e-book-abertura
Apesar de ainda viver de forma instável, a economia do país dá sinais claros de uma mudança positiva.Se você fizer uma análise fria sobre as mudanças recentes que ocorreram no ano de 2019, perceberá que a Reforma Trabalhista e a MP da Liberdade Econômica colocaram sobre o Brasil um holofote que anuncia bons presságios, quanto aos futuros investimentos na nossa nação.

Os ciclos econômicos endossam esse pensamento mais positivista, atualmente.

Por isso é natural que haja um maior interesse por parte dos estrangeiros, quanto ao empreendedorismo no Brasil.

Como a Agilize, 1° Startup de Contabilidade Online do país, sabe que a jornada do empreendedor é cheia de desafios e aprendizados é que possui como foco otimizar a sua caminhada para que você possa transformar seus sonhos em realidade de um jeito simples e prático.

Se você é estrangeiro ou vive fora do país e está ansioso para ver o seu empreendimento acontecer no Brasil, fique tranquilo, pois vamos lhe ajudar a fazer isso acontecer da forma mais rápida possível.

Deixo a seguir os tópicos que serão um divisor de águas nesse processo de abertura da sua empresa:

Empreender no Brasil, um Grande Negócio

Você possui uma mentalidade de crescimento, um olhar treinado para os ciclos econômicos e ama desafios?

Para quem conhece bem o Brasil, sabe que essa nação é uma das mais empreendedoras do mundo.

É verdade que a jornada empreendedora, em qualquer lugar do planeta, em essência, é a mesma. Há muito trabalho a ser feito, muita pesquisa para ser realizada e um mercado a ser conquistado. No entanto, o Brasil vive um momento incrível, onde aquele que desejar abrir a sua empresa e seguir as orientações de um Serviço de Contabilidade Online Inteligente sairá na frente e desfrutará dos benefícios futuros ao empreender nesse momento oportuno.

Para você, querido irmão estrangeiro ou brasileiro que vive fora do país, que observa tudo isso de forma atenta e possui uma vontade absurda de aproveitar a chance de criar o negócio que revolucionará a sua vida, esse é o momento.

Se você acompanhou as mudanças recentes que o país sofreu e percebeu que tanto com a Reforma da Previdência, quanto com a MP da Liberdade Econômica o Brasil acertou ao estimular a desburocratização no processo de abertura da empresa, então percebe que o que digo faz todo sentido, certo?

Se está preocupado com um possível choque cultural e vê nisso um entrave para que possa empreender, fique tranquilo, pois lhe provarei que tudo isso pode ser resolvido quando otimizarmos todo o processo para você. Se for brasileiro mas vive em outra nação, procederemos da mesma forma.

Devo frisar: a cultura brasileira, no âmbito dos negócios, é muito mais objetiva. Seu foco é o alcance do consumidor.

Um outro ponto importante é que, como o Serviço de Contabilidade Online da Agilize é inteligente, partimos sempre de um planejamento, visto que o mesmo serve para minimizar os riscos.

Por isso, se deseja maximizar seus resultados não deixe de ler o tópico a seguir!

Como o Estrangeiro poderá Investir no Brasil?

Você já ouviu a expressão “Brasil, terra em que se plantando tudo dá?!”

É uma expressão inspirada no período de descobrimento do Brasil, quando Pero Vaz descreveu as maravilhas dessa terra.

Até os dias de hoje o país faz valer a expressão criada desde 1500, em diversos aspectos.

Conheça alguns dos principais motivos que tornam o Brasil um atrativo para investimentos estrangeiros:

  • Recursos Naturais;
  • Público Consumidor;
  • Diversas áreas ainda carentes de bons produtos/serviços.

Esses são apenas alguns, dentre tantos outros motivos que tornam essa nação tão atrativa para o empreendedor que vive fora do país.

De uma forma geral, há 3 cenários que você precisa ter conhecimento, caso queira abrir sua empresa no Brasil e reduzir seus riscos:

  • Estrangeiro que reside no Brasil
  • Brasileiro que Vive em Outra Nação
  • Brasileiro Domiciliado no Exterior

Estrangeiro que reside no Brasil

Nesse caso, especificamente, o processo ocorre de forma similar aos dos brasileiros. Vale uma ressalva apenas para o arquivamento obrigatório do processo com fotocópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), CPF, Cadastro de Pessoa Física e Identidade emitida por autoridade brasileira.

Um detalhe muito importante: a Junta Comercial exigirá do Titular, responsável pela empresa, a identidade com prova de visto permanente (a depender do caso, visto temporário). Caso haja a possibilidade de processamento de expedição de carteira de estrangeiro, a mesma será suprida através de documento fornecido pelo Departamento da Polícia Federal, onde estará presente a indicação do número do registro.

Brasileiro que Vive em Outra Nação

No caso do brasileiro que reside em outra nação, cujas funções sociais ainda sejam exercidas no Brasil, haverá a necessidade de arquivamento na Junta Comercial da procuração específica outorgada ao seu representante brasileiro com poderes plenos para receber citação judicial em ações que possam ocorrer. Tudo isso necessitará de forma reconhecida em embaixada e/ou cartório anteriormente.

Nesse caso, não se esqueça: há a necessidade que a pessoa física apresente uma cópia autenticada do documento de identidade. Já a pessoa jurídica deverá ser autenticada/ visada por autoridade brasileira.

Brasileiro Domiciliado no Exterior

Para o brasileiro que, ao sair da nação, informou à Receita Federal sua extinção quanto à sua função social, haverá baixa do sistema para que possa, no exterior, residir e se domiciliar. Assim, nesse caso, visto o interesse em abrir uma empresa no Brasil, a mesma deverá através de uma procuração buscar uma pessoa da sua confiança que possa realizar os processos de abertura, como seu representante no país. Em seguida, o procurador seguiria os passos como os já citados no tópico anterior (Brasileiro que vive em outra nação).

Você sabia que para aquela pessoa vinculada à Mercosul, de alguma forma, há benefícios que podem facilitar o processo de abertura do seu empreendimento?

Benefícios aos Vinculados ao Mercosul

Se você faz parte de uma das nações que compõem o Mercosul, há um detalhe imprescindível que fará toda diferença no processo de abertura da sua empresa.

Para aqueles que fazem parte do Mercosul ou para os associados à esse grupo econômico, enquanto estrangeiros (que residem em uma dessas nações em um período de, no mínimo, 2 anos) ou descendentes dos países que compõe o grupo mas residem no exterior, há a possibilidade de exercer a atividade empresarial na condição de titulares, sócios, administradores de sociedades ou cooperativas e empresários. Dessa forma há a possibilidade até da realização da administração da empresa à distância, em outro país.

Observação: caso o empresário não possuir vínculo algum com o Mercosul, não poderá ser sócio administrador, apenas investidor. Já para aqueles que fazem parte do bloco econômico em questão, não haverá a necessidade do reconhecimento do consulado.

Conheça a seguir as atividades que os estrangeiros não podem desenvolver no Brasil!

Atividades Impedidas aos Estrangeiros no Brasil

Há algumas atividades na qual você deverá manter a atenção ou seu planejamento correrá sérios riscos.

Deixo a seguir as atividades que você não poderá desenvolver no Brasil sem a presença de brasileiros:

  • Empresa de Capital Estrangeiro no Segmento de Assistência à Saúde: vedada a participação de estrangeiros, a não ser em casos onde, por exemplo, organismos vinculados à ONU realizam doações.
  • Empresa de Cabotagem e Navegação: nesse caso, o estrangeiro só poderá fazer parte de uma sociedade e sua participação deverá ser de menos de 50% do capital da empresa. O formato individual, sem sócios, só brasileiros poderão desenvolver essas atividades.
  • Empresa Jornalística, de Radiodifusão sonora e de imagens: só brasileiros natos ou aqueles estrangeiros naturalizados há mais de 10 anos.
  • Empresa de TV a Cabo: sua constituição deverá ser de 50% de brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos.
  • Empresa de Transporte Rodoviário de Carga: quatro quintos da constituição da empresa deve ser composta por brasileiros.
  • Empresa de Mineração: sociedade cuja composição deve ser 51% brasileira.

Espero que você não esteja preocupado com o tanto de informação e detalhe. Quero lhe deixar tranquilo ao lhe dizer que todo esse processo poderá ser resolvido de um jeito simples, sem dor de cabeça alguma para você. No entanto, para isso será imprescindível que leia atentamente o tópico a seguir.

Abra a sua Empresa de um Jeito Fácil

Como o objetivo da Agilize é agregar valor para você através da otimização dos processos que lhe roubam tempo e fazem com que não agregue valor da forma devida para o seu cliente, vou lhe mostrar como resolver isso de um jeito simples e rápido.

De antemão, preciso compartilhar algumas informações que creio que serão preponderantes para gerar um impacto absurdo na abertura do seu empreendimento.

Você sabe qual o melhor tipo de empresa para o seu negócio?

Para isso, você deverá levar em conta 3 pontos imprescindíveis:

O empreendedor estrangeiro poderá abrir a sua empresa em formato individual como Eireli e Sociedade Ltda. Unipessoal. Para isso, o mesmo necessitará de um procurador para que possa resolver as questões burocráticas no Brasil.

Um ponto importante é que esse empreendedor não poderá optar pelo Regime Tributário do Simples Nacional. Logo será enquadrado como Lucro Presumido.

O porte será definido como “demais.” Para que seja caracterizado como tal, será necessária uma assessoria jurídica de um serviço de contabilidade online inteligente.

Observação: se faz necessário o envio dos documentos para assinatura em forma física. Isso vale para a abertura de uma Sociedade Ltda., também. O que foi mencionado a respeito dos 3 pontos imprescindíveis para o tipo do negócio também são aplicáveis nessa questão, assim como a questão da peculiaridade da responsabilidade do sócio, seja estrangeiro ou brasileiro que reside no exterior e deu baixa na Receita Federal.

Dito isso e visto que você possui o incrível poder da escolha, imagino que se deseja gerar mais valor para seu cliente e, consequentemente, sua empresa, saiba que deverá focar na sua atividade-fim. Para que isso seja possível deverá escolher entre fugir da mediocridade e otimizar o seu tempo, ao optar por automatizar serviços que só consomem o seu ativo mais precioso: o seu tempo.

Imagine abrir a sua empresas, sem dor de cabeça, em apenas um toque e tudo isso na palma da sua mão, seria maravilhoso, né?

Se deseja saber como tudo isso pode ser possível, clique aqui e saiba mais!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.