Você já parou para pensar sobre o quanto o empreendedorismo feminino é imprescindível para a sociedade?

Convenhamos: por muito tempo, a mulher sofreu com as restrições e o desencorajamento oriundo de um status quo.

No Brasil, em 1970, após a Lei do Divórcio, muitas mulheres ganharam mais autonomia e passaram a ser provedoras do próprio lar.

Entretanto, apesar dessa vitória, na história, ficaram algumas marcas.

Dentre elas, duas, em especial, chamam mais atenção quando o assunto é “empreendedorismo feminino”: autoestima e confiança.

Em primeiro lugar, a autoestima da mulher sofreu um forte impacto do condicionamento social.

Ou seja, devido a mesma passar anos sujeita à imagem do homem como o principal provedor da casa – ao se separar – se viu obrigada a utilizar o empreendedorismo como forma de sustento e, muitas vezes, sobrevivência.

Isso colaborou para que algumas mulheres não se reconhecessem enquanto empreendedoras.

Afinal, as suas decisões surgiam de uma necessidade e não de um conhecimento formal sobre o tema.

Além disso, aquelas que se reconheceram enquanto empreendedoras – ao buscar uma melhor estrutura para os seus negócios junto às instituições financeiras – não obtiveram o êxito desejado, pois a marca histórica sugeria que dificilmente conseguiriam arcar com essas obrigações.

Logo, por não serem de forma geral as provedoras da principal fonte da renda familiar, as mulheres não passavam tanta confiança na obtenção de créditos mais robustos.

Entretanto, será que, apesar de tudo isso, essa abordagem ainda se faz presente?

Caso faça, como reverter essa situação?

Portanto, se deseja saber as respostas para essas perguntas, atente-se aos tópicos selecionados a dedo para você a seguir:

banner fluxo de caixa

A Importância do Empreendedorismo Feminino para a Sociedade

Empreendedorismo feminino é a capacidade que a mulher possui de identificar problemas, oportunidades e propor soluções com ganhos para si e também para toda a sociedade – mesmo com todas as limitações impostas por um mundo ainda machista.

Dito isso, no tópico anterior, mencionei sobre a importância do impacto das marcas históricas na vida da mulher empreendedora. Além dessa questão, ressaltei duas dessas marcas em específico (autoestima e confiança). Sabe por quê?

Porque, além desses assuntos possibilitarem uma sociedade ainda mais igualitária para as mulheres, aumentará assim o empoderamento feminino.

E cá entre nós: não precisa ser mulher para perceber o quanto a jornada empreendedora desse ser é muito mais desafiadora que a dos homens.

Elas merecem esse reconhecimento!!

Afinal, não é novidade alguma: a grande maioria das mulheres empreendedoras, é dona de casa, esposa e, além disso, mãe.

Portanto, homens, antes de reclamarem daquele dia que não foi muito legal, pense nessas mulheres guerreiras que diariamente enfrentam essa jornada tripla.

Vá por mim, servirá de inspiração!

E por falar em mulheres empreendedoras, preciso chamar a sua atenção para um caso de sucesso que vale a pena ser compartilhado.

Portanto, me diga: você já ouviu falar da Luiza Helena Trajano?

Saiba que essa mulher empreendedora de sucesso é a mais rica do Brasil, além de ser a CEO da Magazine Luiza – uma das empresas brasileiras que mais cresce na bolsa de valores e que possui como diferencial sua visão inovadora.

Luiza Trajano é casada, mãe de 3 filhos e empreendedora. Começou a sua jornada no empreendedorismo aos 12 anos de idade.

Vale ressaltar que Luiza preside o Grupo Mulheres do Brasil, que visa estimular a liderança feminina em prol de um país melhor. Ela é um exemplo incrível de empreendedorismo feminino com um enorme impacto social.

Conheça mais histórias inspiradoras no vídeo abaixo:

Principais Dados do Empreendedorismo Feminino no Brasil e no Mundo

Desafios do empreendedorismo feminino.

Você consegue imaginar o real impacto que empreendedorismo feminino possui atualmente?

Não é novidade alguma que, praticamente, toda mulher possui uma tendência ao comportamento empreendedor.

Afinal, são seres cheios de intuição, sensibilidade, com um domínio natural da comunicação, além de possuírem um olhar muito mais empático para o próximo.

Saiba que esses pontos são imprescindíveis no processo de identificação dos problemas do cliente e na busca para as soluções dos mesmos.

Portanto, preciso compartilhar contigo alguns dados do Brasil e do mundo, que confirmam a importância do empreendedorismo feminino na sociedade e reforçam o que foi dito anteriormente. Assim, veja a seguir:

Brasil

  • Mais de 9 milhões de Mulheres estão à frente de um negócio conforme o Sebrae
  • 34% dos donos de empresas formais e informais é composto por mulheres
  • No empreendedorismo feminino, as mulheres representam cerca de 48% dos Microempreendedores Individuais (MEI)
  • 4 entre 10 lares são chefiados por mulheres
  • O nível de escolaridade da mulher empreendedora é 16% maior que o dos homens

Mundo

  • Negócios que possuem mulheres no comando são mais rentáveis conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT)
  • No mundo, entre 49 nações, as empreendedoras brasileiras estão em 7° lugar na categoria maior proporção de”empreendedores iniciais”
  • Conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a participação das mulheres na abertura de novos negócios é mais expressiva que a dos homens.

Esses são apenas alguns dos dados que reforçam a importância da mulher empreendedora enquanto agente transformadora da sociedade.

Logo, se, além de toda vantagem natural que a mulher possui, a mesma adotar o comportamento empreendedor, a conquista por uma sociedade igualitária se consolidará rapidamente através do empreendedorismo feminino.

Os Maiores Desafios da Mulher Empreendedora

São inúmeros os desafios que o empreendedorismo feminino enfrenta no Brasil. No entanto, devo chamar a atenção para 4 deles, pois fazem toda diferença ao longo da jornada da mulher que percorre esse caminho.

Dessa forma, conheça a seguir os principais desafios quando o assunto é “empreendedorismo feminino”:

Vida Pessoal

Ainda é comum vermos mulheres que são responsáveis apenas por cuidar dos próprios filhos, parentes idosos e afazeres domésticos. Assim, ficam muito mais sobrecarregadas que os homens.

Sabemos que essas atividades não são exclusivas da mulher. No entanto, consomem o seu tempo em demasia.

Assim, você sabia que, segundo uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, 70% dessas mulheres acabam por abrir um negócio em busca de flexibilidade?

Mortalidade das Empresas

Muitos negócios realizados por mulheres possuem um índice altíssimo de mortalidade.

Nesses casos, são diversos fatores que precisam ser avaliados de forma criteriosa.

Afinal, esses empreendimentos pecam em alguns pontos importantíssimos, tais como planejamento estratégico, tecnologia e finanças.

Portanto, para você ter uma ideia, conforme pesquisa realizada também pela Rede Mulher Empreendedora – no período da pandemia – mais de 80% dos negócios encabeçados por mulheres fecharam as portas.

Acesso ao Crédito

Conforme dados do Sebrae, as mulheres possuem um nível de inadimplência inferior ao dos homens (3,7% contra 4,2%).

Entretanto, apesar disso, as mulheres pagam taxas de juros anuais 3,5% mais elevadas que a do público masculino.

Isso ocorre devido à 2 fatores:

  • A desconfiança dos gerentes de bancos referente ao cumprimento da iniciativa
  • Insegurança no momento de negociar empréstimos

Tecnologia

Se a sua empresa não aparece na Google, ela não existe!

Infelizmente, os negócios criados por mulheres surgem geralmente por necessidade. Assim, muitos desses não buscam inovação, nem otimização através do uso da tecnologia. E isso favorece a mortalidade desses empreendimentos.


Dicas Incríveis para Aderir ao Empreendedorismo Feminino

Primeiramente, me responda a seguinte pergunta: você sabe qual o dia em que se comemora o empreendedorismo feminino?

Caso não saiba, o dia do empreendedorismo feminino é 19 de novembro.

É um dia para celebrar esse ato revolucionário que é o “empreender.”

Assim, devo ressaltar que apoiar essa causa é também buscar uma sociedade mais igualitária.

Por isso, a Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre à frente do seu tempo, de forma democrática, compartilhará a seguir dicas para ajudar ainda mais essas mulheres destemidas nessa causa:

Conteúdo com Qualidade

Como disse no começo do artigo, um dos principais problemas ligados ao empreendedorismo feminino é a autoestima. E nada melhor do que buscar inspiração e apoio com aquelas outras tantas mulheres que já desbravaram essa jornada.

Por isso, busque blogs, fóruns e meetups sobre o tema. Assim, você poderá trocar experiências e consumir um conteúdo rico, extremamente otimizado e que irá economizar seu tempo na jornada empreendedora.

Além disso, aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas dicas sempre!

Otimização de Procedimentos

Ao longo do artigo, ficou claro que, além do reconhecimento enquanto empreendedora, a tecnologia e o acesso ao crédito são alguns dos temas que mais inviabilizam a consolidação de empreendimentos liderados por mulheres.

Por isso, você sabia que a Agilize possui uma parceria com a Cora – um banco digital que propõe um atendimento especializado para as mulheres empreendedoras?

Você já tinha ouvido falar disso?

Saiba que Agilize e Cora integraram os seus sistemas para otimizar ainda mais todos os procedimentos contábeis e bancários que você necessita. E o melhor: tudo isso na palma da sua mão!

Incrível, né?

Dito isso, atente-se ao próximo tópico, pois quero compartilhar mais um ponto importantíssimo contigo!

Mulher Empreendedora, “Juntos Somos Mais Fortes!”

Você concorda comigo que, através do empreendedorismo feminino, é possível consolidar sonhos e impactar a sociedade, além de empoderar a mulher?

Você concorda comigo que “um sonho sonhado sozinho é um sonho, mas um sonho sonhado junto é realidade?!”

Você deseja um mundo mais igualitário, onde as pessoas possam caminhar lado a lado?

Convenhamos: transformar o mundo não é uma tarefa fácil!

Entretanto, isso também não é algo impossível!

Assim, para que tudo isso aconteça, um ponto será imprescindível: otimização do tempo – o ativo mais precioso do ser humano.

Nada na vida ocorre sem passar pela régua do tempo, certo?

Por isso, utilizar a otimização será essencial para que possamos dar atenção aos assuntos mais importantes – àqueles que revolucionam o nosso mundo.

Porém, para que isso aconteça, você deverá tomar decisões inteligentes e encontrar parceiros com uma visão parecida. Isso será essencial!

Dessa forma, se você não deseja perder tempo para desfrutar de um mundo melhor e, assim, realizar o seu sonho de ser uma mulher empreendedora de sucesso, não perca tempo: clique aqui agora e descubra já como tornar isso possível!

Não se esqueça: se quiser ir rápido, vá sozinha. Se quiser ir longe, vá acompanhada. Porém, se quiser ir rápido e longe, venha conosco!

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Quem leu esse artigo, não deixa de ver:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Um comentário

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.