Contabilidade para personal trainer: qual a importância e como escolher?

contabilidade-para-personal-trainer

A contabilidade para personal trainer é tão importante como para qualquer empresa — é ela que vai garantir que você cumpra todas as suas obrigações fiscais e tributárias como profissional, evitando problemas com as autoridades e as penalidades previstas, que podem ser multas ou até mesmo o encerramento do seu CNPJ.

Mas, além disso, a contabilidade também pode ajudar você que é personal a organizar melhor as suas finanças profissionais, otimizando o pagamento de impostos de modo que você economize dinheiro e não pague nada além do que é realmente necessário.

Aqui neste artigo, você vai entender melhor como funciona a contabilidade para personal trainer — a gente vai mostrar se vale mesmo a pena se formalizar, que tipos de empresa você pode abrir e como é feita a tributação. E tem mais: no final do conteúdo você ainda confere um passo a passo para abrir o seu negócio!

Vamos lá?

  1. Personal trainer: vale a pena abrir empresa?
  2. Personal trainer pode ser MEI?
  3. Tipos de empresa para personal trainer
  4. Como abrir uma empresa para personal trainer?

Personal trainer: vale a pena abrir empresa?

Como personal trainer, você pode atuar tanto como autônomo ou como empresário. O profissional autônomo emite notas fiscais como pessoa física e, por isso, deve declarar os ganhos no seu Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) todos os anos.

Já o profissional que se formaliza emite notas fiscais e é tributado como empresa, o que é vantajoso na maioria dos casos, já que a carga tributária é menor sobre a prestação de serviço oferecida por pessoas jurídicas.

Então sim, vale a pena abrir empresa como personal trainer! E os benefícios vão além da economia no pagamento de impostos, já que a formalização passa mais credibilidade sobre o seu trabalho para os clientes.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Personal trainer pode ser MEI?

O MEI, ou Microempreendedor Individual, é um modelo simplificado de empresa muito vantajoso para os profissionais autônomos que querem se formalizar, pois tem baixa carga tributária e menos burocracia do que os outros tipos de empresa, além de garantir o acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria.

A notícia ruim é que, infelizmente, personal trainer não pode ser MEI. Isso porque, para abrir uma empresa desse tipo, é preciso atender a uma série de critérios, e a prestação de serviços de natureza comum é um deles.

Os serviços de natureza comum são aqueles que não exigem formação específica,o que não é o caso.

Então, se você quer entender como funciona a contabilidade para personal trainer, o primeiro passo é entender quais são as outras opções para abrir uma empresa nessa área.

contabilidade-para-personal-trainer

Tipos de empresa para personal trainer

Existem três possibilidades de tipos de empresa para personal trainer. Saiba mais sobre cada uma delas para escolher a mais vantajosa para a sua carreira!

Empresário Individual (EI)

Nesse caso,a empresa é constituída em nome do empresário, que é o único titular e não pode ter outros sócios. Uma das principais características do EI é que o patrimônio do empresário não é separado do patrimônio da empresa. Então, em casos de dívidas, os bens pessoais podem ser usados para garantir a quitação do débito.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Esse é outro tipo de empresa voltado para quem empreende sem sócios, mas, nesse caso, os bens do empresário ficam protegidos em casos de dívidas da empresa. Por isso, esse é o modelo mais vantajoso para você que trabalha sozinho e quer se formalizar.

Sociedade Limitada (LTDA)

Mas se você pretende ter sócios, o tipo de empresa ideal é a LTDA, tipo de empresa no qual cada sócio tem responsabilidades e retornos proporcionais à sua participação na empresa. Na LTDA, o patrimônio dos sócios também fica protegido em caso de dívida da empresa — a responsabilidade de cada um é limitada à sua participação no negócio.

Como abrir uma empresa para personal trainer?

Abrir uma empresa como personal trainer não é difícil, mas você precisa seguir alguns passos para não ter nenhum problema e agilizar a obtenção do seu CNPJ. A gente explica tudo!

Passo 1: Cadastro no CREF

Para abrir uma empresa de personal trainer, o professor de Educação Física deve ter registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Se você já tiver, pode passar para o próximo passo. Se não, tome essa providência!

Passo 2: Contratar um contador

O próximo passo é a contratação de um contador. O auxílio desse profissional é obrigatório para a abertura de empresas que não são MEI, pois alguns documentos precisam ser assinados por esse profissional. 

Mas essa contratação também vai trazer outros benefícios! Como já falamos aqui, ele vai ajudar você a entender mais sobre contabilidade para personal trainer e a fazer as melhores escolhas para que economize com o pagamento de impostos.

Passo 3: Registro na Junta Comercial

A partir daqui, você já não precisa se preocupar tanto com o processo, pois o seu contador vai ajudar. Então não deixe de escolher uma contabilidade experiente nessa área, ok?

Para fazer o registro na Junta Comercial, você vai precisar separar alguns documentos e o seu contador vai passar todas as orientações conforme as exigências do seu município.

Passo 4: Cadastrar o CNPJ

Esse cadastro deve ser feito junto à Receita Federal. Depois, conforme o tipo de empresa escolhido, você também vai precisar fazer a Inscrição Municipal, junto à Prefeitura, e tirar um alvará de funcionamento.

Contabilidade para personal trainer: conte com a Agilize!

Nós somos a Agilize, primeira contabilidade online do Brasil e estamos ao seu lado em todos os momentos da sua jornada empreendedora. O nosso time conta com profissionais experientes em abrir empresas para personal trainers e cuidar de toda a contabilidade ao longo da existência das empresas, garantindo o cumprimento de todas as obrigações fiscais e contábeis.

Além do trabalho de qualidade e confiança, a gente também oferece um atendimento diferenciado. Os nossos especialistas estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas sobre contabilidade para personal trainer e prestar todos os esclarecimentos que você precisar.

Pela nossa plataforma, que pode ser acessada tanto pelo computador como pelo seu smartphone, você consegue acompanhar tudo o que acontece com a contabilidade da sua empresa. Lá tudo é registrado com muita transparência e você não vai ter dificuldade para encontrar as informações que procura, pois a nossa plataforma é muito intuitiva e fácil de mexer.

E aí, quer saber mais sobre os nossos serviços e saber como podemos ajudar você a abrir e manter a sua empresa funcionando conforme a lei? É só clicar abaixo e preencher o formulário para receber uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Qual a importância da contabilidade para as empresas?
  2. [Passo a passo] Como fazer abertura de empresa?
  3. Quais os benefícios de contar com uma plataforma de contabilidade online?
';