O que é capital inicial e quanto precisa investir para abrir uma empresa? 

o-que-e-capital-inicial-para-a-empresa

São muitas as providências que um empreendedor precisa tomar antes de abrir uma empresa — planejamento, estudo de mercado, levantamento de documentos e, claro, recursos financeiros. E o recurso aplicado pelos sócios de uma empresa para que ela possa começar a funcionar é chamado de capital inicial e é sobre ele que vamos falar aqui neste artigo.

Além de entender o conceito, você vai saber quais são os tipos de capital inicial, como calcular o valor necessário e como conseguir levantar o dinheiro necessário para começar o seu negócio.

Acompanhe!

  1. O que é capital inicial?
  2. Quais são os tipos de capital inicial?
  3. Qual a importância do capital inicial?
  4. Como calcular o valor necessário para iniciar uma empresa?
  5. Como levantar capital inicial para uma empresa?

O que é capital inicial?

O capital inicial é o investimento que tem o objetivo de dar início a uma empresa. É com esse dinheiro que o empreendedor e seus sócios vão comprar ou alugar um espaço, contratar mão de obra, comprar equipamentos e até mesmo ter capital de giro para os primeiros meses de funcionamento.

Capital inicial x capital social

É comum que o capital inicial seja considerado um sinônimo de capital social. E os conceitos são mesmo muito parecidos, mas há uma pequena diferença.

O capital inicial pode ser usado para qualquer tipo de despesa inicial da empresa, inclusive antes da sua formalização. Já o capital social deve constar no contrato social, ou seja, já na fase formalizada da empresa.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre capital social

Aproveite e fique por dentro de outros assuntos sobre empreendedorismo e gestão de empresas em nossa newsletter. Inscreva-se!

Quais são os tipos de capital inicial?

Existem diversos tipos de capital inicial — levantado com fundos próprios, por financiamentos, investimento anjo ou empréstimos bancários. Saiba mais sobre cada um deles!

Capital próprio

Nesse caso, os sócios investem no negócio com recursos próprios, ou seja, auto financiam a nova empresa, sem depender de investimentos externos, empréstimos ou financiamentos.

Financiamento colaborativo

Outro tipo de capital inicial é o financiamento colaborativo, chamado também de crowdfunding. Aqui, uma grande quantidade de pessoas doa pequenas quantias por acreditarem no propósito da empresa, sem a expectativa de retorno sobre essa doação.

Investimento anjo

O investimento anjo é feito, normalmente, por um profissional experiente, com conhecimento sobre o mercado e o capital necessário para alavancar um novo negócio.

É comum que o investidor anjo, além de financiar o negócio, atue também como um mentor do empreendedor.

Empréstimos bancários

O empréstimo ou financiamento é um acordo feito entre o empreendedor e instituições financeiras, que emprestam a quantia necessária diante da promessa de pagamento com juros.

o-que-e-capital-inicial-para-a-empresa

Qual a importância do capital inicial?

O capital inicial é essencial para que a sua empresa dê os seus primeiros passos de forma sólida, com toda a estrutura que precisa para se estabelecer e conquistar os seus primeiros clientes.

Afinal, é com esse dinheiro que os sócios vão investir em um espaço físico, na criação de produtos ou serviços para serem vendidos, em todos os equipamentos necessários, despesas burocráticas para abertura da empresa, capital de giro, ações de divulgação, entre outras coisas.

Em resumo, o capital inicial é essencial para que a empresa não comece a funcionar no vermelho!

E para garantir que isso não aconteça, é preciso calcular com muito cuidado o valor necessário para o capital inicial do novo negócio. Vamos falar mais sobre isso?

Como calcular o valor necessário para iniciar uma empresa?

Esses são os passos que você precisa seguir na hora de definir o capital inicial da sua empresa:

  • Identifique as despesas: isso inclui o aluguel de um espaço, compra de suprimentos, contratação de mão de obra, seguro, ações de marketing e outros custos operacionais;
  • Considere os custos iniciais: taxas para obtenção do CNPJ, impostos, montagem de infraestrutura, treinamentos, etc;
  • Calcule o total dessas despesas;
  • Categorize as despesas: determine quais custos são únicos, como a compra de equipamentos, e quais são recorrentes, como o aluguel e a remuneração dos colaboradores;
  • Estabeleça um prazo para recuperar o valor investido: isso vai ajudar você a entender quanto tempo vai levar para que o negócio traga lucro para os sócios.

A depender do tipo de atividade que a empresa vá realizar, pode ser que surjam outros custos. Por isso, não deixe de fazer uma análise minuciosa sobre as suas necessidades e, se precisar, conte com ajuda profissional.

Como levantar capital inicial para uma empresa?

Agora que você já sabe o que é capital inicial e como ele é importante para os primeiros passos da sua empresa, é ora de saber como conseguir levantar os recursos necessários. Veja nossas dicas!

Tenha um bom plano de negócios

Esse documento traz todas as informações que os investidores precisam para analisar uma oportunidade de negócio e mostra que você é organizado e sabe o que está fazendo.

O plano de negócio deve conter:

  • descrição da empresa;
  • produtos e serviços que oferece;
  • pesquisa de mercado;
  • análise da concorrência;
  • hierarquia e estrutura da empresa;
  • estratégias de vendas;
  • objetivos e metas;
  • detalhamento financeiro.

Saiba exatamente de quanto precisa

Isso passa segurança e credibilidade aos investidores e garante que você vai receber a quantia que precisa para colocar em prática as primeiras ações planejadas.

Encontre investidores

Você pode usar a sua rede de contatos para encontrar investidores, mas também pode conhecer possíveis parceiros em eventos, feiras de empreendedorismo, redes sociais voltadas para negócios (como o LinkedIn) e plataformas online especializadas.

Conheça a Agilize!

Além do capital inicial, manter a organização financeira e contábil é essencial para que uma empresa dê os seus primeiros passos com segurança. E para isso você pode contar conosco!

Nós somos a Agilize, primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao seu lado desde os primeiros passos da sua empresa. O nosso time pode ajudar com todo o processo de abertura de empresa, cuidando da parte burocrática e oferecendo as melhores orientações sobre natureza jurídica e regime tributário, para que você pague somente os impostos que são realmente necessários.

Depois, quando a sua empresa já estiver em funcionamento, a gente faz a apuração mensal de impostos e cuida de todas as suas obrigações fiscais e contábeis, para que o negócio funcione conforme a lei e não tenha problemas com as autoridades.

Para receber uma proposta personalizada, é só clicar no banner aqui embaixo e enviar algumas informações sobre o seu negócio!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como obter crédito para empresas
  2. 4 dicas infalíveis para você alcançar a independência financeira!
  3. Saúde financeira: saiba como medir e melhorar a sua