Agilize é RA1000 no Reclame Aqui

reclame-aqui-agilize

A Agilize Contabilidade arrasa no Reclame Aqui: acabamos de conquistar o selo RA 1000, concedido a empresas que atingem a excelência no atendimento ao cliente.

Esse é um grande marco na nossa história e nós queremos agradecer a todos — tanto ao nosso time, em especial o de atendimento ao cliente, quanto aos nossos clientes. Sem vocês, não chegaríamos até aqui!

E queremos aproveitar o momento para compartilhar um provérbio africano que tem tudo a ver com a nossa filosofia: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado“. Mas se você quiser ir longe e rápido, venha conosco! Mas agora vamos falar mais sobre o selo que conquistamos?

  1. O que é o Reclame Aqui?
  2. Como funciona seu selo RA 1000?
  3. Como responder o Reclame Aqui?
  4. Como gerar oportunidades com a reclamação dos clientes?

O que é o Reclame Aqui?

O Reclame Aqui é uma plataforma extremamente relevante para o consumidor e para as empresas. Ela funciona como um porta voz do consumidor que está insatisfeito, registrando as suas reclamações e deixando-as públicas. Dessa forma, tanto outros consumidores quanto as próprias empresas podem ter acesso às reclamações.

Para os consumidores, isso é muito importante, pois a visibilidade da plataforma permite que os questionamentos cheguem às empresas. Mas a importância do Reclame Aqui vai muito além disso. Hoje, ele já é considerado não somente um site de reclamações, mas também um espaço de pesquisa sobre a reputação das empresas.

Segundo o próprio site, 92% dos consumidores brasileiros usam a plataforma para pesquisar sobre uma empresa antes de fazer uma compra.

Depois que as reclamações são registradas, as empresas podem respondê-las — justificando o acontecido e oferecendo soluções para melhorar as satisfação dos clientes. 

E o Reclame Aqui classifica a reputação das empresas com base na quantidade de reclamações respondidas e no número de clientes que dizem ter as suas questões resolvidas. Outro critério de avaliação da plataforma é a disposição do cliente em voltar a fazer negócio com uma empresa após a solução do seu problema.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Como funciona o selo RA 1000?

O selo Reclame Aqui 1000 é um reconhecimento oferecido pela plataforma para as empresas com níveis exemplares de reputação. Para ganhá-lo, a empresa precisa preencher alguns critérios:

  • Índice de resposta: deve ser igual ou superior a 90%;
  • Média de avaliações: após ter a sua reclamação respondida e finalizada pela empresa, o usuário precisa atribuir uma nota de 0 a 10. Para receber o RA 1000, a empresa deve ter média igual ou superior a 7;
  • Índice de soluções: além da nota, o cliente também deve indicar se o problema foi solucionado ou não. Para o RA 1000, a empresa deve ter índice de soluções igual ou acima de 90%;
  • Índice de novos negócios: é um percentual de clientes que afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa após a finalização de uma reclamação. Para o RA 1000, esse índice deve ser igual ou superior a 70%.

Com esses critérios, você consegue perceber que o objetivo do Reclame Aqui não é somente registrar reclamações, mas avaliar como as empresas lidam com as questões e reconhecer quando fazem um trabalho de excelência no atendimento ao cliente — que é o caso da Agilize Contabilidade no Reclame Aqui!

reclame-aqui-agilize

Como responder o Reclame Aqui?

Agora é hora de aprender com quem sabe! Se você tem um negócio, é muito importante estar atento à chegada de novas reclamações e saber o que fazer para respondê-las de maneira adequada.

Confira as dicas da Agilize Contabilidade para mandar bem no atendimento no Reclame Aqui:

  • Peça desculpas: ainda que o motivo da reclamação não tenha sido um erro da empresa, é preciso mostrar empatia e dizer ao cliente que sente muito pelo acontecido;
  • Proponha soluções: além disso, também é importante propor soluções imediatas para sanar o problema da maneira mais rápida possível — independentemente de quem tenha errado;
  • Tenha certeza que o cliente teve o seu problema resolvido: e não basta oferecer a solução — é preciso entrar em contato depois para saber se tudo foi resolvido conforme o esperado. isso mostra que ausa empresa se preocupa com a experiência do cliente!

Para oferecer um bom atendimento no Reclame Aqui, assim como fazemos aqui na Agilize, é importante treinar o seu time. Todas as pessoas que respondem as reclamações devem saber o passo a passo para fazer isso de forma gentil e quais soluções podem ser oferecidas para cada tipo de questão.

Como gerar oportunidades com as reclamações dos clientes?

É claro que a primeira prioridade da empresa sempre deve ser solucionar os problemas dos seus clientes. Mas você sabia que dá para usar o Reclame Aqui para gerar oportunidades de negócio e insights para melhorar o seu atendimento ao cliente?

Uma forma de fazer isso é pedindo o feedback do cliente ao final de cada atendimento. Você deve entrar em contato para saber se a solução oferecida pela empresa foi satisfatória e pode aproveitar essa interação para pedir que o cliente avalie o atendimento.

E você também pode ir além da solução e oferecer para o cliente mais do que ele esperava. Assim, consegue atraí-lo novamente. E aqui estamos falando sobre brindes ou até mesmo descontos para novas compras.

Por fim, não deixe de usar as reclamações como fonte de aprendizado. Afinal, se o cliente está insatisfeito, provavelmente há algo que você poderia ter feito diferente, não é mesmo?

Então que tal transformar esse conhecimento em melhorias a serem implementadas nos seus processos?

Conte com a Agilize!

Além de mandar bem no Reclame Aqui, a Agilize também arrasa na contabilidade. Você pode contar conosco como uma grande parceira para fazer a sua empresa crescer!

Aqui no nosso blog, você encontra muitos conteúdos que vão ajudar na abertura, gestão e manutenção da sua empresa, com dicas valiosas que vão facilitar o seu dia a dia.

E você também pode contar com o apoio do nosso time de contadores experts, que ajudam a sua empresa a se manter sempre em dia com a legislação e ainda economizando no pagamento de impostos!

Quer receber um orçamento personalizado? É só clicar no botão e preencher o formulário que o nosso time vai entrar em contato com você!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Empresa de contabilidade online: por que contar com a Agilize?
  2. Como a Essence Branding cresceu fora do Brasil com a Agilize
  3. Conheça o Agilize Unique, o seu novo facilitador de demandas contábeis
';