Varejo omnichannel: o que é e como implementar essa estratégia
O omnichannel é uma estratégia que unifica diferentes canais de comunicação, sejam eles físicos ou digitais. O objetivo é facilitar a busca por informações e melhorar a experiência do público.
O conceito de omnichannel pode ser aplicado a qualquer empresa, mas hoje, neste texto, vamos falar especificamente sobre o varejo omnichannel. Como essa estratégia pode melhorar as vendas e contribuir com a fidelização de clientes?
Continue lendo para descobrir e conferir dicas de como aplicar no seu negócio!
- O que é varejo omnichannel
- Entenda as vantagens do varejo omnichannel para comércio
- Não confunda omnichannel com multichannel
- Como implementar a estratégia omnichannel no seu negócio
O que é varejo omnichannel?
Varejo omnichannel é a integração entre diferentes canais de vendas de uma mesma empresa, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais completa para o cliente.
Imagine que você precisa comprar uma geladeira nova para a sua casa. Você pensa logo em duas opções: visitar lojas e pesquisar preços na internet, não é mesmo? Não é estranho encontrar preços diferentes nos dois pontos de venda, mesmo que ambos pertençam à mesma empresa.
Mas, quando uma loja pratica o omnichannel, a integração entre todos os seus canais de vendas é tão grande que você encontra em ambas as mesmas informações, inclusive em relação ao preço.
O varejo omnichannel também está presente nas empresas que permite que você faça a compra pelo site e retire o produto na loja física.
O comportamento do consumidor no ponto focal dessa estratégia
A mudança do comportamento do consumidor nos últimos anos foi o que levou ao avanço do omnichannel para o varejo. Uma das principais características do consumidor contemporâneo é a constante utilização da tecnologia, que permite o acesso rápido e fácil a qualquer tipo de informação.
Isso faz com que as pessoas se tornem mais exigentes e, ao mesmo tempo, sejam influenciadas digitalmente a fazer compras, seja em lojas virtuais ou presenciais. Um levantamento mencionado no Think With Google aponta que a internet é responsável por influenciar mais de 50% das compras realizadas em lojas físicas.
Entendeu a importância do omnichannel para o varejo nos dias atuais?
Quais são as vantagens do omnichannel para o comércio?
Se você está pensando em adotar a estratégia omnichannel na sua loja, precisa avaliar o quão benéfica essa mudança pode ser. para ajudar, listamos aqui os principais benefícios que o omnichannel pode proporcionar para a sua empresa!
Melhor experiência do cliente
Como já falamos aqui, os consumidores estão cada vez mais exigentes e não veem somente o preço como um fator decisivo para a compra. Hoje, as pessoas estão em busca de boas experiências!
Quando a empresa se faz presente em diferentes canais, não é somente a experiência de compra que se torna mais prazerosa. Quando o atendimento também tem esse perfil, o cliente consegue deixar de lado as horas gastas ouvindo musiquinhas em ligações telefônicas e a necessidade de se deslocar para obter informações sobre os produtos.
Redução de custos
Esta é uma vantagem que nem todo mundo consegue perceber no primeiro momento, principalmente porque a migração para o omnichannel exige alguns investimentos.
Mas, no longo prazo, você vai perceber que o seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC) fica muito menor.
Maior coleta de informações sobre o cliente
Hoje em dia, a coleta de dados sobre o consumidor é fundamental para definir estratégias mais eficazes e tomar decisões orientadas por informações reais. O omnichannel ajuda a estabelecer mecanismos mais completos para essa coleta.
Depois, os dados podem ser utilizados pela equipe de vendas, marketing, logística e até desenvolvimento de produtos.
Não confunda omnichannel com multichannel
O omnichannel, como você já sabe, é uma estratégia de integração de canais, com o objetivo de promover uma experiência única para o usuário. O multichannel, por sua vez, é uma estratégia que veio antes dessa e indica a utilização de diversos canais.
Ou seja, no omnichannel a empresa usa diversos canais que estão integrados. Já no multichannel, a empresa apenas utiliza diferentes canais de vendas e comunicação, sem que eles estejam integrados.
Como implementar a estratégia omnichannel no seu negócio?
Se interessou pelo varejo omnichannel e quer implementá-lo no seu negócio? Confira o passo a passo!
Conheça seu público
A primeira coisa a se fazer antes de partir para as mudanças é conhecer melhor o seu público. Sabendo quais são as suas preferências, objeções, sonhos e influências, fica muito mais fácil saber em quais canais você precisa estar.
Além disso, o conhecimento sobre o público permite que você tenha uma comunicação mais eficaz, usando linguagem adequada, além de poder desenvolver produtos que sejam realmente úteis para os consumidores.
Escolha os canais onde o seu público tem presença mais expressiva
O próximo passo no caminho para o varejo omnichannel é a definição de quais canais a empresa vai utilizar. Você não precisa estar presente em todos — escolha somente aqueles que o seu público mais utiliza e com os quais mais se identifica.
Garanta a integração entre os canais
Agora é hora de criar uma infraestrutura confiável para a empresa. A loja virtual deve ser mobile friendly, as redes sociais devem ter design e linguagem parecidos com os que são utilizados nos outros canais, se optar por construir um aplicativo, ele deve oferecer uma experiência muito parecida com a do site — porém ainda melhor, para estimular que os clientes usem o seu sistema.
Analise resultados e aplique as otimizações necessárias
Para ter resultados sempre melhores, é fundamental ficar de olho nos indicadores de desempenho da sua loja. Só assim você consegue identificar os pontos de melhoria e traçar uma estratégia para implementá-las.
A análise de resultados também permite identificar as estratégias que estão dando certo — e a partir daí você pode ter insights para novas ações!
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