Saiba como começar um negócio com pouco dinheiro e ter sucesso!

Se você tem o desejo de empreender, mas tem dúvidas se é possível começar com pouco investimento financeiro, saiba que tem como começar um negócio com pouco dinheiro!

Abrir um negócio próprio é uma das saídas para enfrentar a crise econômica ou fazer uma renda extra no fim do mês. 

A prova disso é que, segundo o Sebrae, o número de abertura de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais (MEIs) no primeiro semestre de 2021 foi o maior desde 2015

Ter pouco para investir não é um obstáculo para alcançar esse objetivo! Tem dúvidas sobre como começar um negócio com pouco dinheiro? Acompanhe este artigo — aqui nós trazemos algumas ideias de negócios para abrir sem precisar desembolsar muita grana e algumas dicas para tirar esse sonho do papel!

  1. Como começar um negócio com pouco dinheiro
  2. Tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro
  3. 10 ideias de negócio para abrir com pouco dinheiro
  4. O que vale mais apena: abrir seu próprio negócio ou franquia?
  5. Passos para ser um empreendedor de sucesso

Como começar um negócio com pouco dinheiro?

Existem várias possibilidades de negócio que podem começar com baixo investimento. Para escolher a mais adequada ao seu caso, é necessário observar quais são as possibilidades que se encaixam na sua rotina, orçamento e conhecimento prévio na área em questão.

Além disso, você precisa saber como utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível, evitando desperdício de tempo e dinheiro.   

Tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro

Existem várias formas de começar um negócio. Você certamente conhece alguém que começou a produzir dentro da própria casa, sem nenhuma ou com pouca burocracia. As possibilidades são infinitas e, com força de vontade, criatividade — e um pouco de investimento — é possível encontrar a solução ideal para a sua realidade.

Negócios home office 

Uma das opções é montar um negócio em casa, o que reduz custos com deslocamentos e gastos fixos de uma empresa. Em muitos casos, é preciso ter apenas um computador com  acesso à internet e um espaço para realizar as atividades, principalmente se o seu foco é a prestação de serviços.

Mas isso não quer dizer que você não pode vender produtos trabalhando em casa. Existem empreendedores que começaram grandes marcas em um cômodo de casa, armazenando o estoque no guarda-roupas ou na garagem!

Negócios de uma pessoa só

Para quem deseja montar um negócio com pouco dinheiro, uma dica valiosa é começar sozinho. Com isso, você reduz os custos com a contratação de funcionários e aumenta a margem de lucro. Porém, esteja ciente que você será o único responsável pela empresa, o que pode exigir mais horas de trabalho e um pouco mais de dedicação!

10 ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Nós reunimos aqui algumas ideias de negócios para você que quer saber como começar um negócio com pouco dinheiro. As opções são as mais variadas, por isso, não deixe de avaliar qual alternativa se encaixa melhor na realidade dos seus consumidores em potencial e nas suas possibilidades.

Listamos 10 dicas de negócio próprio com pouco dinheiro:

  • Loja virtual (e-commerce)
  • Mercado de afiliados
  • Produção de marmitas e doces por encomenda
  • Produtos para pets
  • Presentes customizados
  • Artesanato
  • Mercado infantil
  • Reparos domésticos
  • Brechó
  • Maquiagem e cabelo em casa

Saiba mais sobre cada uma dessas possibilidades!

Loja virtual (e-commerce)

As compras online aumentaram durante a pandemia, e com isso, muitas pessoas abriram lojas virtuais — tanto empreendedores iniciantes como aqueles que tinham ponto fixo, mas precisaram fechar para respeitar as medidas de distanciamento social. 

O ponto positivo é que o negócio pode ser feito em casa mesmo e por apenas uma pessoa. Além disso, o custo para manter uma empresa que funciona na própria casa é muito menor, afinal, não é preciso pagar aluguel e nem contas de consumo.

Você pode vender várias coisas pela internet, como produtos de papelaria, roupas, calçados… A lista é enorme — basta escolher o que vender e começar a pensar em como se destacar no nicho.

Mas antes de abrir um negócio online, saiba que, em alguns casos, você vai precisar arcar com os custos do domínio do site onde a loja será hospedada. Além do mais, você poderá gastar também com a embalagem do produto. Não se esqueça de considerar esses custos na hora de calcular o valor do investimento!

Mercado de afiliados

O mercado de afiliados funciona da seguinte forma: você divulga produtos físicos ou infoprodutos de outras pessoas na internet e, em troca, recebe uma comissão por cada venda efetuada. 

Com apenas um computador e habilidade digitais, é possível ganhar dinheiro com essas divulgações. Para isso, basta se associar a alguma plataforma de afiliados, como a Hotmart, e criar uma estratégia de divulgação. 

Você pode divulgar e-books, palestras, cursos e outros produtos digitais, além de produtos físicos. 

Produção de marmitas e doces por encomenda

Quem tem habilidades na cozinha e quer saber como começar um negócio com pouco dinheiro, pode vender doces ou marmitas. Muitas pessoas que têm a rotina corrida costumam recorrer a esses serviços para alimentação no dia a dia e também há demanda para festas e eventos. 

Para começar esse tipo de empresa, você deve avaliar os custos com produção e entrega. Além do mais, é necessário pensar em outro ponto muito importante, que é a escolha de um cardápio que atenda a diversos públicos, como veganos e pessoas com alergias alimentares. A não ser, é claro, que a sua intenção seja mesmo atingir um público específico.

Você pode divulgar os produtos nas redes sociais ou aplicativos de delivery. 

Produtos para pets

O chamado “mercado pet” é um ramo promissor no país. Segundo informações divulgadas  pela Forbes, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet no mundo, com 6,4% de participação global, em 2019. 

Com isso você já deve imaginar que esse é um dos melhores negócios para abrir com pouco investimento, não é? Uma ótima dica é fazer roupas e acessórios para cachorros e gatos. Além disso, se você tiver espaço, produtos e capacitação adequada, também é possível oferecer serviços de banho e tosa. 

como começar um negócio com pouco dinheiro

Presentes customizados

Presentar alguém é uma forma de demonstrar carinho, seja em datas comemorativas ou não. Por isso, essa é uma ótima forma de montar um comércio com pouco dinheiro.

Se você tiver habilidades artísticas, por exemplo, pode vender ecobags, aventais, canecas e outros produtos personalizados. Os custos iniciais envolvem, sobretudo, a compra dos materiais. 

Artesanato

Se você tem algum hobby manual, saiba que ele pode se tornar um negócio de sucesso. O ponto positivo é que existem diversos produtos que podem ser vendidos, como sabonetes e velas artesanais, objetos de decoração, produtos feitos com a técnica de crochê, entre outras possibilidades.  

Esse tipo de negócio requer baixo investimento inicial, que será basicamente com a compra dos materiais para a confecção dos produtos.

Mercado infantil

Se você deseja montar um negócio com pouco dinheiro, a sétima dica da lista é investir no mercado infantil. Isso porque existem várias possibilidades a serem exploradas, como criar brinquedos ou roupas para crianças. 

Além disso, é possível produzir fraldas de pano em casa e comercializá-las para quem não quer usar fraldas descartáveis. A sustentabilidade é uma tendência e você pode aproveitar esse gancho para fazer a divulgação desse tipo de produto! 

Reparos domésticos

Quem tem habilidades em consertar eletrodomésticos ou fazer pequenas reformas residenciais, como pintar paredes, resolver vazamentos e jardinagem, pode oferecer serviços de reparos domésticos. 

Para essa função, é preciso ter apenas algumas ferramentas básicas, além de fazer contato para divulgar os seus serviços. No início, uma opção é oferecer os reparos para vizinhos e amigos, e assim, eles podem indicá-lo para outras pessoas. 

Brechó

Com o consumo consciente, muita gente vem optando por comprar roupas e outros produtos usados, ao invés de investir em itens novos. Por isso, abrir um brechó é uma forma de começar um negócio do zero com pouco dinheiro.

De início, você pode separar roupas, calçados e acessórios em bom estado de uso e que estão esquecidos no guarda-roupa. Para aumentar o seu estoque, fale com amigos e familiares e veja se eles possuem coisas que não usam mais.

O brechó pode ser feito em um espaço físico dentro da própria residência ou ser um negócio digital. As redes sociais e as plataformas de compra e venda como enjoei, mercado livre etc, são um excelente meio de divulgação!

Maquiagem e cabelo em casa

Para esse negócio, é preciso um certo conhecimento no ramo da beleza. Entretanto, com um pouco de estudo e dinheiro para investir na compra de materiais, é possível oferecer serviços de maquiagem e cabelo à domicílio.

O ponto positivo é que o trabalho pode ser feito na casa do cliente, o que reduz os gastos com espaço físico e equipamentos. Não esqueça de incluir o preço do deslocamento no valor final do serviço!

Comece oferecendo serviços mais simples, como maquiagem básica, corte e escova capilar, e, aos poucos, procure cursos profissionalizantes para aumentar os serviços ofertados. 

O que vale mais a pena: abrir seu próprio negócio ou investir em uma franquia?

Uma opção para montar um negócio com pouco dinheiro é investir em franquias. Com isso, você pode entrar no mercado com o apoio de uma marca já consolidada, que vai oferecer todos os treinamentos necessários e passar a expertise no negócio. 

Porém, é preciso ter uma quantia reservada para se tornar um franqueado e pagar as taxas necessárias. O investimento em uma franquia pode ser muito menor do que aquele necessário para começar a sua própria marca, mas tudo depende do modelo de negócio e da área de atuação.

Na hora de escolher qual caminho seguir, é preciso levar em conta o modelo mais adequado ao seu perfil e realidade, além da forma como gosta de trabalhar. As duas opções são válidas e oferecem pontos positivos e negativos. 

8 dicas para começar um negócio com pouco dinheiro

Você chegou a este post querendo saber como começar um negócio com pouco dinheiro e agora chegou a hora de descobrir! 

Nós preparamos uma lista com dicas importantes para você não errar na hora de abrir a sua empresa, seja ela individual ou com sócios, em casa ou com espaço físico. Confira!

Faça um plano de negócios

Elaborar um plano de negócios é a primeira atividade a ser feita por quem deseja empreender. A ferramenta serve para traçar os objetivos e metas da empresa e quais ações são necessárias para alcançá-las, além de avaliar riscos e evitar decisões erradas. 

Conheça o seu público

Outro ponto importante é conhecer o público-alvo do seu negócio. Assim, as decisões da empresa podem ser tomadas com base em quem vai comprar o produto ou serviço. 

É importante realizar pesquisas com potenciais clientes. Elas podem ser feitas por meio de formulários e questionários online, e servem para entender melhor o perfil e o comportamento desses consumidores

Invista em marketing

Ainda que a empresa não esteja totalmente estruturada, é importante pensar no marketing do negócio e nas melhores estratégias para atingir o público-alvo. Elas vão servir para divulgar o seu produto ou serviço e atrair clientes.

Com o crescimento da internet, o digital tornou-se uma ótima vitrine comercial. Por isso, invista nas redes sociais, blogs e e-mails, pois apresentam baixo custo de investimento e podem trazer um bom retorno! 

Aposte no diferencial competitivo e compreenda o mercado

O que a sua empresa tem de diferente dos concorrentes? Quem quer empreender precisa entender o mercado para pensar em estratégias de diferenciação que atraiam os clientes, e assim, sair na frente da concorrência. 

Oferecer um atendimento impecável ou pequenos brindes no momento da compra são ações que encantam o cliente. E você não precisa fazer grandes investimentos para colocar essas estratégias em prática!

Controle os processos

Todos os processos feitos na empresa precisam ser registrados e acompanhados, para o gestor entender o desempenho de cada estratégia. Para isso, use a tecnologia ao seu favor para reunir os dados e informações do seu negócio.

Faça parcerias estratégicas

Se você  tem vontade de empreender, mas não quer começar sozinho, existe a possibilidade de fazer parcerias. Por exemplo, uma pessoa contribui com a execução do serviço, enquanto a outra investe financeiramente na empresa. 

Entretanto, é essencial escolher bem os parceiros do negócio, para que todos tenham os mesmos objetivos dentro da empresa. Além disso, defina as responsabilidades de cada pessoa dentro do negócio — isso vai evitar muitas dores de cabeça!

Defina seus produtos ou serviços

Para esse passo, você pode fazer pesquisas para entender quais são os problemas enfrentados pelo público que você quer atingir. Assim, você vai avaliar como o seu produto ou serviço vai resolver essas necessidades.

Conheça as questões burocráticas

Muitas pessoas podem ignorar esse passo, mas é importante entender todas as questões burocráticas que envolvem abrir uma empresa. Por exemplo, alguns clientes podem exigir a emissão da nota fiscal, e você deve estar preparado para isso.

Além disso, a atividade escolhida pode ter leis específicas a depender da região. Pesquise todas as questões legais que possam estar envolvidas no seu projeto e entenda como funciona a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), que trata da proteção dos dados dos clientes. 

Passos para ser um empreendedor de sucesso

Para ajudar você a ter sucesso no negócio próprio, separamos dicas valiosas. Confira!

Desenvolva habilidades pessoais e tenha conhecimento da área

É imprescindível ter conhecimentos na área escolhida. Se você ainda não tem comece a estudar. E já tem, saiba que nunca deve deixar de se aprimorar. Leia e estude bastante todos os assuntos que envolvem o serviço oferecido, além de ficar por dentro das questões administrativas de uma empresa. 

Faça um planejamento e investimento financeiro

Para quem vai começar um negócio com pouco dinheiro, é essencial saber administrar os recursos da melhor forma, para evitar desperdício de dinheiro. Por isso, planeje com cuidado onde cada centavo será investido na empresa. 

Para começar um negócio com pouco dinheiro e ter sucesso, invista no marketing

Olhe para o marketing

Para quem está começando a empreender, conseguir os primeiros clientes pode ser uma tarefa difícil. Por isso, uma estratégia de divulgação e comunicação voltada para o público-alvo do negócio é fundamental.

A boa notícia é que não é preciso investir muito para montar o marketing da sua empresa. Você pode começar criando a identidade visual da marca e produzindo conteúdo para as redes sociais que sejam de interesse da sua audiência.

Faça networking

Assim como em qualquer outra área, manter uma boa rede de contatos é importante para quem deseja começar um negócio com pouco dinheiro. Por isso, faça contato com pessoas de diferentes perfis, afinal, isso pode servir para ampliar as oportunidades de negócio.

Faça mentorias e se conecte com pessoas

Para quem está começando, uma boa dica é fazer mentorias com pessoas que atuam na área escolhida ou no empreendedorismo. Além de adquirir conhecimento com quem está no mercado há mais tempo, você também conhece pessoas da área e que podem contribuir com o seu negócio. 

Valide suas ideias

Mesmo se a sua ideia parecer inovadora, antes de colocá-la em ação é preciso validá-la. Ou seja, entender se o negócio terá clientes e trará lucro. Isso vai ajudar a entender se o projeto realmente tem potencial. 

Uma opção é fazer a validação por meio de entrevistas para entender se existe um problema a ser solucionado pelo seu produto ou serviço. Depois de pesquisar, analisar os resultados e avaliar que a ideia é viável, desenvolva um protótipo. 

Legalize seu negócio

Apesar de estar começando do zero, saiba que é possível abrir uma empresa e ter CNPJ. O primeiro passo é escolher o tipo de empresa que deseja abrir, o que vai depender de alguns critérios como faturamento, quantidade de sócios e natureza do serviço prestado.

O ponto positivo de legalizar o negócio é ter benefícios garantidos. Quem é MEI, por exemplo, tem direito a auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria. Além disso, abrir uma empresa não é tão complicado como se imagina. 

Não deixe seu sonho de abrir uma empresa para amanhã, conheça a Agilize Contabilidade Online!

Agora que você já sabe como começar um negócio com pouco dinheiro, é hora de colocar a mão na massa. A Agilize é a primeira  empresa de contabilidade online do Brasil e nós somos parceiros dos empreendedores, sejam eles mais ou menos experientes.

Nós podemos ajudar você na abertura da sua empresa e tornar fácil a parte burocrática, que muitas vezes traz dores de cabeça para quem está começando. Além disso, podemos cuidar de toda a contabilidade da sua empresa, garantindo que ela trabalha na legalidade e que não vai deixar de cumprir com nenhuma obrigação contábil.

Solicite uma proposta personalizada! Nossos especialistas vão enviar um e-mail super detalhado, explicando tudo o que você precisa saber para dar o próximo passo na direção desse sonho!