Marketing e vendas: como usar a favor da sua empresa no 2º semestre?

Marketing e vendas são duas áreas essenciais para o sucesso de uma empresa, pois influenciam diretamente nos resultados. É por isso que muita gente acaba confundindo as duas ou pensando que são uma coisa só.

Mas a verdade é que marketing e vendas são duas áreas distintas, com diferentes atribuições e objetivos. Mas sim, elas podem (e devem) trabalhar juntas!

Quer saber mais sobre o assunto? Aqui você vai conhecer melhor esses conceitos e as suas diferenças, entender como marketing e vendas podem se relacionar e conferir dicas para fazer as áreas trabalharem juntas na sua empresa.

Boa leitura!

  1. Oque é marketing para empresas?
  2. O que é vendas?
  3. Qual a diferença entre marketing e vendas?
  4. Qual a relação entre Marketing e Vendas?
  5. Como Marketing e Vendas podem trabalhar juntos?

O que é o marketing para empresa?

O marketing é um conjunto de medidas que tem o objetivo de gerar valor para uma marca e, assim, atrair clientes. Ou seja, é um trabalho que antecede a venda.

De acordo com Philip Kotler, um dos principais teóricos da área, o marketing é a “ciência de criar valor para satisfazer necessidades específicas do público-alvo”.

Para atingir esse objetivo, o marketing utiliza diversas ferramentas. Alguns exemplos são a produção de conteúdo, produção de eventos, publicidade, e-mail, programas de fidelidade, entre outras coisas.

E o que é vendas?

Bom, o conceito de vendas você provavelmente já conhece, não é mesmo? Essa é uma prática muito antiga, que envolve a troca de um produto ou serviço por um pagamento em dinheiro.

Mas, dentro das empresas, a área de vendas é um pouco mais complexa e exige conhecimentos específicos, assim como acontece com o marketing. Muitas vezes chamado de setor comercial, a área de vendas trabalha para converter em clientes os prospects atraídos pelo marketing, garantindo que o negócio fature o suficiente para se manter funcionando e com boa saúde financeira.

Essas transações podem acontecer de duas formas: de empresa para empresa (B2B) e de empresa para consumidores (B2C). A depender do tipo de venda, diferentes estratégias podem ser utilizadas.

Qual a diferença entre marketing e vendas?

Agora que você conhece os conceitos de marketing e vendas, já sabe que existem algumas diferenças entre os dois, certo? Para ficar ainda mais claro, listamos aqui as principais:

  • Objetivo: o objetivo do marketing é gerar valor para a empresa e criar interesse e demanda pelos produtos, enquanto o objetivo das vendas é converter as pessoas interessadas em clientes;
  • Abordagem: o marketing trabalha com uma abordagem mais ampla e de longo prazo, enquanto o trabalho de vendas é mais direto e objetivo;
  • Relacionamento: o marketing visa à construção de um relacionamento de longo prazo com o cliente e o setor de vendas se concentra em relacionamentos imediatos e individuais;
  • Indicadores: o marketing usa indicadores como tráfego, engajamento e geração de leads para medir o sucesso do seu trabalho. Já o setor de vendas foca em métricas como ticket médio, taxa de conversão, ROI, tempo médio do ciclo de vendas, entre outras.
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E qual a relação entre marketing e vendas?

Apesar de serem áreas diferentes e terem objetivos distintos, nós já adiantamos aqui que marketing e vendas podem e devem trabalhar juntos para potencializar os resultados da empresa.

O trabalho do marketing antecede as vendas e é importante que seja muito bem feito para que o time comercial consiga colocar em prática as suas estratégias. Ao mesmo tempo, não adianta o time de marketing gerar muito interesse pelo produto se o time de vendas não consegue fechar negócios — quando isso acontece, a empresa, ainda que bem vista pelo mercado, não consegue gerar receita suficiente para se manter.

É por isso que é tão importante que marketing e vendas trabalhem juntos! E para chegar lá, é preciso alinhar alguns pontos:

  • Mensagens: ambos os times devem garantir a constância e a coerência nas mensagens passadas para os prospects. Eles não podem sentir que estão falando com dois times ou duas empresas diferentes quando estão em contato e, para isso, os benefícios e os valores da empresa precisam ser transmitidos de forma clara e eficaz;
  • Segmentação: o marketing deve trabalhar com uma segmentação de público que faça sentido para o time de vendas. Assim é possível atrair pessoas que tenham o perfil ideal e cujos problemas possam ser solucionados pelos produtos e serviços da empresa;
  • Materiais: o marketing trabalha com materiais como apresentações, vídeos, entre outras coisas, e é importante que eles comuniquem bem os benefícios e características do que está sendo vendido. Isso facilita o trabalho da equipe de vendas!

Como marketing e vendas podem trabalhar juntos?

O trabalho conjunto de marketing e vendas traz muitas vantagens para a empresa. São elas:

  • Maior conhecimento sobre os consumidores;
  • Previsibilidade sobre as vendas e sobre o crescimento;
  • Transparência e clareza;
  • Maior eficiência para os processos de ambos os times;
  • Crescimento do número de conversões;
  • Otimização de tempo;
  • Redução de custos;
  • Padronização de tarefas;
  • Aumento da competitividade.

Mas como colocar esse alinhamento em prática e garantir que marketing e vendas trabalhem juntos? 

Há práticas no marketing que geram consistência no processo de vendas. No longo prazo, adotá-las pode causar um efeito dominó de resultados positivos para o seu negócio. 

Veja alguns exemplos:

Marketing de Indicação

Também chamado como Referral Marketing, essa vertente estratégica visa à adoção de práticas de indicação de serviços e/ou produtos da empresa. Assim, os clientes seriam estimulados a fazerem a divulgação das mesmas e, consequentemente, passariam a ganhar ofertas exclusivas, descontos, etc. 

Essa técnica parte do pressuposto de que uma pessoa está muito mais aberta a adquirir um produto de uma determinada empresa quando ela recebe tal indicação de alguém conhecido.

Marketing de Influência

Com o surgimento das redes sociais, apareceram também os influenciadores digitais. Esses, além de reterem a atenção de um grande números de pessoas, costumam influenciá-las na aquisição de produtos e/ou serviços. 

Por isso, parcerias entre empresas e esses influenciadores costuma ser uma estratégia interessante, visto que há influenciadores acessíveis às micro e pequenas empresas também.

Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo através de blog, podcast ou vídeo, por exemplo, é uma ótima estratégia para trabalhar a marca da sua empresa e ganhar a confiança do cliente. Você também pode otimizar a sua plataforma para ser encontrada mais facilmente nos mecanismos de busca e, assim, aumentar exponencialmente o seu alcance e as suas vendas.

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