Como consultar inscrição municipal: a Agilize te ensina o passo a passo

Como consultar inscrição municipal? Se você está com essa dúvida é porque precisa do número da sua inscrição para conseguir o alvará de funcionamento da empresa, emitir notas fiscais ou até mesmo para fazer o controle do pagamento de tributos.

Consultar a inscrição é muito simples e, neste post, nós vamos mostrar como você pode fazer isso tanto com documentos que já tem na empresa como pela internet.  Continue lendo para descobrir!

Antes de mais nada, o que é inscrição municipal?

A inscrição municipal é o cadastro de uma empresa na Prefeitura do município onde está localizada. Esse cadastro deve ser feito depois de registrar a sua empresa na Junta Comercial do estado e, depois de pronto, você vai receber um número de identificação.

Esse número funciona como uma permissão do município para que o seu negócio funcione. A depender da cidade, a inscrição municipal pode receber outros nomes, como alvará, Cadastro Mobiliário e Cadastro do Contribuinte Mobiliário.
A inscrição municipal serve para identificar o contribuinte no Cadastro Tributário Municipal e está diretamente relacionada ao recolhimento do ISS, que é o Imposto Sobre Serviço. Ou seja, se a sua empresa é prestadora de serviços, você obrigatoriamente precisa ter uma inscrição municipal para funcionar dentro da legalidade

Como consultar inscrição municipal de uma  empresa: veja como consultar o número da sua inscrição

Se você precisa do número mas não sabe onde consultar a inscrição municipal, não se preocupe que a gente vai ajudar. A forma mais simples de fazer a consulta de inscrição municipal é no seu alvará de funcionamento — aquele documento que deve ficar exposto na sede da empresa.

Saiba como consultar inscrição municipal no seu IPTU: o número também está lá!

Você sabia que também é possível consultar inscrição municipal no IPTU? O número consta no seu carnê de pagamento, na seção “Cadastro do Imóvel”. Desde 2019, é obrigatório que a inscrição municipal conste nesse documento. De todo modo, caso o número não conste no carnê, o responsável pelo estabelecimento deve procurar a prefeitura.

Lembrando que aqui estamos falando do carnê de IPTU do imóvel onde o negócio funciona, certo? Não confunda com o seu IPTU residencial!

Em quais sites posso fazer a consulta de inscrição municipal?

Se você quer saber como consultar inscrição municipal pela internet, sem precisar de um documento físico, precisa saber se a Prefeitura da cidade onde a empresa funciona oferece essa possibilidade.

Em caso positivo, você pode acessar o site da Prefeitura e fazer o passo a passo para encontrar o número ou pesquisar no Google pela ficha cadastral do seu município! 

Passo a passo de como consultar inscrição municipal

Além de buscar inscrição municipal nos documentos que já mostramos, você pode fazer isso pelo site da Prefeitura do município onde a empresa funciona. Confira o passo a passo!

1.Acesse o site da prefeitura da sua cidade

O primeiro passo é acessar o site da Prefeitura. Em alguns casos, é possível que a consulta de inscrição municipal seja feita no site da Secretaria da Fazenda do Município — procure saber como funciona na sua cidade!

Para ajudar, vamos deixar aqui os links para consultar inscrição municipal pelo CNPJ em algumas cidades:

2.Tenha o seu CNPJ em mãos

Para consultar a inscrição municipal da empresa, você vai precisar informar o CNPJ. Portanto, se você não sabe o número de cabeça, não esqueça de ter em mãos o seu cartão CNPJ.

3.Envie os dados e veja o documento gerado na tela

Após o envio dos dados, o sistema vai apresentar o número da sua inscrição municipal na tela. A nossa dica é que você tire um print e salve a imagem em alguma pasta no seu computador. Assim, quando precisar consultar inscrição municipal novamente, é só buscar o documento!

Precisa de uma contabilidade que te ajude? Conheça a Agilize!

A Agilize é uma contabilidade online parceira do empreendedor. O nosso objetivo é ajudar você que tem um negócio ou pretende começar um, descomplicando toda a parte burocrática da empresa — além de ajudar em como consultar inscrição municipal, a gente oferece serviços de abertura de empresa e faz a contabilidade completa do seu negócio!

Assim, você tem mais tempo e tranquilidade para se dedicar a outras partes do trabalho e fazer a sua empresa crescer sem complicação.

O nosso time tem especialistas em várias áreas de contabilidade que estão sempre a postos para tirar as suas dúvidas. E o melhor de tudo é que você pode acompanhar tudo o que acontece na sua contabilidade pelo nosso sistema, que é muito intuitivo e fácil de mexer.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada!

';