O que é dropshipping e quais as vantagens desse modelo?
A digitalização do mercado causou o surgimento de diversas formas diferentes de empreender e vender pela internet. Uma delas é o dropshipping, um modelo que se popularizou nos últimos anos e vem conquistando cada vez mais espaço.
O principal atrativo do dropshipping é que o empresário não precisa se preocupar com estoque. E se você entende um pouco sobre comércio, sabe como um estoque mal gerenciado pode prejudicar o negócio, não é?
E aí, se interessou e quer conhecer melhor o dropshipping? Continue lendo este artigo!
- O que é dropshipping?
- Quais as vantagens de fazer dropshipping?
- Qual a diferença entre dropshipping, marketplace e e-commerce?
- Dicas de como fazer dropshipping
- Dropshipping é legal?
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de vendas online em que o lojista não precisa se preocupar com o estoque, pois usa o estoque de terceiros para fazer a venda.
Na verdade, a empresa de dropshipping funciona mais como um intermediário no processo de venda. O lojista divulga os produtos e faz a venda em seu site, mas, depois que o negócio é fechado, ele repassa o pedido para o fornecedor do produto, que será o responsável pelo envio ao consumidor.
Quer entender melhor? Veja como o dropshipping funciona em três passos:
- O cliente faz o pedido em uma loja virtual;
- O lojista envia as ordens de compra para o fornecedor, que vai faturar os pedidos;
- O fornecedor fica responsável por fazer as entregas diretamente ao cliente, sem que o produto precise passar pelo estoque da loja.
Quais são as vantagens de fazer dropshipping?
Saiba quais são os benefícios de investir nesse tipo de negócio digital!
Redução de custos
Como a empresa de dropshipping não tem estoque, não existem gastos com compra de produtos, embalagens, matéria-prima e com um espaço para armazenar tudo isso.
Em muitos casos, a mão-de-obra necessária para o trabalho também é reduzida, o que contribui para a redução de custos do negócio.
Trabalho remoto
Para quem prefere trabalhar de forma remota, o dropshipping é o negócio ideal. Como não há loja física e os fornecedores podem estar em qualquer lugar do mundo, o empreendedor tem a liberdade de trabalhar onde quiser — basta ter acesso à internet!
Variedade de produtos
A possibilidade de trabalhar com qualquer fornecedor também é uma grande vantagem do dropshipping, pois permite que o catálogo da loja seja muito variado.
Como o empreendedor não precisa se preocupar com estoque, pode disponibilizar qualquer tipo de produto em sua loja sem se preocupar com o armazenamento.
Foco no marketing
Como toda a parte de logística é terceirizada, o empreendedor tem mais tempo para se dedicar à parte estratégica do negócio, como a aquisição e fidelização de clientes.
Esse é o modelo ideal para quem gosta de marketing e vendas, mas não é tão bom na parte administrativa.
O suporte é por conta do fornecedor
Outra vantagem é que todo o processo de pós-venda, como suporte e devolução de produtos, por exemplo, fica sob responsabilidade do fornecedor. Ou seja, é ele que vai arcar com os custos da logística reversa em casos de troca ou devolução.
Aproveite e fique por dentro de outras modalidades de vendas e gestão da sua empresa em nossa newsletter. Inscreva-se no formulário abaixo.
Qual a diferença entre dropshipping, marketplace e e-commerce?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o dropshipping, vamos falar um pouco sobre outros modelos de negócios digitais de vendas para que você não confunda os conceitos.
O marketplace funciona como um shopping virtual. Diferentes vendedores podem anunciar os seus produtos em uma mesma plataforma, que faz a intermediação da venda e repassa o pagamento para o vendedor depois que a mercadoria é enviada para o cliente.
O Mercado Livre é um exemplo de marketplace — se você tem uma loja, além de vender os produtos no seu site e no seu espaço físico, você também pode anunciar por lá para aumentar o seu alcance.
Já o e-commerce é uma loja virtual completa, que se assemelha a uma loja física. O empreendedor, nesse caso, é responsável por desenvolver o site, controlar o estoque, cuidar da logística, etc.
Dicas de como fazer dropshipping
Quer começar a trabalhar com dropshipping e ainda não sabe como? Confira as nossas dicas!
Encontre um nicho
Um dos principais erros de quem está começando a trabalhar com dropshipping é apostar em um catálogo muito abrangente. A nossa dica é que você comece com um nicho específico de mercado!
Encontre bons fornecedores
Esse é um dos pontos mais importantes para quem trabalha com dropshipping, afinal, se o fornecedor não cumprir o prometido o cliente vai ter uma experiência de compra negativa.
O fornecedor deve ser confiável tanto em relação à qualidade dos produtos como em relação à logística.
Teste os produtos
Antes de começar a vender, compre algumas unidades antecipadamente e teste. Dessa forma você garante que os produtos funcionam, são de boa qualidade e que o fornecedor consegue entregá-los dentro do prazo prometido.
Invista em marketing
Sem se preocupar com estoque e logística, você vai conseguir se dedicar melhor às estratégias de divulgação. Promova sua loja em diferentes meios, como blogs, redes sociais, buscadores, YouTube, etc.
Cuide das finanças
E não é porque você não vai cuidar do estoque que não precisa estar sempre de olho nas finanças. Elas são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e uma das suas responsabilidades é ter um fluxo de caixa saudável, que esteja preparado para arcar com custos inesperados.
Dropshipping é legal?
Sim, o dropshipping é uma estratégia de vendas totalmente legal, desde que o empreendedor pague todos os tributos que incidem sobre as transações e cumpra todas as regras estabelecidas.
Para isso, é preciso conhecer bem a legislação brasileira e se atentar na hora de fazer contratos com os fornecedores.
Contar com o apoio de um contador nesse momento é essencial para garantir que tudo seja feito de maneira correta!
Conheça a Agilize!
Somos a primeira contabilidade online do Brasil e estamos ao seu lado em todas as etapas do seu negócio — desde o momento da abertura do CNPJ até a apuração mensal de impostos, sempre garantindo as melhores práticas tributárias para a sua empresa.
Assim, além de fazer tudo conforme a lei, você consegue trabalhar com a menor carga tributária possível, tornando o seu negócio ainda mais lucrativo.
Quer saber como podemos ajudar? Preencha o formulário abaixo para receber uma proposta personalizada!