Se você busca informações sobre o Certificado Digital, saiba que a função deste documento é similar ao do nosso Registro Geral (RG).

E digo isso, pois, assim como o RG para é necessário para uma Pessoa Física (você), o Certificado Digital serve como uma forma de identificação eletrônica que pode ser utilizada por um indivíduo ou uma Pessoa Jurídica (uma empresa privada, por exemplo).

No mundo de hoje, com a internet, tudo é muito dinâmico, rápido. 

Por isso, você, empreendedor, precisa estar atento às inovações propostas pela tecnologia para usufruir das suas vantagens e do seu uso.

Certificado digital é sinônimo de segurança online.

Então, se deseja saber mais sobre Certificado Digital, fique ligado nos tópicos a seguir:

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento virtual que identifica uma entidade física (pessoa) ou jurídica (empresa) de forma segura e com validade legal. É conhecido popularmente como “Identidade Digital”, por permitir a assinatura de documentos em ambientes virtuais.

O surgimento do Certificado Digital ocorreu por conta da necessidade das pessoas, físicas e jurídicas, de fazerem transações e assinarem documentos no meio virtual, uma vez que a transformação digital está acontecendo cada vez mais rápido.

Assim, com as coisas cada vez mais digitalizadas, a importância das transações de documentos de um jeito mais simples e seguro ganhou cada vez mais urgência.

Dessa forma, surge o Certificado Digital, responsável por validar a legitimidade da assinatura de documentos e de transações (transferências, por exemplo) no meio virtual.

O Certificado Digital também significa a redução da burocracia para assinar, enviar e reconhecer firma de documentos importantes para o negócio, uma vez que cada vez mais coisas estão sendo resolvidas online, evitando a necessidade de ir presencialmente assinar determinadas coisas.

Conheça alguns tipos de certificados digitais:

Vale ressaltar que a utilização do Certificado Digital lhe permitirá flexibilidade no processo de formalização de transações à distância, ou seja, você poderá fechar contratos com clientes de onde estiver, por exemplo.

Para quê serve e como funciona o Certificado Digital?

Além de servir como identificação e segurança do empreendedor, o Certificado Digital é flexível, pois possui inúmeras outras utilidades.

Além disso, ele está sendo cada vez mais necessário, pois é pré-requisito obrigatório em cada vez mais transações feitas no ambiente virtual, justamente para tornar as coisas mais seguras.

Conheça algumas das principais funções do Certificado Digital:

  • Dispensa do reconhecimento de firmas em cartório
  • Obtenção de cópia de declarações e pagamentos junto aos principais órgãos.
  • Assinatura e envio eletrônico das principais declarações (DCTF, DIRF, ECD, ECF, PGDAS, DEFIS)
  • Envio de informações para o Esocial;
  • Acesso a Caixa Econômica Federal para envio do FGTS (através do conectividade social) e muito mais!
Homem pesquisando o que é certificado digital.

Para compreender como funciona o Certificado Digital, saiba que o mesmo possibilita a emissão da assinatura digital — um código seguro (chamado de chave criptografada).

Assim, em uma transação de documentos, você poderá acionar o Certificado Digital e emitir a assinatura.

Logo, o envio ocorrerá com uma chave pública, aquela que pode ser compartilhada com quem for receber o documento digital, e haverá a chave privada, responsável por garantir a  confidencialidade e segurança nas informações.

Entender o como funciona o Certificado Digital é realmente importante para a vida do empreendedor que utiliza o meio virtual nos dias de hoje.

Conhecer a fundo a finalidade do Certificado Digital e fazer uso dessa ferramenta lhe proporcionará algumas vantagens junto ao seu concorrente desinformado:

  • Viabilidade das Operações: ao dispor da segurança de uma assinatura eletrônica, devidamente registrada, você poderá resolver transações que, antes, só ocorreriam fisicamente. Ou seja, mais agilidade e praticidade!
  • Autenticidade: o Certificado Digital é autenticado por entidades jurídicas (órgãos, empresas), chamadas Autoridades Certificadoras, que atuam para comprovar a validade da assinatura no ambiente virtual.
  • Confidencialidade: através do uso da criptografia, códigos de segurança usados no ambiente virtual, a transferência das informações com o certificado ficam seguras entre as pessoas presentes na transação.
  • Integridade: a autoridade e segurança das entidades jurídicas responsáveis pela emissão, controle e análise do Certificado Digital da empresa conferem integridade ao documento.

Está conseguindo entender o que é o Certificado Digital da empresa, quais as suas funções e tudo mais? 

Nos acompanhe porque não para por aí, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o Certificado Digital.

Conheça as principais características do Certificado Digital

Após saber o que é um Certificado Digital e como ele funciona, é imprescindível que você conheça as suas características. Assim conseguirá entender como é na prática.

Por isso, trouxemos para você as principais características desse certificado, as que são relevantes para você compreender:

1. Chave criptográfica

A chave criptográfica é um código gerado pelo Certificado Digital para o processo de transações entre documentos, informações, etc.

No Certificado Digital, sua criptografia é assimétrica, ou seja, combina uma chave privada (usada pelo proprietário) e outra pública.

Em resumo, a chave criptográfica transforma a informação em códigos que somente o destinatário consegue ler, pois é ele quem detém a “fórmula” para ler o código. Tudo isso é automatizado.

Uso de criptografia no Certificado Digital.

2. Assinatura eletrônica

Como foi dito anteriormente, a assinatura eletrônica é gerada pelo Certificado Digital.

A assinatura, por sua vez, é a chave criptográfica em si, um “código secreto” que gera segurança para a informação enviada, que confirma a autenticidade da assinatura.

Equivale à sua própria assinatura no papel, porém, acontece tudo através da internet.

3. Emitido por Autoridade Certificadora

A Autoridade Certificadora (AC) pode ser representada por uma entidade, pública ou privada, desde que atenda às exigências da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP- Brasil) — um sistema nacional brasileiro que cuida do padrão das certificações digitais, garantindo a segurança de todo o processo.

É a AC, Autoridade Certificadora, quem fica responsável pela emissão, distribuição, renovação, revogação e gerenciamento do Certificado Digital das empresas e das pessoas físicas.

Assim, é com uma Autoridade Certificadora que você comprará um Certificado Digital e então receberá um par de chaves, uma pública e a outra privada, que diz respeito justamente a essa questão da criptografia do código.

Parece muito complicado, mas não é. Basta entender que você terá o seu código que usará para assinar os documentos, e que eles tem total segurança dos dados justamente pelo uso da tecnologia de criptografar as informações.

4. Validade Jurídica

Para usufruir de uma validade jurídica inquestionável, é necessário que o Certificado Digital esteja conforme as premissas exigidas pelo ICP-Brasil.

Dessa forma, você não precisará do reconhecimento de firma junto aos cartórios. Pois a assinatura virtual a partir do seu Certificado Digital já terá a firma reconhecida, por assim dizer.

Daí a importância da Autoridade Certificadora. São empresas especializadas e autorizadas a emitir o Certificado Digital.

5. Uso para logins em sites e aplicativos

Para que haja mais segurança, a chave criptografada poderá ser utilizada por logins em sites ou aplicativos.

Assim, para isso, você deverá entrar em um site de uma Autoridade Certificadora, (a que emitiu o seu Certificado Digital, por exemplo), procurar pela função (utilizar chave como login) e solicitá-la — caso haja disponibilidade.

Dessa forma, poderá utilizar a chave criptografada como login, e assim terá mais segurança, além de praticidade por centralizar os logins em um único código.

6. Utilização em Entidades Públicas

O uso do Certificado Digital é importante para as entidades públicas, pois dinamiza e traz também mais segurança para o armazenamento dos documentos — além do seu chancelamento (a validação através da assinatura digital).

Observação: todo empreendimento que estiver enquadrado no Regime Tributário do Lucro Presumido ou Lucro Real e for obrigado a emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) necessitará de um Certificado Digital. 

Como exemplo, posso citar Indústrias e Comércio (atacado), pois são obrigados a emiti-las.

Ao passo que, já o comércio varejista não precisa emitir NF-e. 

Aquelas que não são obrigadas a realizar a emissão e estão enquadradas no Simples Nacional não precisam.

Certificado Digital A1 e A3: entenda as diferenças e decida o ideal para você

Se você deseja sair na frente ao alinhar o seu negócio às inovações tecnológicas e desfrutar das vantagens de um Certificado Digital, é importante conhecer os tipos de formatos.

E é importante avaliar qual formato se adequa melhor às suas necessidades, se você deseja conseguir o seu e-CNPJ (CNPJ eletrônico).

Portanto, conheça os 2 tipos de formatos deste Certificado Digital:

Certificado Digital A1

Esse arquivo digital possui a validade de doze meses.

Pode ser instalado em diversas máquinas e acessado por qualquer dispositivo.

Também pode ser integrado à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e exigir senha para a sua utilização apenas uma única vez.

Sua obtenção irá ocorrer em meio digital através de um programa fornecido pela AC.

Agora conheça pontos positivos e negativos ao escolher esse Certificado Digital.

Vantagens do Certificado Digital A1

  • A senha do certificado não precisa ser gravada, só é solicitada no momento da instalação. Assim, evita a sua perda e uso indevido.
  • É restrito o acesso a quem utiliza o computador no qual está instalado o certificado.
  • Notas Fiscais Eletrônicas são emitidas com mais facilidade e sem a necessidade do uso da senha.
  • A instalação poderá ser feita em mais de um computador.
  • O Certificado Digital A1 custa em média R$190,00 (mais barato do que o A3).

Desvantagens do Certificado Digital A1

  • Há a necessidade de realização de uma cópia de segurança do certificado, pois se houver um problema no computador, será necessária a aquisição de outro certificado.
  • O A1 só vale por doze meses.

Certificado Digital A3

Esse certificado é considerado o mais seguro — visto a sua limitação de uso a um computador por vez. Entretanto, isso também implica outras questões. Acompanhe!

De antemão, já saiba que ele pode ser adquirido em alguns destes formatos:

  • Cartão
  • Token (dispositivo eletrônico gerador de senhas)
  • Pen drive
  • Kit leitora (dispositivo que serve para ler e gerar assinaturas digitais)

Agora conheça os pontos positivos e negativos de ter acesso ao Certificado Digital A3.

Vantagens do Certificado Digital A3

  • O armazenado é feito em um cartão que pode ser levado e instalado em qualquer computador.
  • Uma vez que todas as operações são realizadas com o chip existente no cartão, é mais seguro.
  • Sua validade, geralmente, é de três anos.

Desvantagens do Certificado Digital A3

  • Sua utilização fica restrita a um computador por vez.
  • Para usar o certificado, a senha deverá ser revelada ao usuário e deverá ser digitada sempre para o uso.
  • Sujeito a danos ou roubos do chip.
  • Será necessária a realização da compra de uma leitora de cartões.
  • O custo equivale a R$465,00 (cartão + leitora).
  • Caso a senha seja digitada errada repetidas vezes, será necessária a compra de outro certificado.

Avalie muito bem as opções de Certificado Digital da empresa e decida qual a melhor para o seu momento atual.

Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com a gente!

Ebook fluxo de caixa direto ao ponto ideal para quem quer entender mais de certificado digital e contabilidade

Como ter um Certificado Digital?

Agora compartilharei com você o caminho para a obtenção do seu Certificado Digital. Confira a seguir:

Solicitação

Você deverá escolher uma Autoridade Certificadora e solicitar a emissão do Certificado Digital da empresa. A Agilize tem uma empresa parceira, por exemplo. Solicite mais informações!

Não se esqueça de escolher o tipo do formato de certificado (A1 ou A3).

Depois, cadastre seu negócio no site da AC e gere o boleto para o pagamento.

Observação: a AC pode Informar sobre custos, formas de pagamento, aplicações, equipamentos, documentos necessários, além de outras exigências.

Identificação Presencial

Após o passo anterior, será necessário um agendamento para a visita a uma certificadora com os documentos necessários.

Emissão

Após cumprir todas as etapas, você deverá configurar um Token ou Smartcard com o Certificado Digital.

Escolha a senha no momento da aquisição do seu Certificado Digital.

E pronto, você poderá fazer as suas transações com segurança, agilidade e tranquilidade.

Esse é o passo a passo para você obter o seu certificado, o que vai te ser útil em muitos momentos daqui para a frente!

Certificado ME: por que minha microempresa precisa de um Certificado Digital?

Anteriormente, mencionei que algumas empresas são obrigadas a obter o Certificado Digital.

Entretanto, é importante que você saiba  o porquê, especificamente, a sua Microempresa (ME) deve ter esse certificado.

De antemão, preciso dizer que a Receita Federal e outros órgãos públicos passaram a exigir que as empresas utilizassem o Certificado Digital no momento do envio das suas informações em algumas situações.

Só isso já bastaria, né? Acompanhe a gente que vamos trazer ainda mais questões sobre a importância do Certificado Digital.

Dito isso, saiba que há três situações que você precisará ficar ligado quanto à obrigatoriedade das Microempresas na hora de encaminhar qualquer informação para determinadas entidades públicas.

Então, veja a seguir:

  • Lucro Presumido: quem opta por esse Regime Tributário está obrigado a ter Certificado Digital. Além disso, há municípios que só emitem Nota Fiscal através desse documento. Vale frisar também que, nesse caso, para algumas declarações também é exigido.
  • Simples Nacional: não possui obrigatoriedade junto à Receita Federal. Mas, nos municípios que emitem NF-e é exigido o Certificado Digital.
  • Funcionários: o envio de declarações contendo informações sobre funcionários da empresa para a Caixa ainda não é obrigatório.

Enquanto ME, note a importância de se ficar atento aos detalhes quanto a essas questões ligadas ao Certificado Digital. E saiba que a tendência é ele ser cada vez mais requisitado, uma vez que tudo aponta para que a gente use o meio virtual cada vez mais.

Como as informações são armazenadas no Certificado Digital?

Saiba que há algumas formas de armazenar o Certificado Digital. Conheça elas logo abaixo:

Dispositivo Móvel

Hoje em dia, quanto mais praticidade melhor, não é mesmo?

Por isso, saiba que há uma versão do Certificado Digital que poderá ser instalada em um Smartphone ou Tablet.

Isso lhe possibilitará ainda mais flexibilidade, pois você não dependerá de um Token ou Pen drive, por exemplo. E acessará ele em um dispositivo que já está acostumado a usar em sua rotina.

Para que isso seja possível, você deverá utilizar um programa que será instalado diretamente no aparelho que utilizará o certificado digital.

Observação: os dispositivos móveis aceitam apenas o tipo de formato certificado digital A1.

Computador

No caso do computador, o tipo de formato a ser utilizado também será necessariamente o certificado A1.

O Certificado Digital desse tipo fica armazenado no navegador (Chrome, por exemplo) ou em qualquer outro dispositivo móvel.

Sendo assim, ficará protegido por senha e cifrado por um programa.

Após esse processo de emissão, uma cópia do arquivo será gerada na área de trabalho e a mesma irá possuir um número do pedido realizado por você.

Cartão, Token ou Mídias Criptográficas

No caso do Certificado Digital do tipo A3, é feito o armazenamento e geração de chaves criptográficas no Token ou em cartão inteligente — sendo que ambos são protegidos por senha e hardware criptográfico, além de possuírem capacidade de geração de chaves.

Vale ressaltar que atendem aos pré-requisitos da ICP-Brasil.

Observação: a validade desses Certificados Digitais é de três anos.

Servidor

Há também o armazenamento em equipamentos e servidores — programas ou computadores que armazenam uma central de serviços que dão suporte a uma rede de usuários — que utilizam o protocolo SSL/TLScertificados SSL.

Você provavelmente só precisará cogitar essa opção mais complexa caso a sua empresa já seja bem maior.

HSM (Hardware Secure Module)

O mesmo vale para esta opção.

É um hardware que pode ser adquirido no formato de uma placa ou aplicado em um servidor lacrado e ser utilizado ainda como armazenamento de diversos outros certificados.

Há o armazenamento de Certificado Digital que pode ser feito nesse formato.

Sendo assim, é capaz de gerar, guardar e proteger chaves criptográficas.

Certificado Digital na nuvem

Aqui a grande diferença é que o Certificado Digital é armazenado na nuvem do ambiente virtual, ou seja, um banco de dados online onde o mesmo ficará armazenado e poderá ser acessado em qualquer dispositivo, com segurança, em qualquer lugar que você esteja.

Quanto custa um certificado digital?

Você já parou para pesquisar sobre o valor do Certificado Digital?

Caso ainda não tenha visto os valores, veja principalmente aqueles referentes ao e-CNPJ ao dar uma olhada na internet:

Venda de certificado digital.
Diferentes modelos de certificado digital.
Preço de um Certificado Digital.

Há uma variedade de opções, não é mesmo? Perceba que o preço é considerável, mas, de fato, às vezes é um investimento necessário a se fazer.

Agora, com a licença da palavra…

Conheça a Agilize Contabilidade Online

Você percebeu o quanto todo o processo mencionado acima acerca do Certificado Digital, mesmo já sendo um grande avanço em relação a praticidade, ainda conta com etapas extremamente burocráticas e que requerem bastante atenção?

Por isso é fundamental ter o apoio de um serviço de contabilidade que ajude a tirar as suas dúvidas e tenha muita experiência no assunto.

Em 2013, criamos a Contabilidade Online no Brasil. De lá pra cá, já conquistamos clientes de norte a sul do país porque os nossos clientes enxergam, na prática, quantos benefícios e quantas facilitações a tecnologia trouxe. 

Além da economia, já que as nossas mensalidades realmente cabem no bolso e incluem diversas funcionalidades bônus.

Se quiser entender como funciona a Contabilidade Online, veja esse vídeo curtinho abaixo e entenda melhor:

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!

Um comentário

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.