Link de pagamento: conheça 7 vantagens para vendas online

como vender online usando link de pagamento

O link de pagamento é uma das diversas opções tecnológicas de pagamentos digitais que vêm surgindo no Brasil e no mundo nos últimos anos. 

O crescimento das vendas pela internet é o principal impulso para essa evolução, especialmente após o período de isolamento da pandemia da Covid-19, que acelerou o processo de digitalização de muitas empresas.

Tudo isso gerou uma grande demanda por diferentes formas de pagamento, que alinhassem agilidade e praticidade e permitissem que as transações acontecessem nas redes sociais.

Quer saber mais sobre o link de pagamento, conhecer as suas vantagens e entender como receber dinheiro assim? É só continuar lendo este artigo!

  1. Entenda o que é link de pagamento
  2. Saiba como funciona o link de pagamento
  3. Como receber valores por meio dos links de pagamento
  4. Conheça as 7 vantagens de utilizar link de pagamento
  5. Veja como emitir um link de pagamento

O link de pagamento é uma solução para pagamentos digitais que permite que clientes paguem por produtos ou serviços usando PIX, boleto, cartão de crédito ou débito em conta.

A tecnologia é voltada para empresas que não têm e-commerce mas vendem digitalmente. Na prática, ela funciona como uma página de checkout, na qual o consumidor encontra um resumo da sua compra, o valor total e as opções disponíveis para o pagamento da quantia.

Esse link é gerado pelo vendedor e pode ser transmitido ao cliente de diversas formas — via e-mail, chat, WhatsApp ou até mesmo pelas redes sociais!

Os links são oferecidos por empresas de pagamento online. Elas usam a mesma tecnologia usada em e-commerces para pagamentos em cartões, boletos ou PIX, seguindo todas as regras estipuladas para pagamentos online pelo Banco Central e pelas bandeiras de cartão.

O vendedor, quando quiser criar um link para receber um valor, acessa a plataforma e cadastra todas as informações pertinentes àquele pagamento. Algumas plataformas permitem, inclusive, que a página de checkout seja personalizada, para ficar com a cara de cada empresa.

Depois de configurar a página, o vendedor recebe um link para que o cliente tenha acesso a ela e deve enviá-lo para a pessoa responsável por fazer o pagamento.

A geração do link de pagamento costuma ser gratuita, mas as plataformas cobram um pequeno percentual sobre o valor movimentado, assim como acontece com as maquininhas de cartão.

como receber valores por meio do link de pagamento

Receber valor via link de pagamento é relativamente simples. Para isso, você precisa criar uma conta na plataforma de pagamento online da sua preferência.

Essas são algumas das opções disponíveis no mercado:

  • PagSeguro;
  • Mercado Pago;
  • SumUp Link;
  • Moip;
  • PicPay;
  • InfinitePay;
  • entre outras.

A nossa dica é que você analise os prós e contras de cada uma, analisando prazo para recebimento e comissão a ser paga para a plataforma.

Com a conta feita, basta você acessá-la e selecionar a opção de geração de um novo link de pagamento. Você deverá personalizar a página de checkout com as principais informações sobre a venda, selecionando formas de pagamento e quantidade de parcelas aceitas e indicando o valor total da venda.

Se quiser e a plataforma escolhida permitir, você pode personalizar a página com uma mensagem e até mesmo com a marca da sua empresa, para passar ainda mais credibilidade para os seus clientes.

Em seguida, basta copiar o link que for gerado pela plataforma e enviar para o cliente responsável pelo pagamento.

O valor recebido fica disponível na sua conta da plataforma e, depois, você pode enviá-lo para a conta bancária que quiser – geralmente com os descontos referentes às taxas para o uso da plataforma.

Receber usando link de pagamento traz muitas vantagens para os negócios que estão começando a vender no mundo digital e ainda não têm ou não pretendem investir em um e-commerce.

Essas são as principais:

  • facilidade para se cadastrar nas plataformas;
  • agilidade para reverter abandono de carrinho;
  • praticidade para a empresa e para o cliente;
  • segurança;
  • para lojas físicas, pode substituir maquininhas de cartão que precisam ser compradas;
  • menor prazo para recebimento do valor em conta;
  • possibilidade de oferecer ao cliente diversas opções de pagamento em um só link.

A emissão do link de pagamento varia de acordo com cada plataforma que oferece esse serviço. Mas a notícia boa é que, em geral, o processo é muito intuitivo e não exige programas específicos e nem conhecimento em pagamentos para a criação do link.

Como falamos, basta você acessar a plataforma de sua preferência e seguir o passo a passo indicado, preenchendo os campos disponíveis com as informações sobre a venda que pretende fazer.

Conheça a Agilize!

Receber via link de pagamento é muito prático e fácil, mas ainda assim é preciso organizar essas receitas e registrar cada entrada de valor na conta da sua empresa. Isso, além de trazer mais estabilidade financeira e previsibilidade sobre os ganhos, ajuda na apuração dos impostos e na elaboração das suas obrigações contábeis.

Nós somos a Agilize, entusiastas do empreendedorismo e primeira empresa de contabilidade online do Brasil. Desde 2013, estamos lado a lado ao empreendedor, oferecendo soluções em contabilidade para que ele não precise se preocupar com essa operação.

Assim, sobra mais tempo para cuidar do que realmente importa, que são as estratégias de crescimento do negócio!

O nosso time de especialistas cuida de tudo e registra todas as informações na nossa plataforma, desenvolvida especialmente para isso. Por lá, você acompanha as suas obrigações e a apuração dos seus impostos e recebe os boletos para realizar os pagamentos. 

Tudo isso com planos que cabem no seu orçamento! 

Para receber uma proposta personalizada para a sua empresa, é só preencher o formulário abaixo e aguardar o nosso contato!