O que é e como garantir a Segurança Digital nas Empresas

saiba como garantir a segurança digital nas empresas

A segurança digital nas empresas se tornou fundamental em um cenário em que roubos e vazamentos de dados não são mais uma notícia incomum.  Ela coloca em prática ações preventivas, com o objetivo de evitar esse e outros crimes digitais.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a segurança digital e quais são os seus objetivos, além de conhecer as principais ameaças digitais e conferir as nossas dicas para manter o ambiente digital da sua empresa mais seguro.

Boa leitura!

  1. O que é Segurança Digital
  2. A importância de adotar medidas de Segurança Digital nas Empresas
  3. A diferença entre Segurança Digital e Segurança da Informação
  4. Quais são as ameaças á Segurança Digital das Empresas?
  5. Quais prejuízos podem ser evitados com estratégias de Segurança Digital nas Empresas?
  6. Como garantir a Segurança Digital da Empresa

O que é segurança digital?

A segurança digital é um ramo da TI que se dedica a proteger informações e dados que são exclusivos do negócio, dos colaboradores e dos seus clientes. Para isso, a equipe de segurança digital coloca em prática algumas ações e medidas e utiliza ferramentas próprias para isso.

Esses dados exclusivos podem ser documentos, informes de rendimentos, arquivos, senhas, softwares, sites e até mesmo perfis nas redes sociais, além de servidores e dispositivos de armazenamento. 

O objetivo da segurança digital é proteger esses dados de acordo com a necessidade da empresa.

Qual a importância de adotar medidas de segurança digital nas empresas?

Hoje em dia, não é incomum ouvir falar sobre roubos de dados, ataques de hackers e vazamentos de informações estratégicas. A segurança da informação garante a proteção desses dados, que podem ser muito valiosos para a empresa e até cruciais para a sua manutenção. Perder dados importantes pode colocar em risco todo o planejamento do negócio!

A segurança digital também protege por criptografia diferentes etapas da operação da empresa, aumentando a segurança sobre dados e, consequentemente, diminuindo os riscos de vazamentos.

Por fim, a segurança digital nas empresas também evita fraudes financeiras, vazamentos de dados bancários, números de cartões de crédito, etc.

Qual a diferença entre segurança digital e segurança da informação?

A segurança digital da empresa e a segurança da informação são dois trabalhos que têm uma relação próxima, porém não são a mesma coisa. A segurança digital tem o objetivo de propor parâmetros e ferramentas para cuidar de toda a operação digital de um negócio.

Ou seja, ela cuida de coisas como a abertura de sites, realização de transferências, login de usuários, operação de plataformas, entre outras coisas. Todas essas operações geram dados, que são acessados e armazenados o tempo todo.

A segurança da informação é a parte da TI que tem o objetivo de proteger exclusivamente esses dados, com parâmetros específicos para eles. Ou seja, é um trabalho menos amplo do que a segurança digital nas empresas.

segurança digital nas empresas

Quais são as ameaças à segurança digital das empresas?

O crime mais comum contra a segurança digital nas empresas é o roubo de dados seguido do seu vazamento — ameaça que vem sendo potencializada pelo crescimento do armazenamento de dados na nuvem. 

Mas essa não é a única ameaça. Conheça algumas outras:

  • Phishing: é um ataque no qual o invasor envia mensagens falsas em e-mails ou SMS para coletar informações de usuários que clicam em links;
  • Ataques DDOS: interrompe o tráfego normal da web e causa a queda do site ou servidor, inundando os sistemas ou servidores com mais informações do que podem suportar, para que travem;
  • Spyware: é instalado em dispositivos de pessoas que clicam em botões falsos para vigiar o comportamento do usuário e coletar dados pessoais e sensíveis;
  • Trojan: programa malicioso que, quando executado pelo usuário enganado, descobre senhas, ataca dispositivos e pode alterar ou excluir informações;
  • Worm: programa que se auto replica e transfere informações pela internet ou entre dispositivos;
  • Backdoor: dá ao invasor acesso remoto a computadores sem o conhecimento do usuário.

Quais prejuízos podem ser evitados com estratégias de segurança digital nas empresas?

Como você já sabe, o vazamento de dados é um dos crimes cibernéticos mais comuns atualmente — e ele pode ser evitado com estratégias de segurança digital nas empresas. Essas estratégias também diminuem significativamente as chances de fraudes em cartões de crédito, quedas de sites e sistemas, entre outras coisas.

Todos esses crimes podem trazer uma série de prejuízos para a empresa, a  depender do tipo de informação roubada e vazada. Esses prejuízos podem ser monetários, quando as fraudes envolvem e afetam o planejamento financeiro; estratégicos, quando são roubadas informações fundamentais para o desenvolvimento do negócio e até mesmo de imagem.

Isso acontece porque os clientes deixam de confiar em empresas que não são digitalmente seguras. Afinal, ninguém gosta de ter os seus dados roubados e expostos, não é mesmo? 

Como garantir a segurança digital da empresa?

A seguir, confira algumas dicas para aumentar a segurança digital na empresa!

Crie rígidas políticas internas

Ter uma política de segurança digital é o primeiro passo para se proteger contra esse tipo de crime — principalmente para empresas que adotam modelos de trabalho remoto ou híbrido.

É importante elaborar termos de conduta e responsabilidade para os colaboradores e orientar todos sobre as normas de acesso e cuidados com os dados.

Controle o acesso para colaboradores

Outra medida para aumentar a segurança digital na empresa é moderar o acesso interno a  informações. Isso evita que colaboradores de uma área interfiram no armazenamento de informações de outros setores, alterando ou excluindo informações sem querer.

Trabalhe com sistemas de bloqueio

Esse tipo de sistema impede a divulgação de dados sem o conhecimento da equipe interna de TI. Esses bloqueios podem ser feitos em sites, aplicativos e até mesmo em redes sociais. Também é possível permitir o acesso ao e-mail corporativo somente aos ambientes organizacionais.

Faça backups

O backup é a forma mais eficaz de se proteger contra a perda de informações importantes. Ele possibilita que os dados sejam armazenados em diversos dispositivos, como servidores externos e na nuvem, garantindo o acesso a eles mesmo em casos de danos aos dados originais.

Contrate uma contabilidade com segurança de dados

Dados contábeis são extremamente estratégicos e sensíveis. Por isso, a melhor opção para protegê-los de ataques cibernéticos e manter a sua empresa em segurança é contratar uma contabilidade confiável e que tenha camadas de proteção sobre estas informações.

Aqui na Agilize, por exemplo, nós contamos com o Certificados SSL e Criptografias para manter o sigilo contábil dos nossos clientes, além da Arquitetura da Amazon AWS como cloud provider.

Tenha planos de contingência

É muito importante para a segurança digital da empresa ter planos traçados para casos de ataques digitais. Assim, os profissionais saberão exatamente o que fazem para minimizar os impactos negativos.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira contabilidade online do Brasil, uma empresa que respira tecnologia desde os seus primeiros passos. Nós cuidamos de toda a contabilidade da sua empresa para que você possa focar os seus esforços no crescimento do negócio — e garantimos a segurança de todos os seus dados!

Temos uma equipe de TI especializada em segurança digital (e em segurança da informação) para evitar vazamentos, roubos de informações e fraudes.

Solicite um orçamento e receba uma proposta personalizada para o seu negócio!