Como escolher nome de empresa? Principais dicas!

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Saber como escolher nome de empresa é uma das principais inseguranças de quem está começando um negócio. Afinal, o nome representa a empresa e ajuda o público a ter a sua primeira impressão, por isso, precisa ser atrativo.

Outro ponto que preocupa os empreendedores é que não é permitido que existam duas empresas com nomes repetidos atuando no mesmo segmento. Por isso, antes de tomar a decisão, é preciso fazer uma consulta para ver se o nome escolhido já está sendo usado — nesse caso, é preciso ter uma segunda opção.

Aqui neste artigo, a gente vai mostrar como escolher nome de empresa e trazer ótimas dicas para ajudar você nesse processo. Vamos lá?

  1. Por que escolher um bom nome de empresa?
  2. Conheça a diferença entre razão social e nome fantasia
  3. Como escolher razão social?
  4. Como escolher nome de empresa? Veja 7 dicas!
  5. Vale a pena usar um gerador de nomes?

Por que escolher um bom nome de empresa?

A escolha do nome da empresa é uma das primeiras decisões que você precisa tomar ao abrir um negócio. Esse nome deve constar em toda a documentação de abertura do CNPJ e, além disso, vai ter um papel fundamental na identidade e posicionamento da marca que você está criando. 

E, como falamos, o nome da empresa também impacta diretamente na percepção dos clientes sobre o negócio e na comunicação com o mercado.

Por isso, é essencial dedicar tempo e esforço para encontrar um nome que represente adequadamente o nome. Escolhendo um bom nome, é possível:

  • Criar uma identidade forte e memorável;
  • Facilitar o reconhecimento de marca;
  • Definir um posicionamento;
  • Gerar interesse e curiosidade do público.

Como escolher nome de empresa? Veja 7 dicas!

Agora vamos falar sobre como escolher o nome da sua empresa que vai ser usado para se comunicar com o público? Ao contrário do que acontece com a razão social, o nome fantasia não precisa seguir tantas regras. Ele só não pode estar sendo usado por outra empresa do mesmo segmento!

Ainda assim, é importante seguir algumas boas práticas para garantir a escolha de um nome estratégico, fácil de ser memorizado e que seja reconhecido e bem recebido pelo público.

É com isso que vamos te ajudar agora! Confira as nossas dicas!

Saiba o que quer transmitir para o público

Antes de iniciar a busca por um nome, é essencial ter clareza sobre o conceito e propósito do seu negócio. Pergunte-se: qual é a mensagem que desejo transmitir com o nome da empresa? 

Ele deve refletir os valores, a missão e a identidade da marca. 

Além disso, não deixe de analisar estes pontos:

  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Perfil do público-alvo;
  • Diferenciais do novo negócio;
  • Posicionamento de mercado;
  • Nomes dos concorrentes.

Um nome que transmita de forma clara e objetiva o que seu negócio faz pode ajudar a atrair os clientes certos desde o início.

Registre todas as ideias

Quando se trata de gerar ideias para o nome da empresa, a criatividade é fundamental. Comece fazendo um brainstorming e anote todas as ideias que surgirem, mesmo que pareçam irrelevantes no momento. Assim, nessa fase, não se preocupe com filtros, apenas deixe as ideias fluírem. 

Lembre-se de incluir palavras-chave relacionadas ao seu negócio, mas também permita-se explorar diferentes conceitos e abordagens.

Se você não está empreendendo sozinho, não deixe de envolver nesse processo todas as pessoas que fazem parte do projeto. Quanto mais gente pensando, mais ideias!

Fique atento à pronúncia

São vários os aspectos que você deve considerar em como escolher nome de empresa. Um deles é a pronúncia, que deve ser fácil.

A nossa dica é que você evite nomes estrangeiros ou que possam deixar os clientes em dúvida sobre a pronúncia. Palavras simples e que sejam facilmente associadas ao que você faz são sempre a melhor escolha.

Evite associações inadequadas

É muito importante que você observe se o nome não tem ambiguidades, conotação negativa ou se pode ser associado a algo que não condiz com os valores da sua empresa.

Além disso, fique atento a possíveis traduções para outras línguas, especialmente se você pensa em expandir o negócio e atender clientes em outros países.

Fuja dos modismos

Você está abrindo uma empresa com a intenção de que ela funcione por muitos anos, certo? Por isso, na hora que pensar em como escolher nome de empresa é importante evitar nomes baseados em modismos, que são aqueles inspirados em jargões, novelas, memes, personagens ou programas de televisão, por exemplo.

Com o passar do tempo, o nome que era considerado moderno vai ficar ultrapassado — ou até mesmo deixar de fazer sentido para as novas gerações.

Selecione as melhores opções

Lembra daquela lista de possibilidades que você criou no processo de brainstorming? É hora de analisá-la com mais cuidado, observando os pontos que mostramos aqui, para selecionar as melhores opções.

Você também pode considerar critérios como originalidade, sonoridade e adequação ao mercado em que a empresa vai atuar.

Descarte logo os nomes que são difíceis de entender, ambíguos ou que possam gerar confusão com outras marcas já existentes, ainda que elas atuem em outros segmentos.

E se você ficar em dúvida, teste com as pessoas! Fale suas ideias e analise as percepções.

Analise as opções

Com a lista reduzida, é importante analisar cada uma das opções restantes. 

E para isso, responda às seguintes perguntas sobre cada uma das opções:

  • Está disponível?
  • É fácil de escrever e de pronunciar?
  • Ajuda o público a identificar do que se trata a empresa?
  • Pode ter dupla interpretação?
  • Significa coisas estranhas em outras línguas?
  • Cria identificação com o público?
  • Diferencia a empresa dos concorrentes?

Pesquisar na internet e redes sociais vai ajudar nesta etapa! E para saber se um nome está disponível, você deve consultar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é o órgão responsável pelos registros de marcas no país. Essa etapa é essencial para evitar problemas jurídicos no futuro e garantir que a empresa possa usar o nome livremente.

Além disso, leve em consideração as aplicações em cada cultura e região. Nem sempre um termo utilizado no nordeste pode ser bem recebido por pessoas do sul do país.

Depois de escolher o nome da empresa, é só fazer o registro nos órgãos competentes na hora de abrir o seu CNPJ!

E não deixe de fazer o seu registro de marca, pois isso garante que você tenha o direito exclusivo de usar o seu nome e o logo em todo o território nacional.

Conheça a diferença entre razão social e nome fantasia

Nas etapas de como escolher um nome de empresa, você vai precisar ter tanto uma razão social como um nome fantasia. Muitos empreendedores iniciantes não sabem qual é a diferença entre esses dois, mas, na verdade, ambos são usados para identificar a empresa.

A diferença é que a razão social é o nome oficial da empresa, aquele que consta em seu registro, enquanto o nome fantasia é aquele usado para o público. Ainda está confuso? A gente vai explicar melhor!

A razão social é o nome oficial da empresa, registrado nos órgãos competentes e que aparece em seus documentos legais e fiscais, como é o caso de um contrato, por exemplo. Se formos comparar a empresa com uma pessoa, a razão social é o nome que consta em sua certidão de nascimento.

Já o nome fantasia, chamado também de nome comercial, é aquele pelo qual a empresa é conhecida no mercado. Esse nome vai ser usado, por exemplo, na fachada da loja, em comunicações publicitárias, nas redes sociais e nas sacolas de compras, caso você tenha uma loja.

Na comparação com uma pessoa, o nome fantasia é como se fosse o seu apelido. Segundo a legislação, o nome fantasia e a razão social podem ser iguais ou diferentes. A escolha é do empresário!

Exemplo de razão social e nome fantasia

Para você entender melhor, vamos trazer o nosso exemplo. A razão social da Agilize é “AGILIZE TECNOLOGIA S.A.”  – esta informação você pode consultar por meio da pesquisa do CNPJ de qualquer empresa.

Já o nosso nome fantasia é Agilize Contabilidade Online!

Aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais, você encontra o nosso nome fantasia. Mas, quando se tornar nosso cliente, é a razão social que vai ver no contrato!

Como você pode ver, a nossa razão social descreve o nosso tipo de empresa. Já o nome fantasia é o que divulgamos e somos conhecidos no mercado.

Além disso, essas duas informações estão disponíveis no cartão CNPJ de todas as empresas.

Como escolher a razão social?

Antes de ajudarmos você a escolher o nome fantasia da empresa, vamos falar rapidamente sobre a razão social? Para escolher o nome fantasia você terá mais liberdade, mas a definição da razão social deve seguir algumas regras.

O nome deve ter três partes, nessa ordem:

  • Identificação própria
  • Ramo principal de atuação da empresa
  • Natureza Jurídica ( LTDA, S/A etc.)

É por isso que a nossa razão social é AGILIZE TECNOLOGIA S.A. — ele é formado pela nossa identificação própria, nosso ramo de atuação e nossa natureza jurídica, respectivamente.

Então, se você tem uma microempresa na área de comunicação, por exemplo, a sua razão social deve ser “SILVA COMUNICAÇÃO ME”, caso você escolha o nome Silva como identificação própria.

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Vale a pena usar um gerador de nomes?

Existem diversas de como escolher nome de empresa, seja com ferramentas ou com geradores de nomes disponíveis na internet.

Embora possam ser úteis para gerar ideias e explorar diferentes combinações, é importante lembrar que essas ferramentas não substituem o processo criativo e estratégico. 

O nome da empresa deve ser único e alinhado com os objetivos e valores do negócio, algo que um gerador automático nem sempre consegue capturar. Portanto, você pode até usar esse tipo de ferramenta, mas não deixe de combiná-la com o processo de brainstorming e análise sobre o qual falamos aqui!

Conheça a Agilize!

Saber como escolher o nome da empresa é um processo estratégico e importante para o sucesso do negócio. E para que a formalização da sua empresa seja feita de forma correta e sem dores de cabeça, o melhor é sempre contar com os especialistas!

Aqui na Agilize, nós temos contadores muito experientes e clientes de diversos segmentos. O nosso objetivo é ajudar você a tirar o seu negócio do papel.

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