Há inúmeras situações que podem vir a gerar um entrave para a manutenção do seu negócio. No entanto, você concorda que adquirir o conhecimento necessário sobre os processos envolvidos na manutenção do estado regular da sua empresa será imprescindível para alcançar seus sonhos?

Eu bem sei o quanto a jornada empreendedora é desafiadora. Muitos começam, porém, poucos perduram. Em muitos casos, falta o conhecimento necessário para gerar a tão desejada consistência, aquilo que lhe possibilitará a construção de um empreendimento coeso a longo prazo.

Se a sua empresa ficou sem movimentação alguma e foi classificada como Inativa ou, pior, deixou de cumprir as devidas obrigações e foi qualificada como Inapta, você deverá entender os processos legais que podem gerar essas situações e, assim, se precaver.

A Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre preocupada em agregar valor para sua jornada empreendedora, trará hoje todo o conhecimento necessário para que você otimize seu tempo e possa focar naquilo que, realmente, importa: a sua atividade-fim.

Você está preparado para causar a tão desejada revolução no seu empreendimento?

Deixo a seguir os tópicos que serão responsáveis pelo poder transformador que atuará na sua empresa e lhe fará alcançar os seus sonhos:

O que significa Empresa Inapta e Inativa?

Ao consultar o seu CNPJ, você se assustou com um desses termos apresentados sobre a sua empresa?

Muitos empreendedores ficam surpresos, quando, ao consultar o CNPJ (Código Nacional de Pessoa Jurídica), veem um desses tipos de informação no status situacional do empreendimento. Isso é algo muito comum, visto que muitos não compreendem os processos que, realmente, podem levar à essas questões.

Por isso, para que não sofra com surpresas indesejadas, vou lhe apresentar o significado de cada termo e o que esses representam no seu devido contexto:

Empresa Inativa

A sua empresa terá essa classificação, quando a partir do 1°mês não realizar os seguintes tipos de atividade:

  • Operacional (qualquer que seja);
  • Não Operacional;
  • Patrimonial;
  • Financeira (levar em consideração as aplicações no Mercado de Capital também).

Há um ponto extremamente relevante que deve ser destacado: se a sua empresa possuir tributos

devidos relativos aos anos-calendário anteriores ou multa por descumprimento de obrigações acessórias, o status de Empresa Inativa permanecerá.

Observação: é importantíssimo diferenciar Empresa Inativa de Empresa Sem Movimento. Note que aquele empreendimento que, vez ou outra, realizar uma transação, irá se encaixar na classificação de Empresa Sem Movimento, não Inativa.

Empresa Inapta

Creio que, de antemão, isso jamais acontecerá com você (se está aqui é porque possuímos valores parecidos). Por isso, para aquele empreendedor que omitir dados e informações na escrituração, relativos à 2 exercícios consecutivos, terá a sua empresa considerada Inapta perante à Receita Federal.

Fique por dentro dos principais documentos que, quando omitidos, poderão levar a empresa à Inaptidão:

  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • ECF – Escrituração Contábil e Fiscal;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • RAIS – Relação Anual de Informações e Salários.

Observação: como consequência pela omissão de tais documentos, a empresa terá o seu “CNPJ baixado (Inapto)” pela Receita Federal.

Você não quer correr o risco de criar um entrave para a realização dos seus sonhos enquanto Empreendedor, né?

Você sabia que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente fará toda diferença tanto para a otimização dos procedimentos contábeis da sua empresa, tomada de decisão e a segurança, quanto aos possíveis documentos que poderão gerar o tão temido status de Inativa ou Inapta?

Se deseja acabar de uma vez por todas com a possibilidade de acontecimentos como os citados acima, não deixe de ler o tópico a seguir!

Obrigações Imprescindíveis para o seu Empreendimento

Se quiser consolidar o seu empreendimento e alcançar o tão desejado sucesso, em hipótese alguma, você deverá correr o risco de não cumpirir com as obrigações devidas.

Mas, se isso acontecer por algum problema (só por uma questão de segurança), você deverá estar preparado e saber como agir com eficácia. Por isso, é fundamental conhecer ambos os casos, quando a empresa tiver o status de Inativa ou Inapta, e como proceder. Deixo a seguir as obrigações referentes à cada situação:

Empresa Inativa

Caso a sua empresa esteja nesse tipo de situação, as seguintes obrigações deverão ser entregues anualmente:

  • DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) – caso não seja entregue, haverá pena de multa;
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) Negativa;
  • GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) – 1° entrega feita em Janeiro e a 2° em Dezembro;

Observação: no caso das Empresas Sem Movimento, as obrigações acessórias comuns deverão ser entregues como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, SPED, a DCTF, as escriturações mensais, entre outros.

Empresa Inapta

Nesse caso, alguns documentos serão preponderantes para que possa regularizar a situação da empresa. Há 2 processos ligados à essa questão que você deverá ficar atento:

  • Regularização das Omissões;
  • Regularização da Inaptidão.

Regularização das Omissões

Se você deseja evitar um processo de declaração por Inaptidão, deverá entregar alguns documentos referentes aos últimos 5 anos da empresa. Conheça-os a seguir:

  • Escriturações Fiscais;
  • Declarações

Observação: Caso o contribuinte não regularize as omissões e se o seu atual cenário não for caracterizado como inapto, então poderá sofrer com uma intimação e duras multas por atraso na entrega devida.

Regularização da Inaptidão

Caso o status da sua empresa esteja como Inapto e você precise da reativação, então deverá entregar as declarações omitidas na consulta pendências situação fiscal e aquelas presentes no ADE de Inaptidão.

Você percebe o nível de complexidade que as situações podem tomar por falta de organização

e otimização?

Toda empresa deve prestar informações Trabalhistas, Previdenciárias e Fiscais aos órgãos competentes. Seguir os prazos pré-estabelecidos é imprescindível para manter o funcionamento regular do seu empreendimento e, assim, realizar o seu sonho de deixar a sua marca no mundo. Saiba que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente poderá lhe ajudar nessa questão!

A Estratégia que Evitará Riscos para seu Negócio

Você deseja empreender sem correr riscos de estresse ou dor de cabeça?

Muitos recorrem ao empreendedorismo, mas sem o devido planejamento. Isso traz resultados indesejados como consequência: desânimo, sensação de tempo perdido e, quase sempre, a vontade de desistir de uma vez por todas.

Realmente, empreender não é fácil. Dispor de toda expertise necessária para fazer o seu negócio acontecer e agregar valor para seus clientes é para poucos. No entanto, creio que você não deseja ser mais um no meio da multidão, né?

Tomar decisões com qualidade irá otimizar o seu tempo e aumentará a sua produtividade. Porém, isso dependerá do seu poder de escolha. Escolher bem será o fator preponderante para maximizar seus lucros e reduzir seus gastos.

Você está curioso para saber como isso será possível?

Preciso lhe avisar com antecedência que você precisará focar no essencial, na única coisa que irá manter toda sua atenção em gerar valor para o ciclo de atividades que você faz parte.

Por isso, se você deseja evitar o risco de ver a sua empresa Inativa ou Inapta, com obrigações pendentes, que geram entraves para a realização do seu sonho, então fique ligado na estratégia ímpar que compartilharei com você:

Em um mundo globalizado e com uma concorrência que cresce vertiginosamente, busque praticidade, conforto, agilidade e informação fidedigna para evitar surpresas indesejadas. De preferência, dispor de todos esses benefícios, na palma da sua mão em apenas 1 toque.

Tudo isso soa utópico demais para você?

Pois saiba que tudo isso é possível!

Clique aqui e agilize a solução para os seus problemas!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.