Tributária é o seu calcanhar de Aquiles

A melhor analogia ao desconhecimento da sua Carga Tributária é com o Custo do seu serviço, visto seu caráter fundamental e o quão essencial ter conhecimento sobre assunto será definidor para o sucesso da sua empresa.

Não saber o quanto se recolhe de tributos é algo muito danoso para o seu negócio.

Para isso é importante, também, que você saiba qual Regime Tributário se adequa melhor ao seu empreendimento.

Aconselho você a ler o seguinte artigo que a Agilize produziu com muito carinho para agregar valor para sua jornada: Como saber em qual regime tributário uma empresa se encontra?

Em seguida, ao descobrir o Regime Tributário que gerará uma maior economia para você, perceberá o quão conhecer a Carga Tributária e a melhor forma de atenuar a sua incidência, no seu negócio, lhe trará de impacto.

Conhece a ti mesmo, antes de culpar a Carga Tributária

Esse tópico destina a frisar uma das recomendações acima: conheça o Regime Tributário que se adequa melhor ao seu perfil e atual contexto.

Preciso bater nessa tecla com você, porque muitos empreendedores, principalmente os que estão no começo, por mais que saibam da importância do Regime Tributário adequado para o momento atual que vivem, desconsideram essa informação, pois acham que um serviço de inteligência contábil online lhe custará muito caro. Estão extremamente enganados.

Quanto mais conhecer a sua empresa e a si próprio, além de focar na única coisa que fará uma diferença direta para você e seu cliente (a sua atividade-fim) verá essa atitude ecoar no seu orçamento e, consequentemente, nas suas economias. Assim a Carga Tributária decorrente desse processo será a ideal para o seu momento.

Custa caro não usar Informações Contábeis

O maior erro do empreendedor, quanto a sua contabilidade, é achar que as informações geradas servem apenas como forma de declarar a sua situação para o fisco. Isso é um grande erro.

As informações geradas pela contabilidade servem não só para declarar a sua situação para o fisco, mas para medir a saúde do seu negócio e além disso auxiliar no processo de tomada de decisão, o que será definidor para a consistência e longevidade do empreendimento.

Os maiores empreendedores do mundo sabem que a contabilidade é conhecida como a linguagem do mundo dos negócios, e pode apostar que eles sabem falar essa língua, muito bem.

Aposto que você não quer ficar de fora dessa, né?

Conheça 8 Termos Fiscais que Impactam a sua Gestão

Se o assunto ainda aparentar ser complexo demais para você, relaxe. Ao conhecer os principais Termos Fiscais que impactam seu negócio, tudo isso mudará.

Alguns termos são imprescindíveis para que você possa otimizar a sua Gestão Fiscal e com isso possa agregar cada vez mais valor para seu serviço, ao tornar as atividades complementares à a sua atividade-fim, mais dinâmicas. Por isso deixo a seguir os 8 Termos que mais impactarão o seu negócio:

1° Termo: SEFAZ

Sigla que se refere à Secretaria da Fazenda. A SEFAZ é um órgão do governo responsável pelo controle das suas Receitas e Despesas, advindas da cobrança de impostos.

2° Termo: FISCO

Geralmente utilizado por empresários para se referir a SEFAZ. O termo está ligado a prática da fiscalização ocorrida nas empresas, por parte do governo.

3° Termo: NFS-e

Sigla que refere-se à Nota Fiscal de Serviços – eletrônica. Documento que toda empresa que presta serviço é obrigada a emitir.


A diferença da NF convencional (impressa) é que essa, por estar no meio digital traz uma série de benefícios, que você poderá ver na íntegra no Portal da Nota Fiscal eletrônica, ao clicar na pergunta “Quais são as vantagens da NF-e?”.

A Nota Fiscal comprobatório para prestação do seu serviço.

4° Termo: XML

O eXtensible Markup Language (XML) é um formato para NF-e que facilita a comunicação entre os dados utilizados pelos softwares fiscais. Esse formato colabora para o processo de cadastramento das NF-e feitos através dos softwares.

5° Termo: ICMS

Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O mesmo foi definido em 1988 (ano que foi elaborada a Constituição Federal brasileira) e só pode ser alterado pelos governos dos estados.

Esse imposto é elaborado pelo estado de origem do produto e/ou serviço.

6° Termo: ISS

Sigla para Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza. Quem faz sua retenção geralmente é o município.

Consulte a lista para saber em quais serviços irão incidir o ISS.

7° Termo: Sintegra

Refere-se às empresas que fazem parte do Simples Nacional. É o controle das notas de entrada e saída de uma empresa optante pelo regime em questão.

É um sistema integrado onde as empresas participantes do Simples Nacional devem apresentar as suas notas até o último dia útil do mês subsequente, sem pagamento de multa, e a cada ano prestar contas sobre o inventário (estoque), no último mês do ano.

8° Termo: SPED

Sigla para Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Projeto do Governo que foi criado com o intuito de levar diversas escriturações para o meio digital.

As empresas que estão obrigadas à utilização desse sistema são às optantes pelo regime do Lucro Presumido ou Real.

6 Benefícios da Gestão Fiscal

Ao longo do artigo, após citar inúmeros motivos do porquê você não deve vacilar ao dar a devida atenção à Gestão Fiscal do seu negócio, espero que você tenha entendido toda a importância da aplicabilidade dessa ferramenta.

Para reforçar o assunto abordado trago a seguir os principais benefícios que a Gestão Fiscal poderá agregar para você:

  • Melhor Enquadramento Tributário
  • Redução de Tributos
  • Geração de Informações Fiscais de qualidade
  • Atendimento à Legislação Fiscal
  • Melhorias na Gestão da Empresa, como um todo
  • Melhoria no Controle Financeiro do negócio

Percebe a real dimensão da Gestão Fiscal para a consolidação do seu negócio, ao longo do tempo?

Você sabia que há uma forma de gerar toda a informação fiscal que o seu negócio precisa de uma forma ágil e prática, em apenas um clique?

Já ouviu falar nos benefícios de um serviço de inteligência de contabilidade online?

Se você deseja otimizar seus serviços, ganhar consistência, longevidade e agregar valor não só para sua marca, mas para um dos seus ativos mais preciosos, seus clientes, então conheça agora os serviços da primeira empresa de contabilidade online do Brasil.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Conheça já os serviços da Agilize!

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário, logo abaixo!

Aproveite assine a nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.