Você sabia que essa crise decorrente do Coronavírus tem surpreendido até os empreendedores que fizeram o “dever de casa,”quando não pouparam esforços para traçar medidas emergenciais onde as suas empresas pudessem evitar renegociações de dívidas?

Pois saiba: é natural que, quanto mais o tempo passe, todos, até aqueles mais prudentes, se preocupem ainda mais sobre como deverão gerir esses problemas e, assim, tracem estratégias que viabilizem a redução dos impactos provenientes dessa pandemia.

Por isso, se você pensou que está em “um beco sem saída,” de antemão, lhe peço: tenha calma! Sei o quanto é angustiante cogitar a possibilidade de interromper a consolidação da sua empresa por conta de dívidas. Isso, sem falar do quanto toda essa questão poderá afetar seus colaboradores, fornecedores, etc. Dessa forma, falar em renegociar as suas obrigações é uma saída. Porém, é necessário planejamento.

Só para você ter uma idéia, conforme o Sebrae, cerca de 29% dos empreendedores desconhecem as medidas que o Governo Federal adotou como forma de evitar as demissões nas empresas. Além disso, cerca de 57% só ouviu falar a respeito.

Assim, a desinformação, além de outros pontos como, por exemplo, adiamento de impostos, formas de pagamento de salários, linhas de crédito são fundamentais para o empreendedor que deseja através de um Planejamento Financeiro dar a volta por cima e consolidar a sua empresa.

Dessa forma, a Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, compartilhará hoje com você os pontos necessários para a elaboração da estratégia infalível para renegociar as dívidas da sua empresa de um jeito assertivo. Por isso, atente-se aos pontos que deixarei a seguir:

Coronavírus: se necessita Renegociar Dívidas, descubra Como Adiar Impostos

Em um período onde há a ocorrência de situações adversas como a do Coronavírus, mesmo ao sentir que está com a corda no pescoço por não saber como arcar com suas dívidas, saiba que haverá uma saída!

Por isso, atentar-se às novas medidas ligadas ao adiamento de Impostos é imprescindível para que você possa preparar o terreno e, assim, começar a traçar a sua estratégia de renegociamento de dívidas em meio à essa pandemia.

De antemão, saiba que as medidas adotadas se referem aos Impostos Federais. Os impostos Estaduais e Municipais dependem das decisões dos seus respectivos representantes.

Dessa forma, conheça a tabela que contém as medidas ligadas ao adiamento de Impostos Federais que servirão como pontapé inicial para a estratégia que irá revolucionar o seu negócio:

APURAÇÃODEPARA
MARÇO/202020/04/202020/10/2020
ABRIL/202020/05/202020/11/2020
MAIO/202020/06/202020/12/2020

Observação: essa medida é decorrente da Resolução n° 152 de 18/03/2020, conforme o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). O intuito é atender às Micro e Pequenas empresas.

Reitero que, no caso do ISS e ICMS (tributos não federais), conforme recomendações do Sebrae, você deve gerar guias avulsas para poder realizar o pagamento dos mesmos, caso necessite.

É importante frisar que essa medida de adiamento de Impostos para o Micro e Pequeno empreendedor é imprescindível, pois reduz os gastos mensais e colabora para o processo de renegociação de dívidas urgentes que necessitem de uma atenção especial.

Fique ligado no próximo tópico para saber mais sobre as novas formas de pagamento de salário e a importância dessa medida para a renegociação das suas dívidas em meio a crise do Coronavírus!

Salários-Dívidas-Covid-19-Decisão-Contabilidade-Agilize.jpeg

Salários, Dívidas e Covid-19 – Como Tomar a Melhor Decisão nesse
cenário

Após a pandemia do Coronavírus, algumas medidas sobre o pagamento de Salários foram propostas. Assim, você faz idéia do impactos que as mesmas trarão para a sua empresa em um momento de renegociação de dívidas?

Primeiramente, saiba que a MP 936 é a responsável pela flexibilização do pagamento dos salários aos colaboradores das Micro e Pequenas empresas, além de colaborar para recuperação financeira dessas.

Tal medida surgiu para reduzir os impactos da crise ligada ao Coronavírus nos postos de emprego. Dito isso, saiba que a solução apresentada pelo governo permite que as empresas reduzam o salário e a jornada dos colaboradores da seguinte forma:

  • Redução Salarial de 25%
  • Redução Salarial de 50%
  • Redução Salarial de 70%

Observação: essa redução de salário poderá ser feita em um prazo máximo de até 3 meses.

Saiba que, caso necessite suspender por completo o contrato do seu colaborador e pagamento do salário, isso poderá ser feito em um prazo máximo de 2 meses.

Em qualquer uma das alternativas o governo garantirá o Seguro Desemprego e o trabalhador será amparado pelo Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda.

Reitero que toda redução de salário será proporcional à jornada. Por isso, para facilitar a sua compreensão, veja como ocorrerá nos casos ligados ao Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda:

  • Caso a Redução seja de 25%, o Governo não contribuirá com o benefício emergencial;
  • Se a Redução estiver entre 25% e 50%, a contribuição do governo será referente ao menor valor (25%);
  • Se a Redução estiver entre 50% e 70%, a contribuição do governo será referente ao menor valor (50%);
  • Caso a Redução for entre 70% ou mais, o valor a ser contribuído pelo governo será de 70%.

Para compreender mais sobre as medidas, atente-se ao tópico a seguir!

Vírus-Mundial-Analisar-Linhas-Crédito-Dívidas-Contabilidade-Agilize.jpeg

Contra a Pandemia: Analise Opções de Linhas de Crédito e Dívidas

Ao analisar o cenário decorrente da crise econômica do Coronavírus, você consegue decidir qual a melhor linha de crédito para renegociar suas dívidas?

Saiba que, além das linhas de crédito ligadas aos bancos públicos, há também a dos bancos privados, cooperativas financeiras e fintechs. Assim, ao decidir fazer uso de uma linha de crédito para pagar algumas dívidas mais urgentes e negociar outras, dê a devida atenção aos seguintes pontos:

  • Análise do Capital de Giro;
  • Monitoramento do Fluxo de Caixa;
  • Projeção de Cenários;
  • Análise de Endividamento.

Análise do Capital de Giro

O capital de giro é o montante de recursos financeiros necessário para cobrir os seus custos e despesas variáveis, além de manter o funcionamento da sua empresa. Logo, só é interessante realizar esse empréstimo se a sua empresa não possuir dívidas anteriores à própria pandemia. Pois, pela configuração do mesmo, dificilmente, suprirá a necessidade real da sua empresa.

Monitoramento do Fluxo de Caixa

A Importância do monitoramento do fluxo de caixa para negociar dívidas está atrelada à questão do acompanhamento da situação dessas antes de um possível caso de inadimplência. Assim, é imprescindível acompanhar o fluxo de caixa, visto que isso poderá se agravar com a crise do Coronavírus e inviabilizar uma negociação com credores.

Projeção de Cenários

Projetar um cenário otimista, realista e pessimista irá favorecer o seu negócio, pois você poderá traçar estratégias que inviabilizam imprevistos, além de tomar uma posição assertiva ao escolher uma linha de crédito para amenizar os impactos da pandemia.

Análise de Endividamento

Se deseja tomar decisões inteligentes para a sua empresa, ao analisar o endividamento, priorize aqueles credores cujas perdas do crédito afetarão o seu negócio.

Outra questão importantíssima: se há pedidos em aberto com fornecedores, cancele-os urgentemente!

Além disso, aprenda a melhor forma de negociar dívidas com Instituições financeiras!

Estratégia-Vírus-Mundial-Devedor-Empresa-Contabilidade-Agilize.jpeg

A Estratégia Ideal: nem Coronavírus, nem Dívidas – Nada Afetará a Sua Empresa

Você está preparado para conhecer a estratégia que revolucionará a sua empresa e permitirá negociar as suas dívidas em meio à crise do Coronavírus?

De antemão, reitero: uma parcela considerável dos empreendedores, como você viu no começo deste artigo, desconhece a aplicabilidade das medidas que foram implantadas pelo Governo Federal com profundidade. Dessa forma, é improvável que consiga negociar dívidas ou passe pela atual crise sem sofrimento. Pois, esse desinteresse, geralmente, leva à falta de conhecimento, desorganização e planejamento.

Em momentos onde situações adversas ocorrem, o ideal é ter um planejamento financeiro conciso. Porém, como a sua empresa desfrutará dessa vantagem em um período caótico como esse do coronavírus?

Assim, ter acesso às informações fidedignas que retratem a saúde financeira do seu negócio e, com isso, possibilitem fazer propostas efetivas que colaborem para o processo de negociação da dívida da sua empresa é imprescindível, certo?

Aposto que você não quer ser mais um no meio risco de não deixar a sua marca no mundo, não é mesmo?

Logo, você não quer fazer parte da nova estatística do Sebrae, onde mostra que cerca de

60% dos empreendedores não foram aprovados junto à solicitação do auxílio do governo, né?

Dessa forma, se você deseja otimizar o seu tempo, tomar decisões assertivas que permitam negociar suas dívidas e consolidar o seu empreendimento em meio ao Coronavírus, toque aqui agora e descubra como um serviço de contabilidade online inteligente será a estratégia infalível que faltava para a sua empresa!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

2 comentários

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.