O Pix é o novo método de transferências financeiras anunciado pelo Banco Central do Brasil. Ele consiste em pagamentos instantâneos disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana em qualquer dia do ano, mesmo em feriados e finais de semana.

Você consegue imaginar o impacto dessa revolução no seu dia-a-dia?

Se você ainda não conseguiu captar a real dimensão da informação que acabei de compartilhar contigo, é porque provavelmente ainda não descobriu o principal motivo da criação do Pix.

Porém, antes de partirmos especificamente para essa questão, me responda o seguinte: você já parou para avaliar que transferir via DOC ou TED te traz diversas limitações e até custos desnecessários para a sua rotina?

Não?! Pois então, observe!

Com os tradicionais DOC e TED, aos quais estamos tão acostumados, a gente fica limitado a transferir apenas em dias úteis (e em horário comercial!), olha que loucura isso…

Além do mais, já pensou o quanto você irá economizar caso não precise pagar (ou precise pagar apenas centavos) por essas transações?

Afinal, atualmente, cada banco cobra suas taxas por essas transações que o Pix substituirá, e, muitas vezes não são baratas.

É aquela coisa: de dez em dez reais, no fim do mês, a gente já gastou um monte só com taxa de transferência!

Então, imagina só investir essa grana em melhorias para os seus Produtos e/ou Serviços… Bem melhor, né?

Indo mais além, lembre-se do tempo, o ativo mais precioso do ser humano.

Até porque convenhamos: esperar até 3 dias úteis para consolidar o pagamento de um boleto, por exemplo, é muito tempo gasto, concorda?

Até lá, muito coisa poderá acontecer, certo?

Assim, aposto que se você avaliar todos esses fatores e compará-los com a utilização do novo sistema de pagamentos instantâneos, verá inúmeras vantagens com essa inovação.

Vale ressaltar também que tanto as Pessoas Físicas quanto as Jurídicas irão se beneficiar com essa novidade!

Dito isso, se você deseja simplificar ainda mais os processos bancários que costuma ter acesso, além de gerar mais economia para o seu negócio, atente-se às informações sobre o Pix que a gente selecionou especialmente para você a seguir:

O que é PIX? Qual a Proposta?

O Pix é o novo sistema de pagamentos do Banco Central (BCB), que trará simplicidade, praticidade, economia e, além disso, mais segurança – tanto para a Pessoa Física quanto a Jurídica. Tudo isso de forma instantânea!

A segurança de dados com o Pix será um ponto positivo.

Em resumo, essa inovação facilitará ainda mais o dia-a-dia de todos os brasileiros que precisam fazer transferências de dinheiro.

Vale lembrar que, ao promover a melhoria de processos como pagamentos e transferências, o próprio Governo Federal ganhará com essa prática, pois irá otimizar o recolhimento de impostos. Afinal, ninguém é besta!

Então, saiba que o Pix, diferentemente dos métodos já utilizados (TED, DOC, Boletos etc), permitirá que você execute tais processos em até 10 segundos, a qualquer hora e dia da semana, muitas vezes de maneira gratuita e, quando não, por um valor infinitamente inferior ao que estamos acostumados.

Você consegue imaginar o quanto isso será vantajoso, principalmente, para a sua jornada empreendedora?

Se ainda não parou para refletir sobre isso, a hora é essa!

Afinal, o Pix é uma sistema que possibilita a conexão de cerca de 980 bancos cadastrados através do Bacen. E é justamente através dessa conexão que você conseguirá obter a vantagem dos pagamentos e transferências instantâneos.

Ou seja, não haverão intermediários – conforme foi anunciado pelo próprio Banco Central.

Interessante, não é mesmo?!

Ainda faz sentido para você gastar cerca de R$ 20,00 em cada TED?

Que tal direcionar essa grana para melhorias do seu próprio negócio?

Não seria mais interessante?

Assim, para entender ainda mais sobre essa grande novidade, atente-se ao próximo tópico e conheça tudo sobre o Pix do BCB!

Transferências Via PIX BCB – O Que fazer?

Transferências via Pix através de QR Code.

Os pagamentos instantâneos oriundos do novo sistema do Banco Central, basicamente, ocorrerão de 3 formas:

  • Chave PIX
  • Dados Bancários
  • QR Code

Chave PIX

Saiba que o termo “Chave PIX” é utilizado apenas para fazer referência a um dado que deverá ser informado para que o pagamento/transferência ocorra.

Você está curioso para saber quais dados são esses, né?

Assim, conheça-os a seguir:

  • CPF/CNPJ
  • E-mail
  • Número de Celular
  • Chave Aleatória

Portanto, a Chave PIX é apenas sinônimo, um apelido para esses termos.

Dessa forma, saiba que você deverá solicitar uma dessas chaves para a pessoa que deseja fazer a transferência e, assim, adicioná-la ao sistema para que a operação ocorra.

Observação: Pessoas Físicas poderão registrar até 5 Chaves por conta, enquanto as Jurídicas 20.

Dados Bancários

Nessa opção, você deverá informar os dados do Destinatário (Nome Completo, CPF, Número da Instituição, Agência e Conta) realizar a transferência. Nada novo sob o sol, igualzinho a como já fazemos, porém, em todos os horários e quase que gratuitamente, então nem tão igual, não é?

QR Code

Nesse caso, o usuário que receberá a transferência deverá apresentar àquele que for enviá-la um QR Code.

Essa tecnologia de forma similar ao código de barras, mas, será lido por qualquer câmera de celular. Se quiser testar, aponte a câmera de um celular para o código abaixo e veja a mágica acontecer:

QR Code com redirecionamento de página para exemplificar o uso com o Pix.

Ou seja, um pequeno código que armazenará diversas informações e que será lido por um aplicativo do próprio smartphone.

Há 2 tipos de QR Code:

  • Estático
  • Dinâmico

O primeiro será usado em múltiplas transações e permitirá a definição de um valor para o produto ou outro específico para o pagador.

Já o segundo apresentará informações diferentes para cada transação, além de permitir outras inclusões desse tipo. É ideal para contas a pagar.

Se isso é uma novidade para você, saiba mais sobre o QR Code no vídeo abaixo:

PIX – Como Funciona?

Aposto que você está contando as horas para ter acesso ao Pix.

Por isso, vou compartilhar o passo-a-passo para que você possa acessar o sistema, assim que o mesmo estiver disponível.

Portanto, veja como o Pix funcionará a seguir:

  1. Vá no aplicativo do seu banco;
  2. Em seguida, acesse o Pix (que estará disponível em todos os aplicativos das instituições financeiras presentes no Brasil);
  3. Após isso, defina a Chave
  4. Lá confira os dados do destinatário;
  5. Por fim, confirme o procedimento e pronto! Transferência realizada de maneira instantânea, a qualquer hora e dia – sem custos!

Ter acesso aos serviços que facilitam absurdamente a nossa vida é bom demais, né?

A tecnologia é capaz de agregar muito valor para o nosso dia-a-dia. Atente-se!


Vantagens ao utilizar o PIX para empresas

A utilização do Pix pagamento instantâneo, possui inúmeras vantagens, pois além de conferir segurança, simplicidade e praticidade, estimula ainda mais a realização de processos digitais, tão importantes para Pessoas Físicas e Jurídicas.

Portanto, devo ressaltar que tais transformações permitirão a inclusão financeira de pessoas que ainda não estão tão por dentro da digitalização dos meios de pagamento.

É mais um passo avante na democratização da tecnologia!

Isso impactará todos os usuários do novo sistema: quem paga, quem recebe o pagamento e, consequentemente, o mercado.

Aposto que, depois de saber tudo isso, você não ficará de fora dessa, não é mesmo?

Cá entre nós: se você deseja aperfeiçoar ainda mais a sua atividade-fim (Core Business), além de agregar valor na cadeia relativa à sua atividade, preste bastante atenção nas vantagens do Pix e seus impactos.

Nesse sentido, descubra os maiores impactos do Pix a seguir:

Para o Pagador

Aquele que deseja realizar um pagamento para a aquisição de um produto, por exemplo – por ter acesso a um sistema que realiza procedimentos de forma instantânea e a qualquer hora e dia – aproveitará melhor as oportunidades que surgirão, pois a espera pode impossibilitar essas vantagens.

Para o Recebedor

De forma similar ao Pagador, o Recebedor também dependerá do “Custo de Oportunidade.”

Portanto, aquele que analisar a economia, segurança e praticidade que o Pix agregará na a sua própria rotina, perceberá o quanto esse sistema será vantajoso, pois evitará stress e dor de cabeça desnecessários.

Logo, não haverá mais a desculpa para uma venda/negócio perdidos por conta do esquecimento do cartão, tempo para pagamento do boleto, etc.

Para o Mercado

Ao analisar países como a Índia e a Tailândia, que usam um sistema similar ao Pix e onde há uma forte presença do comércio informal, observa-se um impulso ainda maior no mercado.

PIX para Empresa e Pessoa Física – Qual a Diferença?

Você sabia que há algumas diferenças do Pix para empresas e do Pix para pessoas físicas? O Banco Central delimitou algumas coisas, veja a seguir…

Apesar das Pessoas Físicas e Jurídicas compartilharem da instantaneidade, segurança e simplicidade do novo sistema do BCB, alguns pontos devem ser observados pois há um tratamento diferente para cada um dos casos e eles serão imprescindíveis para a sua compreensão.

Pix: acessível na ponta do dedo.

Descubra quais são esses pontos a seguir:

  • Haverá uma taxa de serviço do Pix para PJ, mas será muito inferior ao que é praticado em operações como DOC e TED.
  • Para PF, o novo sistema do Bacen será gratuito ou quando não, por centavos. Vai depender do seu banco.
  • Instituições Financeiras (bancos) com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix como opção.
  • Haverá a possibilidade de Pagamento dos Fornecedores através do Pix.
  • Haverá a possibilidade de Pagamento dos Salários dos Colaboradores através do Pix.

Observação: perceba que, de uma forma geral, no quesito vantagens, os pontos acima demonstram pouquíssimas diferenças entre o Pix para as Pessoas Físicas e Jurídicas.

A grande diferença reside no fato da não-gratuidade para transações entre Pessoas Jurídicas, mas isso era de se esperar, pois estamos falando de negócios e empresas, e afinal, estamos no Brasil…

Isso tudo serve para você perceber o quanto o sistema será proveitoso para PF e PJ, mesmo com a taxa, afinal, olha quantos benefícios a gente trouxe (e esse é só um dos conteúdos que estamos produzindo sobre o tema!). Interessante, não é mesmo?!

Aposto que você não vê a hora de fazer o seu Pix e desfrutar de todos esses benefícios, certo?

Portanto, se a sua resposta, para a pergunta acima, foi “sim,” não deixe de ver o próximo tópico!

banner fluxo de caixa

Além do PIX: Desfrute de Outras Vantagens

Você não vê a hora de ter acesso às transferências e pagamentos instantâneos do Pix, né?

Portanto, vou direto ao ponto!

Descubra agora o que será necessário para acessar esse novo sistema do Bacen e desfrutar das suas vantagens:

  1. Acesse o aplicativo do seu banco.
  2. Solicite o Pix (provavelmente o próprio aplicativo te informará sobre a novidade, pois até o momento da escrita desse conteúdo a gente averiguou que a maioria dos grandes bancos já oferecem o cadastro dessa opção em seus apps).
  3. Por fim, após a liberação do novo sistema para a sua conta, opte pela Leitura em QR Code ou informe a Chave Pix no ato da transferência ou pagamento.

Observação: caso opte pelo recebimento de um Pix, envie o seu QR Code ou Chave Pix para a Pessoa (Física/Jurídica) que realizará o pagamento ou transferência.

Simples, não é mesmo?

Associado a isso, já imaginou utilizar o seu Poder de Escolha da forma devida e, assim, evitar erros, problemas e dor de cabeça?

Se você adorou as vantagens provenientes do sistema de pagamento instantâneo do BCB, imagina só associar isso às informações transparentes e centralizadas provenientes de um serviço de contabilidade inteligente para o seu negócio?

Você sabia que essas informações são necessárias para manter a saúde financeira do seu empreendimento em dia e blindá-la contra surpresas indesejáveis?

Quem não gostaria disso, não é mesmo?

Por isso, saiba que ter acesso a essas informações irá muni-lo com um poder que transformará o seu negócio de uma vez por todas!

Assim, se você concorda comigo que “deixar de aproveitar grandes oportunidades é mesmo que perder” e, por isso, não vê a hora causar uma revolução na sua vida, clique aqui e descubra agora mesmo como tornar tudo isso possível!

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário logo abaixo!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Quem leu o nosso artigo, não perde a oportunidade de ver:

Marcos André

Marcos André

Contador e Product Owner na Agilize Contabilidade Online. Acredito nas pessoas como principais agentes de transformação para melhoria contínua de processos. O mundo exige constante inovação, e eu adoro me desafiar todos os dias!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.