Impostos diretos e indiretos: entenda o que são e as suas diferenças

Tudo o que você precisa para entender o que são impostos diretos e indiretos e as suas diferenças

Você sabia que existem impostos diretos e indiretos? Conhecer a diferença entre eles e suas especificidades é importante para que você mantenha a gestão contábil da sua empresa o mais organizada possível.

Neste artigo, você vai descobrir do que se trata cada tipo de imposto, saber qual a diferença entre ambos e entender como a sua gestão pode fazer diferença no seu negócio.

Vamos lá?

  1. O que são impostos diretos e indiretos
  2. Entenda as diferenças entre impostos diretos e indiretos
  3. Quais são os impostos diretos
  4. Quais são os impostos indiretos
  5. Como gerenciar os impostos diretos e indiretos pode auxiliar no crescimento do seu negócio

O que são impostos diretos e indiretos?

Os impostos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda de uma pessoa. O exemplo mais comum é o Imposto de Renda, que incide sobre toda a receita de alguém durante um ano. 

Sendo assim, quanto maior for a renda de uma pessoa, mais impostos diretos ele deverá pagar.

Já os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre o consumo, ou seja, sobre um produto ou serviço. Um imposto é considerado indireto quando não considera a renda do contribuinte, e sim o quanto ele consome. 

Esses são aqueles impostos que já estão inclusos no preço das mercadorias que você adquire, como roupas, alimentos, remédios, etc.

Entenda as diferenças entre impostos diretos e indiretos

A principal diferença entre impostos diretos e indiretos, como falamos aqui, é que o primeiro considera a renda do contribuinte, enquanto o outro se baseia no seu consumo.

Além disso, o imposto direto não pode ser transferido para outra pessoa, pois está vinculado diretamente ao seu CPF (ou CNPJ).

Na prática, podemos dizer que o imposto direto é aquele que você paga com a intenção de quitar um débito com a Receita Federal. Já o imposto indireto é cobrado de forma mais sutil — nem sempre o consumidor tem a consciência de que está pagando por ele!

Quais são os impostos diretos?

Entre os principais impostos diretos, podemos citar:

  • Imposto de Renda (IR);
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
saiba quais são os impostos indiretos

Quais são os impostos indiretos?

Esses são alguns exemplos de impostos indiretos:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP);
  • Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Como gerenciar os impostos diretos e indiretos pode auxiliar o crescimento do seu negócio?

Todos os impostos, sejam eles diretos ou indiretos, têm impacto direto nas empresas, tanto em sua saúde financeira como na gestão contábil. 

Fazer o pagamento de todos esses débitos em dia e garantir o cumprimento de todas as obrigações é fundamental para que a empresa atue dentro da legalidade e evite problemas com a Receita Federal.

Entretanto, esse pode ser um grande desafio, visto que o sistema tributário brasileiro é bastante complexo – especialmente em relação aos impostos indiretos!

Por isso, o mais indicado para manter todas as obrigações em dia e a saúde financeira do seu negócio é contar com o apoio de uma empresa de contabilidade especializada. 

Essa é a organização ideal para cuidar de todos os trâmites que envolvem os impostos diretos e indiretos da sua empresa, garantindo o seu pagamento em dia e facilitando o planejamento financeiro do negócio.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira contabilidade online do Brasil e está ao lado do empreendedor, facilitando a gestão contábil da empresa para que ele tenha tempo de focar no que realmente importa, que é o crescimento do negócio.

O nosso time tem especialistas em várias áreas da contabilidade que estão sempre à disposição para tirar suas dúvidas e te deixar a par de tudo o que acontece na contabilidade da sua empresa. Além disso, você pode acompanhar tudo em tempo real pela nossa plataforma, que pode ser acessada pelo seu smartphone.

Solicite um orçamento e receba uma proposta personalizada!