Termo de transferência de contabilidade: o que é e como fazer?

termo-de-transferencia-de-contabilidade

O contador é um grande parceiro da sua empresa e deve trabalhar ao seu lado para garantir o cumprimento de todas as suas obrigações, além de ajudar a economizar no pagamento de impostos e fornecer todo o suporte que você precisa para tomar decisões estratégicas. Se isso não estiver acontecendo, você pode (e deve) fazer a troca de contabilidade e necessita de um termo de transferência de contabilidade.

Esse processo de troca de contabilidade é relativamente simples, mas exige uma extensa documentação, para que o seu novo contador tenha todas as informações que precisa para prestar um bom serviço.

Além dos documentos da sua empresa, também é necessário ter o Termo de Transferência de Contabilidade, um documento essencial para que essa transferência se concretize.

Aqui neste conteúdo você vai saber tudo sobre esse documento: o que é, quem deve emiti-lo e qual o seu papel no processo de troca de contador. Vamos lá?

  1. O que é o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica?
  2. Quem faz o Termo de Transferência de contabilidade?
  3. Como saber o momento de trocar de contador?
  4. Como funciona essa transferência?
  5. Como a contabilidade online pode ajudar nesse processo?

O que é o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica?

Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, ou TTRT, é o documento que oficializa a troca de contabilidade de uma empresa. Ele funciona como se fosse um contrato entre o empresário e o novo contador, normatizando a troca e estabelecendo os parâmetros para que toda a documentação necessária (documentos, livros e arquivos contábeis) seja fornecida.

Além de oficializar essa troca, o TTRT também tem grande importância para a contabilidade. Isso porque, desde a sua criação, a conduta ética e profissional da classe passou a ser amparada, dando mais segurança jurídica tanto para quem entrega como para quem recebe os documentos contábeis.

Esses documentos têm todas as informações que o contador precisa para realizar o seu trabalho. No processo de troca de contabilidade, o contador antigo deve transferir todos eles para o novo e o TTRT, como já falamos, estabelece os parâmetros para essa entrega.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Quem faz o Termo de Transferência de contabilidade?

A emissão do Termo de Transferência de Contabilidade deve ser feita pelo novo contador da empresa, em pelo menos três vias — uma fica com ele, a outra com a empresa e, a terceira, com o antigo contador. 

O responsável técnico anterior deve comunicar o novo sobre os fatos que de que deve tomar conhecimento para que possa ter um bom desempenho nas funções que vai passar a exercer.

Como saber o momento de trocar de contador?

O momento certo para trocar de contador é quando você sentir necessidade. Isso porque não é preciso esperar o encerramento de um ano, por exemplo, para fazer essa troca, como muita gente pensa.

Então, se você está insatisfeito com a sua contabilidade atual, pode decidir fazer essa troca a qualquer momento.

Esses são alguns sinais de que é hora de você trocar de contabilidade:

  • Erros no cálculo de impostos;
  • Lançamento de valores errados;
  • O seu contador não se mantém atualizado sobre as mudanças na legislação;
  • O seu contador não está disponível para tirar as suas dúvidas e prestar todos os esclarecimentos que você precisa;
  • Você não tem acesso fácil a informações sobre a sua empresa quando precisa;
  • Você quer reduzir custos com contabilidade.

Como funciona essa transferência?

O primeiro passo para a troca da contabilidade é a tomada dessa decisão. Depois, você deve escolher uma nova empresa para contratar. A nossa dica é que você escolha uma contabilidade que ofereça tudo aquilo que o seu contador antigo não oferecia e você sentia falta, além das coisas que ele também oferecia e você gostaria de continuar tendo.

O próximo passo é entender o que está presente no termo de transferência de contabilidade do contrato com o seu contador atual. Nesse momento, você deve analisar as cláusulas de rescisão e aviso prévio, para evitar pagar multas. Se achar necessário, consulte um advogado!

Aí, então, você deve comunicar o seu contador atual sobre o cancelamento, dizendo a partir de qual mês a transferência será feita. É depois disso que o novo contador vai emitir o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica e o contador anterior vai passar para ele toda a documentação da sua empresa.

Além desses documentos, você também vai precisar entregar à empresa nova alguns outros:

Como a contabilidade online pode ajudar nesse processo?

Contratar uma contabilidade online diminui significativamente a burocracia para resolver esse tipo de migração e uso do termo de transferência de contabilidade. Isso porque, como tudo acontece online, até mesmo o termo de transferência de contabilidade, você não precisa ir até a nova empresa com uma papelada na mão. Basta anexar tudo pelo seu computador!

Além disso, a contabilidade online facilita todos os trâmites do seu dia a dia. Por meio de uma única plataforma você consegue resolver tudo: enviar e receber documentos, emitir notas fiscais, pegar as guias de pagamento de impostos e acessar todas as informações sobre as movimentações financeiras da sua empresa (o que é essencial para a tomada de decisão orientada por dados).

Conte com a Agilize!

Se você não está satisfeito com a sua contabilidade, precisa conhecer a gente! Somos a primeira contabilidade online do Brasil e já ajudamos mais de 20 mil clientes a manter seus negócios em dia, oferecendo um trabalho de qualidade e um atendimento conhecido por ser sempre gentil e resolutivo.

Nosso time tem contadores especialistas em diversas áreas, que estão sempre disponíveis para tirar suas dúvidas. Eles registram tudo o que acontece com a sua contabilidade na nossa plataforma, que foi desenvolvida especialmente para isso.

Ser cliente Agilize é ter praticidade no dia a dia! A gente cuida de tudo para você, desde a emissão do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica até a elaboração das suas obrigações mensais — assim você tem mais tempo para se dedicar à parte estratégica do seu negócio!

Para conhecer melhor os nossos serviços e entender como podemos ajudar, é só solicitar o nosso contato que vamos enviar uma proposta personalizada para a sua empresa!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. O que é alteração contratual e como fazer na sua empresa?
  2. 7 motivos para ter um contador ajudando a sua empresa
  3. Como a Essence Branding cresceu fora do Brasil com a Agilize
';