O que é Certidão Negativa, quais os tipos, como emitir e para que serve?

Quem tem empresa sabe que muitas situações envolvem alguma burocracia e a necessidade de apresentar uma série de documentos — um deles é a Certidão Negativa, que costuma ser exigida por bancos e fornecedores.

Mas você sabe o que é Certidão Negativa? Se não sabe, não tem problema. Neste artigo, nós vamos explicar tudo sobre o documento: para que serve, quais são os tipos e como emitir. Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre o tema!

O que é Certidão Negativa?

A Certidão Negativa de Débitos é um documento que pode ser emitido por qualquer órgão arrecadador de tributos ou taxas, indicando que a empresa em questão não tem nenhum débito pendente com ele. 

Quando você solicita uma certidão a um órgão público, ela pode vir negativa ou positiva. A negativa, como você já sabe, comprova que a sua empresa não tem pendências financeiras com aquele órgão. Já a positiva indica o contrário — que há dívidas em aberto e que, portanto, a situação da empresa não é regular.

Neste artigo, nos referimos à certidão negativa de empresa, mas é importante deixar claro que pessoas físicas e até mesmo bens podem ter Certidões Negativas emitidas em órgãos do governo.

homem lendo sobre o que é certidão negativa e vendo a sua

Para que serve a Certidão Negativa?

A Certidão Negativa pode ser solicitada a uma empresa em diferentes tipos de situação. A mais comum é a abertura de conta em bancos ou solicitações de empréstimos. Mas esse documento também é necessário quando a empresa participa de licitações e concorrências ou quando pretende fazer cadastro ou homologação perante fornecedores.

Na abertura da empresa também é necessário apresentar Certidões Negativas, mas, neste caso, elas se referem às pessoas físicas de cada um dos sócios.

Quais os tipos de Certidão Negativa?

Agora que você já sabe o que é Certidão Negativa de Débito e para que serve o documento, é hora de saber quais são os tipos desse documento. Como ele pode ser emitido por qualquer órgão arrecadador, os tipos são muitos. Conheça, a seguir, os mais populares!

Certidão Negativa Federal

A Certidão Negativa de débitos e tributos federais também é chamada de Certidão Negativa da Receita Federal. Ela se refere à dívida ativa da União e a débitos de tributos federais. 

Esse tipo de documento pode comprovar a regularidade fiscal de empresas, pessoas físicas e produtores rurais. A Certidão Negativa é emitida pela Receita Federal junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

>> AGILIZE CONTABILIDADE ONLINE, A PRIMEIRA DO BRASIL. MENSALIDADES QUE CABEM NO BOLSO.

fuja de burocracia com a certidão negativa.

Certidão Negativa Estadual

Emitida pela Secretaria da Fazenda de cada estado, esse documento indica que a empresa não tem nenhum débito tributário com os órgãos estaduais.

Certidão Negativa Municipal

Tendo o mesmo objetivo das certidões anteriores, esse documento comprova a inexistência de débitos com o Município.

Certidão Negativa de Protesto

O objetivo da certidão comprova que não há inadimplência da empresa junto ao Cartório de Protesto.

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Esse tipo de certidão comprova que não há débitos da empresa com a Justiça do Trabalho. Sem o documento, a pessoa jurídica fica impossibilitada, por exemplo, de participar de licitações públicas.

Certidão Negativa do FGTS

Essa certidão também é chamada de Certificado de Regularidade do FGTS e comprova a regularidade da situação da empresa perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Em outras palavras, ela indica que a empresa empregadora está recolhendo o FGTS de seus funcionários da maneira adequada.

Certidão Negativa do INSS

A Certidão Negativa do INSS, conhecida também como Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social, confirma a regularidade da empresa com o órgão. Geralmente, é solicitada em casos de empréstimos e licitações.

Certidão Negativa da Justiça Federal

É o documento que comprova que a empresa não está respondendo a nenhum processo criminal ou cível. Também conhecida como “Nada Consta”, essa certidão é necessária em processos de contratação, licitação, venda de imóveis e concursos públicos.

A Certidão Negativa tem validade?

Sim, a Certidão Negativa tem validade. Afinal, ela indica a ausência de débitos até a data em que foi emitida, o que não impede que novos débitos surjam a partir daquela data. A validade de cada documento, no entanto, pode variar de acordo com o órgão emissor — normalmente, a variação é de 30 a 180 dias. 

Homem vendo o que é certidão negativa

Como emitir Certidão Negativa?

Depois de entender o que significa Certidão negativa e conhecer os seus principais tipos, você deve estar se perguntando como solicitar a emissão desses documentos. 

Hoje em dia, a maioria dos órgãos já oferece esse serviço via internet. Alguns fazem isso de forma gratuita, já outros exigem o pagamento de uma taxa. 

Receita Federal, INSS e FGTS são alguns exemplos de certidões gratuitas. Já as Certidões Municipais variam de acordo com o município — alguns cobram, outros não. Dentre as certidões pagas, estão a do Tribunal Regional do Trabalho e a de processos criminais ou trabalhistas em andamento.

Confira alguns sites para emissão de Certidões Negativas

Para ajudar você a emitir a Certidão Negativa da sua empresa, deixamos aqui os links para fazer a solicitação dos principais tipos:

Quando não é possível emitir uma Certidão Negativa?

Se você entende o que é Certidão Negativa de Débitos, sabe que, para conseguir uma, é necessário que a empresa esteja em dia e regularizada com o governo. Caso contrário, não será possível emitir o documento. 

Para ter a Certidão Negativa, a empresa precisa estar livre de pendências de impostos como PIS, Cofins, Imposto de Renda, CSLL, entre outros. Também não é possível ter o documento caso existam pendências de contribuições previdenciárias, como FGTS e INSS. 

Conheça a Agilize!

Agora que você já sabe o que é certidão negativa, você entende a importância de contadores experts para regularizar sua empresa. 

Nós somos a Agilize, uma empresa de contabilidade online que está do lado do empreendedor. 

O nosso objetivo é ajudar você a manter a saúde financeira do seu negócio, independentemente do tamanho, tanto por meio dos nossos conteúdos gratuitos como com a prestação de serviços de contabilidade.

Nós também podemos ajudar você a abrir empresa ou transformar o seu MEI em ME. Visite o nosso site e conheça o nosso trabalho!

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. 

Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!