12 ideias criativas para aumentar as vendas da sua empresa

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Vender mais é o objetivo de quase todo empresário, certo? Afinal, essa é a principal forma de fazer o negócio crescer e, consequentemente, trazer mais lucro. Porém, aumentar as vendas nem sempre é fácil, principalmente ter 12 ideias criativas para aumentar as vendas da sua empresa.

A concorrência vem aumentando bastante, assim como os custos para manter o negócio, o que acaba impactando no desempenho do negócio. E é preciso ter muito jogo de cintura para continuar vendendo e ainda aumentar as vendas em um momento como esses.

Aqui neste artigo, você vai conferir 12 ideias criativas para aumentar as vendas da sua empresa. Vamos lá?

  1. Como vender mais?
  2. Quais técnicas usar para vender mais?
  3. Confira 12 ideias para aumentar as vendas na sua empresa

Como vender mais?

Essa é a pergunta que todo empresário faz quando percebe que vender mais é essencial para fazer a empresa se manter e dar lucro. E sim, isso pode ser bem desafiador. Mas com algumas estratégias é possível superar os obstáculos do mercado e alcançar os resultados esperados.

Uma das estratégias é estar sempre de olho nas tendências do mercado. Assim você consegue acompanhar e até mesmo se destacar da concorrência, chamando atenção dos clientes.

Outro ponto muito importante é o conhecimento sobre o comportamento do consumidor, que está sempre mudando. Entender o que eles esperam, como tomam decisões e quais sãos os problemas que buscam resolver ao fazer uma compra vai ajudar você a definir muitas coisas — o que vender, como divulgar produtos, como se relacionar com os clientes, etc.

Por fim, você pode conhecer estratégias de vendas para colocar em prática na hora de atender os seus clientes. Essas técnicas vão guiar você desde o primeiro contato, quando você precisa entender qual o objetivo do cliente, até o pós-venda, para fidelizá-lo e receber feedbacks que vão servir como base para a implementação de melhorias na empresa.

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Quais técnicas usar para vender mais?

As técnicas de vendas são métodos utilizados para abordar e interagir com clientes, desde a prospecção até o pós-venda. Elas são projetadas para aumentar a eficácia dos atendimentos, melhorar a comunicação e persuadir o cliente a comprar mais.

Veja alguns exemplos de técnicas para vender mais:

  • Entender o que o cliente quer: no primeiro momento, o vendedor deve fazer perguntas e prestar bastante atenção nas respostas para entender exatamente que tipo de problema o cliente precisa resolver;
  • Focar no benefício: na hora de apresentar o produto, o vendedor não deve apresentar somente as suas características — afinal, muitas vezes o cliente consegue observá-las por si próprio. O importante é explicar quais são os benefícios oferecidos por cada produto, ou seja, quais vantagens o cliente vai ter ao adquiri-lo;
  • Identificar objeções: enquanto escuta o que você tem a dizer, o cliente vai fazer algumas objeções e você precisa entender quais são para que possa contorná-las;
  • Contornar objeções: mostre de forma concreta os benefícios que o produto têm que compensam as desvantagens ou objeções apresentadas pelo cliente;
  • Usar gatilhos mentais: os gatilhos mentais são argumentos persuasivos que despertam sensações que podem incentivar alguém a fazer uma compra, como escassez, urgência, afeição, reciprocidade, entre outras;
  • Cross selling e up selling: o cross selling é a técnica de apresentar itens complementares ao que o cliente já vai levar, para que ele compre mais. Já o up selling é a ação de oferecer um upgrade no produto que o cliente está levando.
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Confira 12 ideias criativas para aumentar as vendas na sua empresa

Mas além de aprimorar as suas técnicas de vendas, você também pode lançar mão da criatividade para vender mais. A seguir, confira algumas ideias para aumentar as vendas na sua empresa!

1. Faça promoções

Quem não gosta de pagar menos na hora de fazer uma compra? Assim como você, quanto consumidor, gosta de descontos na hora de comprar, o seu cliente também adora esse tipo de ação.

Então que tal pegar aqueles produtos que não têm muita saída e fazer uma promoção para aumentar as vendas? Para isso, você pode analisar a curva ABC do seu negócio e selecionar alguns produtos que estão na curva B ou C para dar aquele super desconto.

Isso vai atrair mais pessoas para o seu negócio, que vão passar a conhecer a sua empresa e a qualidade do seu atendimento — e podem inclusive comprar outros produtos que não estejam na promoção ou voltar a fazer negócios com a sua empresa no futuro. 

Só não se esqueça de colocar tudo na ponta do lápis antes de oferecer descontos, certo? Assim você garante que a promoção é tão vantajosa para você quanto para os clientes. Afinal, não adianta vender muitos itens se a receita obtida não for suficiente para pagar os custos, não é mesmo?

2. Dê brindes

E assim como as promoções, os clientes adoram ganhar brindes, pois sentem que saíram em vantagem na hora de fazer a compra. Por isso, uma boa ideia para aumentar as vendas é oferecer alguns brindes para quem fizer compras.

Se quiser aumentar também o ticket médio, você pode oferecer brindes somente para clientes que fizerem compras a partir de determinado valor — ou brindes melhores para compras maiores!

Mas para realmente chamar atenção do cliente, você precisa oferecer brindes atrativos, ok? Canetas e bloquinhos, apesar de serem úteis, não são mais opções tão interessantes. 

Uma boa ideia é oferecer presentes que sejam úteis e atrativos. Se você tem uma loja de maquiagem por exemplo, pode dar de brinde pincéis, espelhos ou até mesmo produtos em miniatura. Se tem um pet shop, pode dar petiscos, pequenos brinquedos, comedouros, etc.

Uma dica interessante é buscar fazer parceria com os seus fornecedores, pois alguns deles podem oferecer os brindes se você fizer uma compra maior.

3. Faça sorteios

Fazer sorteios também é uma forma de atrair novas pessoas para a sua loja e, assim, vender mais. E aqui você pode aproveitar aquela dica que demos no tópico anterior, quando dissemos que você pode oferecer brindes para clientes que fizerem compras a partir de determinado valor — essa também pode ser a condição para que o cliente participe do sorteio!

Assim, além de aumentar as vendas, você aumenta também o seu ticket médio. 

4. Aproveite as datas comemorativas

Outra ideia criativa para vender mais é aproveitar as datas comemorativas para fazer algumas ações. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e festas de final de ano são épocas em que as pessoas costumam comprar presentes e você pode aproveitar esse comportamento para dar aquele up nas vendas.

Isso pode ser feito de diversas formas. Se você tem uma loja física, uma decoração temática já pode chamar atenção. Mas claro que você pode ir além e pensar em promoções, brindes, sorteios e até mesmo em condições de pagamento especiais.

Outra forma de aproveitar essas datas é criando kits com produtos. Eles se tornam um presente completo para quem está recebendo e são atrativos para quem está presenteando. Já tinha pensado nisso?

5. Crie um clube de fidelidade

Um clube de fidelidade é uma forma de fidelizar clientes e ainda de estimulá-los a comprar mais. Para colocar essa ideia em prática, você deve estipular um valor mínimo para que o cliente ganhe um selo ou um carimbo, ou então uma quantidade de pontos para cada real gasto na loja.

Depois, quando o cliente tiver um determinado número de pontos ou selos, poderá trocá-los por algum produto, serviço ou até mesmo por descontos nas suas próximas compras.

6. Tenha um programa de indicação

A ideia do programa de indicação é oferecer vantagens para o cliente que você já tem indicar a sua empresa para um amigo ou conhecido. Assim, você acaba atraindo mais gente para a sua loja e, naturalmente, vai vender mais.

A vantagem pode ser o que você escolher, como um brinde ou até mesmo descontos nas próximas compras. E é interessante oferecê-la tanto para quem indicou como para quem chegou por indicação. 

Assim todos saem ganhando e você oferece uma excelente experiência para os seus clientes, o que também aumenta as chances de que voltem a fazer negócio com a sua loja.

7. Faça parcerias com outras empresas

As empresas que ficam perto da sua nem sempre precisa ser encarada como corrente, mas também como uma parceira — especialmente se forem de outro setor. Imagine que você tem um salão de beleza e, do lado do salão, existe um pet shop. 

Uma ideia criativa para vender mais é oferecer descontos para as clientes do pet shop, para que realizem serviços enquanto seus cães tomam banho. E, da mesma forma, o pet shop pode oferecer descontos para as clientes do seu salão.

Assim as duas empresas passam a vender mais e o seu cliente, além de mais satisfeito, pode se fidelizar ainda mais. E aí, como você pode adaptar essa ideia ao seu nicho?

8. Invista em personalização

Quem não gosta de se sentir especial? É essa sensação que você proporciona a um cliente quando oferece um produto ou serviço personalizado! E aqui não estamos falando somente na personalização naquilo que você vende, mas também no seu atendimento e nas soluções que oferece quando quem já comprou tem um dúvida ou problema.

Esse tipo de ação parece complexa, mas, na verdade, basta conhecer um pouco o seu cliente para saber como oferecer um atendimento personalizado que vai fazer ele se encantar pela sua empresa. E já há no mercado diversas ferramentas tecnológicas que ajudam a armazenar e organizar informações tanto sobre clientes como sobre leads. 

9. Recupere clientes inativos

Sabe aquele cliente que costumava comprar sempre com a sua empresa mas deu uma sumida nos últimos tempos? Uma ideia criativa para aumentar as vendas é entrar em contato para trazê-lo de volta. 

E isso pode ser feito de várias formas — por e-mail, com uma oferta atrativa até mesmo com uma ligação telefônica. Tudo depende do motivo que fez ele parar de comprar. Entender esse motivo vai ajudar você a oferecer benefícios para que volte e também a implementar melhorias para evitar que isso aconteça com outros clientes.

10. Ofereça cashback

O cashback é uma vantagem que tem feito bastante sucesso nos últimos anos. Afinal, que cliente não gosta de receber de volta um percentual do que foi gasto em uma compra? Na maioria das vezes, esse crédito é oferecido para que o cliente volte a fazer compras na mesma loja.

Assim, é possível fidelizá-lo e, ao mesmo tempo, vender mais. 

11. Faça entregas por delivery

Se você tem uma loja física, uma boa ideia criativa para aumentar as vendas é passar a fazer entregas de produtos. As pessoas se acostumaram a fazer compras online com a pandemia e vamos combinar que é difícil deixar de lado a comodidade de receber os produtos que precisa na porta de casa, não é mesmo?

Você pode oferecer entregas grátis, especialmente para quem mora perto da empresa, ou até mesmo cobrar uma pequena taxa. Isso certamente vai aumentar o seu público e as oportunidades de vendas!

12. Venda pela internet

Outra forma de aumentar as vendas da sua empresa é passar a vender pela internet. Se você ainda não tem um e-commerce, está perdendo a oportunidade de atingir um grande público. Isso porque as pessoas estão o tempo inteiro online, fazendo pesquisas no sites de busca e navegando pelas redes sociais.

Se o seu tipo de produto ou serviço não pode ser vendido pela internet, não deixe de ter um site. Ainda que não impacte diretamente nas vendas, isso faz com que você seja conhecido por mais pessoas e, com o tempo, pode trazer novos clientes e mais vendas!

Conheça a Agilize!

Além de fazer a empresa aumentar as vendas, é preciso tomar outros cuidados para que o negócio cresça com segurança e sem problemas. Um deles é contar com um bom serviço de contabilidade!

Assim você garante que a empresa está cumprindo com todas as suas obrigações fiscais e tributárias, seguindo as leis e sem nenhum problema com as autoridades. E quem tem negócio sabe como esse tipo de problema pode dar dor de cabeça, não é mesmo? Além das altas multas, as penalidades podem incluir até o encerramento do CNPJ!

E você pode contar conosco para isso! 

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao seu lado garantindo o cumprimento de todas essas obrigações, Além disso, fornecemos dados valiosos sobre as movimentações financeiras da empresa, para que você possa tomar todas as suas decisões com base em dados.

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