Aprenda como fazer conciliação bancária na sua empresa

como fazer conciliação bancária na sua empresa

A conciliação bancária é um dos processos de gestão das finanças de uma empresa. O seu principal objetivo é garantir que os valores apontados no extrato bancário das contas da empresa estão de acordo com o que foi registrado no controle do fluxo de caixa.

Essa é uma forma de garantir um saldo bancário confiável, além de ajudar a identificar erros precocemente e evitar fraudes dentro da empresa.

Quer saber mais sobre a importância da conciliação bancária e conferir um passo a passo para tornar esse processo uma rotina na sua empresa? É só continuar lendo este artigo!

  1. Entenda o que é conciliação bancária
  2. A importância da conciliação bancária na contabilidade da sua empresa
  3. Saiba como fazer a conciliação bancária
  4. Descubra com que frequência a conciliação bancária deve ser feita
  5. Veja como facilitar a conciliação bancária do seu negócio como Agilize Unique

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é o ato de comparar as movimentações das contas bancárias da empresa com o controle financeiro interno do negócio.

Na prática, a pessoa responsável por essa atividade vai verificar se esses registros são idênticos ou se há diferença entre ambos. Neste último caso, é preciso tomar as devidas providências para entender onde está o erro e consertá-lo antes que prejudique as finanças ou até mesmo outros setores da empresa.

A importância da conciliação bancária na contabilidade da sua empresa

Quem tem empresa sabe como o controle financeiro é importante. É ele que garante a saúde financeira da empresa, evita fraudes e ainda facilita o trabalho de contabilidade – e tudo isso é essencial para a manutenção da empresa e seu funcionamento dentro da legalidade.

Uma das principais funções da conciliação bancária é fazer o controle das receitas que chegam por meio de vendas por cartão e boletos. Mas ela também ajuda a evitar fraudes dentro da empresa – se um funcionário alterar os registros internos, isso será apontado pela conciliação bancária, já que não é possível alterar os registros bancários.

Além das fraudes, a conciliação bancária também ajuda a identificar pequenos erros cometidos pelo controle interno, mas que podem fazer grande diferença no longo prazo e prejudicar significativamente as contas da empresa.

Esses pequenos erros também podem impactar a veracidade das declarações fiscais e contábeis emitidas pela empresa. E você sabe que erros nesse tipo de declaração podem trazer grandes problemas, não é? Além de pagar multas, a empresa pode até ser acusada de cometer crimes tributários.

Por isso, por mais que seja uma atividade simples, a conciliação bancária tem grande importância na rotina da empresa e não deve ser deixada de lado.

como fazer conciliação bancária

Saiba como fazer a conciliação bancária

Agora que você já sabe oque é a conciliação bancária e como ela é importante para a saúde financeira da empresa, confira o passo a passo que preparamos para ajudar você a inserir essa tarefa na rotina da sua empresa!

Registre todas as entradas e saídas

O registro de entradas e saídas de recursos do caixa da empresa é chamado de fluxo de caixa. Esse controle é fundamental para a conciliação bancária, além de ajudar a equipe de gestão em outras rotinas administrativas.

Toda movimentação deve ser registrada, por menor que seja o valor da transação.

Verifique os saldos

Antes de entrar na análise mais detalhada, verifique os saldos das contas no final do período. Ele corresponde ao esperado, de acordo com o controle do fluxo de caixa? Se os valores forem diferentes, esse é um sinal de alerta. certamente você vai encontrar inconsistências na comparação, por isso deve ter cuidado redobrado na hora de conferir.

Analise os detalhes

Na hora de partir para a análise de detalhes, você deve mesmo prestar atenção a eles. Algumas pessoas tendem a conferir somente os valores das movimentações, mas é importante que você também se certifique de que as datas e horários estão corretos.

Isso ajuda, por exemplo, a evitar multas por atrasos.

Corrija as divergências

Sempre que achar um erro nos registros, é preciso consertá-lo. Se o erro estiver no controle interno, a tarefa é mais fácil. Basta acionar a pessoa responsável e solicitar que faça o ajuste.

Se o erro estiver no extrato, será necessário entrar em contato com o banco.

Armazene dados e documentos

Não deixe de armazenar todos os documentos que comprovem essas movimentações financeiras, como notas fiscais, recibos e comprovantes de pagamento. Também é muito importante que você armazene os extratos, porque os bancos nem sempre disponibilizam os extratos mais antigos.

Você pode imprimi-los ou salvar os arquivos na nuvem, para que fiquem armazenados com maior segurança.

veja o passo a passo de como fazer conciliação bancária

Com que frequência a conciliação bancária deve ser feita?

O ideal é fazer a conciliação bancária diariamente. Assim, você garante que vai identificar os erros assim que forem cometidos, enquanto há ainda há tempo de corrigi-los. 

No entanto, a depender da quantidade de movimentações da empresa, a conciliação pode ser feita semanalmente ou até mensalmente.

Facilite a conciliação bancária do seu negócio com o Agilize Unique

Você sabe como a conciliação bancária é importante mas não tempo, não gosta ou não quer fazer isso pela sua empresa? Isso seria um problema se não existisse a Agilize Unique, uma consultoria criada especialmente para empresas que precisam de um suporte personalizado para as suas rotinas contábeis.

O Agilize Unique é uma novidade e chega para ajudar você com todas essas atividades que, apesar de muito importantes, são consideradas chatas pelos empreendedores. Com a nossa consultoria, além de não precisar cuidar dessas atividades burocráticas, você tem mais tempo para se dedicar ao crescimento da sua empresa e toda a tranquilidade de saber que a sua contabilidade está em boas mãos.

Além de toda a conciliação bancária da sua empresa, a gente pode te ajudar com:

  • pagamento de contas;
  • pagamento de impostos;
  • emissão de notas fiscais (pelo WhatApp, olha que prático!);
  • importação ds notas da sua empresa em qualquer município;
  • declarações contábeis;
  • consultoria agendada com nossos especialistas.

Conheça a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil!

A Agilize é entusiasta do empreendedorismo e pioneira no Brasil em contabilidade online e está sempre lançando novidades para descomplicar a vida do empreendedor. A gente cuida de toda a burocracia para que você tenha menos preocupações e mais tranquilidade para fazer o seu negócio evoluir.

O nosso time tem especialistas super experientes, que estão sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas e te ajudar a manter todas as suas obrigações em dia, além de evitar que você pague mais impostos do que precisa.

E o nosso atendimento é muito acima da média do mercado! Pode perguntar a qualquer cliente!

Para ter um gostinho de como é ser atendido pelo nosso time, é só preencher o formulário abaixo. Um dos nossos consultores vai entrar em contato com uma proposta personalizada para a sua empresa!