Entenda se a contabilidade online é confiável e se vale contratar

Entenda se a contabilidade online é confiável

Será que a contabilidade online é confiável? Esse modelo de serviço já existe há bastante tempo, mas, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais espaço.

Hoje em dia, muitos serviços que só eram realizados presencialmente passaram a ser oferecidos de forma remota, o que se intensificou ainda mais depois da pandemia da COVID-19.

A cada dia, novas empresas passam a contar com uma contabilidade online para a sua gestão fiscal, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança desse tipo de serviço.

Mas a gente pode afirmar, sem sombras de dúvidas, que a contabilidade online é confiável e aqui neste artigo você vai conhecer todas as vantagens de contar com ela!

  1. Entenda a importância da contabilidade para um negócio
  2. Saiba o que é contabilidade online
  3. Descubra se a contabilidade online é confiável
  4. Veja quais são as vantagens da contabilidade online

Qual a importância da contabilidade para um negócio?

A contabilidade tem um papel fundamental nas empresas. É ela que garante que todas as obrigações fiscais e contábeis serão cumpridas, o que garante que o negócio atue conforme a legislação.

Ou seja, sem a contabilidade, a empresa certamente terá problemas com a Receita Federal, que podem ter como consequência multas, encerramento da empresa e até mesmo a prisão dos seus sócios.

Além disso, o trabalho da contabilidade também pode ajudar o negócio a lidar melhor com o complexo sistema tributário brasileiro. Por meio do planejamento fiscal é possível se enquadrar nos modelos mais vantajosos de tributação, evitando pagar mais impostos do que o necessário.

O que é contabilidade online?

A contabilidade online é o ramo da contabilidade que realiza todos os seus processos via internet. Cada empresa usa a sua plataforma, que é por onde acontece toda a troca de informações entre o contador e o contribuinte.

É pela plataforma que o cliente envia todos os seus dados, relatórios e comprovantes. Do outro lado, o contador recebe essas informações e as utiliza para elaborar as demonstrações necessárias e fazer toda a apuração de impostos para que o contribuinte mantenha os seus pagamentos em dia.

O funcionamento na prática é muito parecido com o da contabilidade tradicional, mas, aqui, tudo acontece via internet, evitando que o cliente tenha que imprimir documentos e ir presencialmente ao escritório do contador.

Saiba como e quando surgiu a contabilidade online

Os primeiros passos da contabilidade online no Brasil foram dados em 2007, com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital, chamado de SPED. Com isso, o governo passou a digitalizar os processos contábeis e receber informações digitalmente.

Desde então, a contabilidade vem se modernizando. Em 2013, surgiu a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, a Agilize. A partir daí, outras foram surgindo e popularizando esse modelo de trabalho no país.

Afinal, a contabilidade online é confiável?

A gente entende que é normal ter esse tipo de dúvida na hora de contratar um serviço novo, ainda mais quando se trata da legalidade e das finanças do seu negócio. Mas a contabilidade online segue as mesmas normas da contabilidade tradicional.

Isso quer dizer que os profissionais são qualificados e credenciados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Além disso, todas as empresas são obrigadas a seguir a Lei Geral de Proteção de Dados, que garante a segurança e a preservação dos seus dados.

Então sim, a contabilidade online é confiável, além de ser muito prática e trazer diversas vantagens para a sua empresa!

Quais são as vantagens da contabilidade online?

A contabilidade garante que a sua empresa funcione conforme a legislação e que se mantenha em dia com as suas obrigações, evitando problemas com as autoridades.

No modelo online, ela traz essas e outras vantagens, como:

  • facilidade em acessar dados financeiros e contábeis;
  • acesso fácil a relatórios que podem servir de base para tomada de decisão orientada por dados;
  • mas agilidade nos processos do dia a dia;
  • possibilidade de automatizar tarefas;
  • armazenamento seguro de dados e documentos;
  • arquivamento de documentos por tempo indeterminado sem ocupar espaço no seu escritório;
  • previsões e lembretes para o pagamento dos tributos;
  • menor custo.

Vale a pena contratar uma contabilidade online?

Você viu que vale a pena, sim, contratar uma contabilidade online, não é? O modelo é confiável e muito eficiente, e permite que você controle tudo o que acontece com a contabilidade do seu negócio pela plataforma, que pode ser acessada de qualquer lugar, inclusive por smartphones.

Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, pioneira como empresa de contabilidade online no Brasil. Desde 2013, quando começamos a atuar, já ajudamos mais de 20 mil clientes a manter as suas obrigações em dia e organizadas — e com a nossa assessoria contábil economizamos mais de R$ 7 milhões por mês para eles.

Nós temos contadores experts dedicados, que estão sempre a postos para ajudar no que for preciso, e uma plataforma exclusiva onde tudo o que acontece com a  sua contabilidade é registrado. A plataforma é super fácil de mexer e as informações são cadastradas lá com total transparência sem termos dificuldades.

A gente cuida de toda a burocracia para que você tenha mais tempo para se dedicar à parte estratégica do seu negócio!

E tem mais: nós já ganhamos o Prêmio Por TI Bahia e fomos indicados no prêmio Reclame Aqui, temos como parceiros grandes empresas como o Mercado Livre, a Stone e o JusBrasil — e somos conhecidos pelo nosso atendimento extraordinário.

Para saber como podemos ajudar a sua empresa a ter processos contábeis mais ágeis e confiáveis, preencha o formulário abaixo para receber uma proposta personalizada!

';