Entenda o que é CNAE

Seguindo nossa linha de esclarecimento do vocabulário contábil para o empresário comum, neste post vamos te explicar o que é CNAE.
Nesse sentido, saiba que ter o código CNAE correto para as atividades da sua empresa irá lhe fazer ter mais economia e efetividade em seu negócio.
Vejamos um pouco mais sobre isso:

O que é CNAE?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, é uma classificação usada com o objetivo de padronizar os códigos de identificação de empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos etc.

Objetivo da CNAE

Quem busca entender o que é CNAE, deve saber também que ele visa a melhoria da qualidade dos sistemas de informação do Estado, possibilitando a maior articulação entre os diversos sistemas (Municipal, Estadual e Federal).
Apesar dessa classificação, diversas prefeituras e governos estaduais tem outras listas de serviço próprias, o que muitas vezes atrapalha e burocratiza o trabalho das empresas.
Isso vem a confundir o empresário comum, gerando possibilidade de erros de classificação, trazendo como consequência até mesmo multas.
Para agravar a situação, muitas prefeituras não oferecem nenhuma normativa que vincule o código CNAE ao código de sua lista de serviços. Por isso é tão importante entender o que é CNAE.

Qual o impacto de saber o que é CNAE para o seu negócio?

Toda empresa serve a um propósito e por isso deve dizer “a que veio ao mundo”, ou seja, dizer quais atividades vai executar.
Por isso existe a CNAE, para que haja uma padronização das atividades. As atividades de sua empresa ficam descritas no cartão CNPJ da mesma e servem para informar quais atividades empresariais você pode executar.
Assim, uma empresa que tem CNAE de serviços agrícolas não pode executar um serviço de informática, por exemplo. Consulte a classificação completa da CNAE aqui e fique ainda mais por dentro de o que é CNAE!
A boa escolha da atividade da empresa é um dos principais passos na abertura e alteração contratual da empresa.
O empresário que sabe escolher suas atividades da maneira correta evita muitos problemas futuros para a empresa, inclusive dificuldade de prestação de serviços ou venda de produtos.
Na Agilize, fazemos uma consultoria personalizada para ajudar nosso cliente, tudo isso gratuitamente e com um atendimento reconhecidamente excelente!

Curiosidades


A gestão e manutenção da CNAE é de responsabilidade do IBGE, a partir das deliberações da Comissão Nacional de Classificação – Concla. A CNAE 2.1 é uma classificação estruturada de forma hierarquizada em cinco níveis, com 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 672 classes e 1318 subclasses.

Venha conversar sobre o que é CNAE e qual o melhor para o seu negócio com quem entende do assunto: