5 dicas imperdíveis para reduzir custos no seu negócio
Redução de custos no seu negócio
1. Faça uma análise de todos os custos
A redução de custos requer uma análise rigorosa sobre a estrutura de custos do seu negócio. Para isso, identifique quais são os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Saiba como identificá-los!
Custos diretos
São aqueles que têm relação direta com o seu negócio, como a aquisição de insumos e matéria-prima.
Custos indiretos
São os mais difíceis de serem identificados, por não serem tão perceptíveis. Em geral, precisam ser definidos por meio de estimativas ou rateios. É o caso da depreciação dos equipamentos.
Custos fixos
Englobam os custos que o negócio tem independentemente de ter maior ou menor demanda por produtos ou serviços. Por exemplo, aluguel, condomínio etc.
Custos variáveis
Dependem da demanda dos produtos ou serviços. Pense, por exemplo, no caso de um consultor que, para atender a um cliente específico, precisa viajar para outro Estado duas vezes por mês.
2. Tenha um bom fluxo de caixa
Controlar o fluxo de caixa permite o acompanhamento dos gastos. Na hora de fazer esse controle, tenha os seguintes cuidados:
faça a projeção das contas a pagar;
registre todas as saídas de dinheiro do caixa;
identifique os custos por tipo (direto, indireto, fixo e variável).
Além de servir para o controle diário das finanças, o fluxo de caixa servirá como um importante relatório para análise do orçamento, indicando onde há excessos e quais ajustes precisam ser feitos nas contas.
3. Use a tecnologia
A tecnologia é uma das principais aliadas na hora de reduzir custos.
Mesmo os sistemas ou recursos mais simples já conseguem gerar bons resultados rapidamente.
Hoje, é possível encontrar aplicativos feitos sob medida para microempresários, que podem ser adotados facilmente na sua rotina de controle financeiro sem pesar no orçamento, até mesmo ferramentas de controle de ponto online e outras facilitações.
4. Negocie com fornecedores
A negociação com fornecedores é uma questão central para empreendedores que desejam diminuir os custos no dia a dia. Prazos de pagamento e valores precisam estar bem alinhados para não pesarem no orçamento. Por isso, vale a pena pesquisar bem os preços e negociar condições especiais de pagamento antes de fechar uma compra. Além disso, tente alongar ao máximo os prazos de pagamento (sem deixar de observar o impacto dos juros no saldo a ser pago). O ideal é pagar fornecedores depois de receber dos clientes. Assim, você evita descompassos no fluxo de caixa, reduzindo as chances de entrar no vermelho.
5. Contrate a contabilidade online
A contabilidade é a área que mais pode contribuir para a redução de custos no seu negócio, pois acompanha rigorosamente todos os valores movimentados. Para isso, é preciso que os serviços contábeis sejam ágeis e acessíveis. Essas são características contempladas pela contabilidade online.
Com essas dicas, ficará mais fácil planejar a redução de custos e organizar as finanças. Pronto para começar esse processo?
E para saber mais sobre redução de custos e gestão de negócios, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos gratuitamente.