simples-nacional-banner

Infelizmente, você, por algum motivo, perdeu o Prazo do Simples Nacional e não sabe como proceder para realizar a sua declaração anual?

Primeiramente, não posso deixar de compartilhar isto com você: a situação em questão, realmente, não é muito simples.

Então, consequentemente, você pode se perguntar: há ao menos alguma solução? Há algo que possa ser feito para remediar tal situação?

Preciso que você esteja super atento aos procedimentos que >compartilharei contigo ao longo deste artigo. Assim, tenho certeza que, ao menos, a longo prazo, esse tipo de situação não se repetirá e, dessa forma, você poderá consolidar o seu empreendimento.

No fim das contas, é isso que você, agente transformador da sociedade, me querido colega empreendedor, busca nesta jornada do empreendedorismo, certo?

Minimizar riscos, tomar decisões conscientes que aumentem a probabilidade de maximizar os seus resultados é o intento do empreendedor que quer deixar um legado e ser lembrado por isso, não é mesmo?

E por pensar assim é que a Agilize, sempre preocupada em agregar valor para sua jornada empreendedora, irá compartilhar hoje com você procedimentos que deverá adotar para contornar, se precaver e, assim, não correr riscos de perder o Prazo do Simples Nacional. Por isso, fique ligado nos tópicos a seguir:

Para Não Perder o Prazo do Simples Nacional, Como Declará-lo?

Antes de considerarmos os procedimentos que deverão ser tomados, caso você tenha perdido o Prazo do Simples Nacional, é extremamente importante conhecer como declará-lo. Afinal, saiba que cada tópico irá sedimentar o conhecimento necessário para solucionar problemas junto à sua empresa.

Dessa forma, me diz uma coisa: em suma, você conhece o passo-a-passo para realizar a Declaração do Simples Nacional?Fique ligado no passo-a-passo simplificado a seguir caso seja MEI (Microempreendedor Individual):

  1. Acesse o Portal do Empreendedor ou Site do Simples Nacional;
  2. Selecione o Tipo e o Período da Declaração;
  3. Informe Seus Dados;
  4. Faça uma Apuração das Informações e Transmita.

Agora, se você for Microempresa (ME), não deixe de ler esse artigo que trata de forma simples, direto ao ponto, aquilo que é necessário para que realize a sua declaração: Declare o Imposto de Renda 2020 de um Jeito Rápido e Prático

Conhecimento liberta. Essa é uma das nossas premissas aqui na Agilize. Por isso, siga as recomendações acima. A ferramenta contábil serve de orientação para sua tomada de posição. A nossa equipe de Agilizers está sempre a postos para esclarecer qualquer dúvida e agregar valor para você. Porém, prezamos pela sua liberdade de escolha e sabemos que somos fundamentais para a transformação do seu negócio. Afinal de contas, o protagonista desse futuro Caso de Sucesso será você. Nosso objetivo é apenas lhe ajudar nessa dura e incrível jornada.

Dito isso e feito as devidas e breves considerações, prepare-se para conhecer o que fazer, caso tenha perdido o Prazo do Simples Nacional para a adesão!

Não-Perder-Prazo-Do-Simples-Nacional-Contabilidade-Agilize.jpeg

Perda de Prazo do Simples e a Análise do Regime

Se você não perdeu o Prazo do Simples Nacional e fez a sua solicitação para aderir a esse regime tributário neste ano de 2020, quais procedimentos ocorrerão após sua escolha?

Eis uma etapa que você deverá ter muita atenção, pois, os procedimentos que sucedem à sua escolha serão preponderantes para que realize seu intento. Portanto, fique ligado nas informações que compartilharei com você neste tópico!

Inicialmente, o prazo para solicitação do regime tributário do Simples Nacional foi até o dia 31 de janeiro de 2020. Infelizmente, se você não fez a sua solicitação dentro do Prazo do Simples Nacional, só poderá realizá-la no próximo ano.

No atual cenário, ocorreram 674.474 solicitações para o Simples Nacional. Dessas, 218.266 foram deferidas; 54.299 foram canceladas pelos próprios optantes e 401.909 serão analisadas, cujos resultados para tais solicitações tiveram como prazo previsto o dia 13 de fevereiro.

Assim, daquelas que foram analisadas, o procedimento comum está atrelado à Análise das Pendências. Portanto, as soluções que não apresentarem pendências serão deferidas e, para esses casos, as empresas passarão a ser optantes pelo Simples Nacional a partir de 01/01/2020.

Do contrário, aquelas que apresentaram tais pendências com 1 ou mais Entes Federados (União, Estados, Distrito Federal e Municipais) terão seus pedidos indeferidos como resultado. Nesse caso, assim, como àquelas que perderam o Prazo do Simples Nacional, a nova tentativa para a opção pelo regime só ocorrerá no ano seguinte.

Observação: cada Ente Federativo emitirá o seu Termo de Indeferimento pela pelo seu órgão de Administração Tributária. Quanto às pendências, na Secretaria Especial da RFB poderá ser consultado ao tocar aqui!

Me diz uma coisa: você sabia que um Serviço de Contabilidade Online Inteligente pode evitar a perda do Prazo do Simples Nacional?

Perda-Prazo-do-Simples-Nacional-Contabilidade-Agilize.jpeg

Fui Excluído do Simples Nacional! Como Proceder?

Você possui algum débito junto ao Simples Nacional?

Se você passou por um processo de análise de Regime Tributário com o time de Agilizers e percebeu que, ao analisar o seu Custo de Oportunidade o Simples Nacional foi o mais adequado para você, não vacile: saiba que os seus débitos podem ser pagos à vista ou através de um parcelamento.

Reitero que, aquele que perdeu o Prazo do Simples Nacional e possui pendências junto a 1 ou mais Entes da Federação terá a solicitação para o regime tributário desejado indeferido, além de que só poderá optar novamente pelo mesmo em janeiro do ano seguinte.

Você percebe a importância de manter o seu empreendimento organizado e o quanto é imprescindível estar atento às datas/prazos importantes para o bom desempenho do mesmo?

Você poderá se perguntar: então não há solução alguma caso eu perca o Prazo do Simples, né?

Sim! Há uma solução!

Primeiramente, preciso dizer que não acredito que essa solução seja viável. Afinal, parto do pressuposto de que os assinantes da newsletter do Blog da Agilize desejam ser agentes transformadores da sociedade e, por isso, veem no empreendedorismo uma forma de agregar valor para o mundo. Aqueles que acompanham nossos artigos sabem das dicas incríveis que compartilhamos e o porquê da nossa afinidade.

Enfim, caso tenha perdido o Prazo do Simples e deseje, ainda assim, optar por esse regime a opção será dar “baixa da empresa” e abrir uma nova.

Agora, imagine se faz sentido você montar um negócio para consolidá-lo, obter o sucesso desejado e, ao invés de buscar ferramentas que otimizem as suas decisões e o seu tempo, dar “baixa da empresa” sempre que perder o Prazo do Simples. Percebe que, assim, está desperdiçando seu ativo mais precioso (seu tempo)?

Solução-Definitiva-Não-Perder-Prazo-Simples-Nacional-Contabilidade-Agilize.jpeg

A Solução Definitiva para Não Perder o Prazo do Simples Nacional

Você concorda comigo que, ao longo do artigo, ficou bem claro que não é nem um pouco interessante perder o Prazo do Simples Nacional, né?

Se você analisar o seu Custo de Oportunidade, verá que é um erro absurdo não ter prudência ao gerir os seus tributos.

Imagine só a seguinte situação: você decide empreender, enfrenta inúmeros desafios para abrir a sua empresa (prazos, burocracia, etc). Após essa etapa (o 1° grande passo), você percebe que só abrir a empresa não basta para fazer o empreendimento acontecer. Afinal, há inúmeras competências que você deverá desenvolver se quiser alcançar os seus sonhos. Então, aparecem os problemas diários (falta de organização com documentos necessários, ingerência financeira, reclamações dos clientes, etc). Aí, surge a grande pergunta: o quê fazer com tudo isso?

Geralmente, quando isso ocorre, para piorar tudo, você é o “faz tudo” da empresa. Você mesmo faz a jogada, passa a bola para si próprio e marca. Só que esse tipo de situação é uma grande bomba-relógio. Tende ao caos total e desorganização. Não se sustenta, se você quiser crescer e alçar vôos mais altos.

É dessa forma que, costumeiramente, surgem a desorganização e, assim, situações como a Perda de Prazo do Simples Nacional. Posso considerar isso como um hábito angular negativo. Por isso, lhe pergunto: faz sentido manter esse tipo de escolha para sua vida?

Se deseja acabar com tudo isso de uma vez por todas e maximizar a probabilidade de alcançar os seus sonhos mais rápido, toque aqui e agora e descubra como fazer acontecer!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.