Certificado digital: o que é, para que serve e como obter o seu!

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Se você ainda não sabe o que é certificado digital, saiba que ele funciona como o RG da empresa. Afinal, ele funciona como uma identidade eletrônica, que pode ser usada para assinar documentos e trazer mais segurança na hora de fazer transações digitais.

Aqui neste artigo, você vai saber tudo sobre o tema: vai descobrir o que é certificado digital, quem precisa ter, quais são os tipos e como obter um para a sua empresa.

Acompanhe!

  1. O que é certificado digital?
  2. Para que serve o certificado digital?
  3. Quem precisa de certificado digital?
  4. Quais são os tipos de certificado digital?
  5. Como adquirir o certificado digital da sua empresa: veja o passo a passo
  6. Qual o valor do certificado digital?
  7. Qual o prazo de validade do certificado digital?
  8. Como fazer a renovação do certificado digital?

O que é certificado digital?

O certificado digital é um documento virtual que identifica uma entidade física (pessoa) ou jurídica (empresa) de forma segura e com validade legal. É conhecido popularmente como “Identidade Digital”, por permitir a assinatura de documentos em ambientes virtuais.

O surgimento do certificado digital ocorreu por conta da necessidade das pessoas, físicas e jurídicas, fazerem transações e assinarem documentos no meio virtual.

Assim, com as coisas cada vez mais digitalizadas, a importância das transações de documentos de um jeito mais simples e seguro ganhou cada vez mais urgência.

Dessa forma, ele é responsável por validar a legitimidade da assinatura de documentos e de transações (transferências, por exemplo) no meio virtual.

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital serve para autenticar diversos tipos de transações e atividades no meio digital. Veja alguns exemplos:

  • Assinatura de documentos digitais;
  • Envio de declarações oficiais aos órgãos do governo;
  • Realização de transações bancárias;
  • Emissão de documentos como passaporte, diplomas, entre outros;
  • Assinatura de notas fiscais eletrônicas e escriturações fiscais e contábeis;
  • Envio de informações sobre uma empresa para as autoridades;
  • Participação em leilões eletrônicos;
  • Criação de procurações eletrônicas;
  • Login em sites como o Portal e-CAC e o site da Receita Federal.

A vantagem de usar o certificado digital é que ele traz mais segurança e praticidade, facilita o acesso a serviços públicos e reduz o custo do negócio com a gestão de documentos (impressão, armazenamento, abertura e reconhecimento de firma, entre outras coisas).

Quem precisa de certificado digital?

A maioria das empresas precisa ter um certificado digital. Ele não é obrigatório em poucos casos: para o Microempreendedor Individual (MEI), para empresas com até um empregado optantes pelo Simples Nacional e para pessoas físicas — ainda assim é interessante ter o certificado para usufruir dos seus benefícios.

Todas as outras empresas precisam do certificado digital para se relacionarem com órgãos governamentais, já que algumas obrigações só podem ser entregues com o uso dessa certificação.

Empresas

Tirando as duas exceções sobre as quais já falamos, todas as empresas precisam ter um certificado digital para:

Profissionais da saúde

Para esse tipo de profissional, o certificado digital também permite a assinatura de prescrições médicas e atestados, além de prontuários médicos e laudos eletrônicos.

Advogados

No caso dos advogados, o certificado digital serve ainda para a assinatura de petições, pareceres, procurações e contratos.

Contadores

Com um certificado digital, os contadores podem enviar informações com segurança para órgãos públicos, algo essencial para o gerenciamento das atividades contábeis, trabalhistas, patrimoniais e tributárias dos seus clientes.

Quais são os tipos de certificado digital?

Existem dois tipos de certificado digital: o A1 e o A3. Saiba mais sobre eles!

Certificado digital A1

Esse arquivo digital possui a validade de doze meses. Pode ser instalado em diversas máquinas e acessado por qualquer dispositivo.

Também pode ser integrado à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e exigir senha para a sua utilização apenas uma única vez.

Sua obtenção irá ocorrer em meio digital através de um programa fornecido pela Autoridade Certificadora, conhecida como AC.

Agora conheça pontos positivos e negativos ao escolher esse certificado digital.

Vantagens do certificado digital A1:

  • A senha do certificado não precisa ser gravada, pois só é solicitada no momento da instalação. Assim, evita a sua perda e uso indevido;
  • É restrito o acesso a quem utiliza o computador no qual está instalado o certificado;
  • Notas fiscais eletrônicas são emitidas com mais facilidade e sem a necessidade do uso da senha;
  • A instalação poderá ser feita em mais de um computador;
  • Tem custo menor que o A3 

Desvantagens do certificado digital A1:

  • Há a necessidade de realização de uma cópia de segurança do certificado, pois se houver um problema no computador, será necessária a aquisição de outro certificado;
  • O A1 vale somente por doze meses.

Certificado digital A3

Esse certificado é considerado o mais seguro — visto a sua limitação de uso a um computador por vez. Entretanto, isso também implica outras questões. 

De antemão, já saiba que ele pode ser adquirido em alguns destes formatos:

  • Cartão;
  • Token (dispositivo eletrônico gerador de senhas);
  • Pen drive;
  • Kit leitora (dispositivo que serve para ler e gerar assinaturas digitais).

Vantagens do certificado digital A3:

  • O armazenado é feito em um cartão que pode ser levado e instalado em qualquer computador;
  • Uma vez que todas as operações são realizadas com o chip existente no cartão, é mais seguro;
  • Sua validade, geralmente, é de três anos.

Desvantagens do certificado digital A3

  • Sua utilização fica restrita a um computador por vez;
  • Para usar o certificado, a senha deverá ser revelada ao usuário e deverá ser digitada sempre para o uso;
  • Sujeito a danos ou roubos do chip;
  • Será necessária a realização da compra de uma leitora de cartões;
  • É mais caro que o A1;
  • Caso a senha seja digitada errada repetidas vezes, será necessária a compra de outro certificado.

Como adquirir o certificado digital da sua empresa: veja o passo a passo

Confira a seguir o caminho para a obtenção do seu certificado digital!

Escolha uma Autoridade Certificadora 

O primeiro passo é escolher uma autoridade certificadora (AC) reconhecida, que esteja autorizada a emitir certificados digitais. Pesquise bem para encontrar uma empresa confiável e com boas referências.

Esses são alguns exemplos de ACs:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios;
  • Serasa Experian,
  • Certisign.

Separe a documentação necessária 

A autoridade certificadora solicita documentos para validar a identidade da empresa e de seus representantes legais. Esses documentos podem variar de acordo com o tipo de certificado digital desejado.

Faça o agendamento 

Após reunir os documentos necessários, será preciso agendar um horário para fazer a emissão do certificado. Nesse momento, a AC vai conferir a sua documentação e comprovar a sua identidade.

Caso você esteja emitindo o certificado pela primeira vez, esse compromisso precisa ser presencial, pois será necessário fazer coleta de dados biométricos.

Emissão do certificado 

Após a confirmação da identidade, o certificado digital será emitido e entregue aos representantes da empresa. Esse certificado poderá ser armazenado em um token USB ou em um smart card, garantindo maior segurança às operações.

Instale e comece a usar

Finalmente, é necessário instalar o certificado digital nos dispositivos que serão utilizados para acessar serviços e realizar transações online. 

A instalação geralmente é seguida de um passo a passo fornecido pela autoridade certificadora.

Qual o valor do certificado digital?

Os valores do certificado digital variam de acordo com seu formato e tipo. Assim, é possível encontrar opções a partir de R$ 99, como é o caso do modelo A1.

Qual o prazo de validade do certificado digital?

O prazo de validade do certificado digital também depende do seu tipo. O A1 tem validade de um ano e o A3, de três anos.

Como fazer a renovação do certificado digital?

O processo de renovação é parecido com o de aquisição, com a diferença de que, se você já tem os seus dados biométricos cadastrados, não precisa ir presencialmente à sede da Autoridade Certificadora. Nesse caso, é permitido fazer a renovação pela internet.

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