Como obter crédito para empresas

como-obter-credito-para-empresas

Todo empreendedor pode passar por uma fase em que é preciso ter mais capital para crescer — seja na hora de abrir um negócio ou no momento de fazer novos investimentos. E é para isso que existem as linhas de crédito para empresas.

Mas o que elas são? Aportes financeiros que ajudam as organizações a atingirem os seus objetivos. Mas você sabe como essas linhas funcionam e como conseguir os recursos necessários para o seu negócio?

É sobre isso que vamos falar aqui neste artigo! Ao continuar lendo, você vai descobrir como funciona o crédito para empresas, quem pode ter acesso a ele e conferir alguns exemplos de linhas de crédito.

Acompanhe!

  1. O que é linha de crédito para empresas?
  2. O que avaliar antes de contratar?
  3. Quem pode solicitar crédito para empresas?
  4. Como conseguir uma linha de crédito?
  5. Exemplos de linhas de crédito para empresas

O que é linha de crédito para empresas?

As linhas de crédito são aportes financeiros aos quais as empresas têm acesso por meio de bancos e outras instituições. Ou seja, é um empréstimo feito para pessoas jurídicas.

Após receber o recurso e fazer os investimentos necessários, a empresa se compromete a fazer pagamentos para quitar o empréstimo. O mais comum é que sejam feitos pagamentos mensais, mas, em alguns casos, é possível fazer o pagamento do valor total no final do prazo estipulado pela instituição financeira.

O que avaliar antes de contratar?

Assim como acontece com os demais tipos de empréstimo, ao contratar uma linha de crédito a empresa vai precisar arcar com taxas e juros. Isso quer dizer que, no final do período estabelecido, terá pago de volta à instituição um valor maior do que aquele recebido.

Por isso, é preciso tomar muito cuidado antes de contratar uma linha de crédito, para que isso não prejudique as finanças da empresa.

O primeiro ponto a ser avaliado antes da contratação, portanto, é o valor total do crédito. Diferentes instituições podem cobrar diferentes taxas, por isso, não deixe de pesquisar e comparar as propostas para encontrar aquela mais vantajosa.

Também é preciso fazer uma análise minuciosa sobre o orçamento da empresa, para entender se é possível arcar com as parcelas e ainda manter a saúde financeira da empresa.

Por fim, não deixe de analisar a instituição que oferece o crédito para a empresa. É cada vez mais frequente encontrar golpes e fraudes na hora de contratar esse tipo de serviço, por isso, não deixe de se certificar sobre a idoneidade da instituição.

Aproveite e fique por dentro de tudo para uma boa gestão financeira da sua empresa. Inscreva-se no formulário abaixo pata receber nossa newsletter.

Quem pode solicitar crédito para empresas?

De modo geral, não existe restrição sobre quem pode solicitar uma linha de crédito para a empresa. No entanto, algumas linhas são criadas para situações específicas, como por exemplo, aquelas que são voltadas para a compra de imóveis.

Ou seja, para solicitar uma linha de crédito basta saber qual é o seu objetivo e buscar aquela que melhor se encaixa na sua situação.

Como conseguir uma linha de crédito?

como-obter-credito-para-empresas

Para ter o seu crédito aprovado, a empresa passa por uma avaliação sobre a sua capacidade de fazer os pagamentos necessários. Esses são alguns pontos analisados pelas instituições financeiras:

  • Histórico financeiro;
  • Pontuação de crédito;
  • Renda mensal;
  • Ativos e outras garantias.

Exemplos de linhas de crédito para empresas

Aqui no Brasil existem muitas linhas de crédito para empresas. A seguir, você vai conhecer melhor as principais modalidades!

Empréstimo com garantia

Essa é uma das linhas mais utilizadas pelos empresários e consiste em oferecer à instituição financeira um bem como garantia de pagamento, como um veículo ou um imóvel. 

A principal vantagem de fazer isso é que, com a garantia, o banco pode oferecer juros menores, prazos maiores e outros benefícios.

Financiamento

O financiamento costuma ser mais usado na compra de imóveis, veículos e equipamentos, e pode cobrir de 80% a 100% do valor do bem a ser adquirido.

Crédito para capital de giro

Nessa modalidade, o empreendedor busca recursos para melhorar a saúde do seu fluxo de caixa e ter mais tranquilidade para pagar salários, fornecedores e custos fixos.

O mais comum é que o prazo de pagamento desse tipo de crédito para empresa seja de 12 meses e, por isso, a modalidade é considerada prática e ágil.

Microcrédito

É a modalidade mais recomendada para quem é Microempreendedor Individual (MEI) ou tem um pequeno negócio. Nesse caso, o acesso ao crédito é simplificado, mas ele só está disponível para negócios que faturam até R$ 200 mil por ano.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma forma de adiantar o recebimento do pagamento de vendas realizadas a prazo. As taxas cobradas nessa modalidade costumam ser menores e esse tipo de crédito pode ser de grande ajuda em meses com menos movimento.

Crédito para empresas BNDES

Essa linha de crédito do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é destinada a pequenas empresas e não exige a apresentação de nenhum tipo de projeto para o acesso ao empréstimo e nem comprovação de como o dinheiro foi aplicado.

Conheça a Agilize!

As linhas de crédito para empresas são uma excelente alternativa para quem precisa de recursos para crescer e investir em novos projetos. E para conseguir fazer isso sem prejudicar a sua saúde financeira, é preciso planejamento e organização.

E você pode contar conosco para isso!

Somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao seu lado em todas as fases do negócio. A nossa missão é ajudar você a manter a sua contabilidade organizada e funcionando conforme a lei, para que você tenha tranquilidade para planejar os seus próximos passos sem precisar se preocupar com a parte burocrática.

Com uma contabilidade organizada, você consegue ter acesso a todos os dados que precisa para planejar o seu empréstimo e o pagamento das parcelas. Assim, pode tomar a sua decisão de forma estratégica e sem prejudicar a saúde financeira do negócio.

Para receber uma proposta personalizada é só clicar no botão abaixo!

Veja outros conteúdos relacionados para você!

  1. Como evitar a falência da sua empresa!
  2. Aprenda como consultar dívidas no CNPJ
  3. Veja 8 formas de como reduzir custos na empresa!
';