4 Dicas para gestão de comércio com controle e resultados

Em meio a tantas obrigações e uma rotina exaustiva, é natural que você, meu querido amigo comerciante, busque dicas sobre gestão de comércio.

Afinal, quem não deseja melhorar a performance do próprio negócio, né?

Vou ser bem franco contigo: se, a cada dia que passa, você sente que fica ainda mais perdido nas demandas que surgem, nos problemas de ordem pessoal entre os seus colaboradores e no descontrole financeiro que, por vezes, permite que as suas obrigações pessoais se misturem àquelas da sua gestão de comércio – calma!

Vá por mim… eu estou acostumado a ver e ouvir casos parecidos com o seu!

A gestão de empresas envolve muitas questões e nem sempre você tem um administrador para fazer isso, não é?

Nesse sentido, há alguns pontos que são extremamente relevantes para que um comércio possa se estabelecer no mercado, além de ganhar longevidade em um crescimento contínuo.

Convenhamos: aquela postura do comerciante que se fechava no seu mundo, que só compreendia as operações do negócio e, assim, conseguia manter um empreendimento “rentável”, já não cabe mais nos dias atuais para quem busca crescer em um mercado tão competitivo.

Ou seja, se para o seu negócio ter sucesso você acredita que não precisará desenvolver uma gestão de comércio cada vez mais eficiente, que seja sinto lhe dizer: o seu comércio está com os dias contados!

Por isso, se você não vê a hora de dar um basta nisso tudo e desfrutar da tranquilidade de um negócio robusto e sustentável, veja as 4 incríveis dicas de gestão de comércio que compartilharei contigo a seguir:

  1. Dicas de Gestão para Comércio: Número 1 – Planeje-se!
  2. Dicas de Gestão para Comércio: Número 2 – Lidere!
  3. Dicas de Gestão para Comércio: Número 3 – Use a Tecnologia!
  4. Dicas de Gestão para Comércio: Número 4 – Seja Diferente!

Dicas de gestão de comércio: Número 1 – Planeje-se!

Uma das principais dicas de gestão de comércio é focar no planejamento dos recursos da área em questão.

Ou seja, em essência, é dar a devida importância para a eficiência das vendas da sua empresa, além de avaliar a qualidade do atendimento ao cliente e logística da atividade comercial.

E a verdade é que muitos comerciantes, quando escutam falar em planejamento, coçam a cabeça e desconversam.

Afinal, passaram anos à base do “meu comércio, minhas regras” com gestão e comércio.

Ou seja, ao longo da vida, esse empreendedor diz manter a organização “do jeito dele” e ratifica que isso dá resultado porque “ninguém conhece o seu negócio melhor que ele.”

Mas será que dá mesmo?

A comprovação ou negação dessa questão ocorrerá através do plano de negócios. Este é um dos focos deste conteúdo, porque acreditamos ser uma das dicas de gestão em comércio de maior relevância.

Por isso, compartilharei os principais pontos desse plano a seguir, fique por dentro pois tem tudo a ver com nossas dicas de gestão de comércio:

Analise seu Mercado para uma gestão de comércio

Conheça os seus concorrentes.

Estamos inseridos em um mercado cada vez mais competitivo e disputado, portanto, é necessário se manter atento ao que a concorrência anda fazendo.

Coisas importantes para observar, por exemplo: precificação, promoções, atuação nas redes sociais, tipo de atendimento etc.

Além disso, outro ponto é: encontre a melhor forma de trabalhar com os seus fornecedores. Logo, converse com eles e trabalhem juntos!

Será uma boa base para a sua gestão de comércio.

Elabore um Plano de Marketing para o seu Comércio

Um plano de marketing para o comércio tem o objetivo de trazer informações necessárias para que você possa vender mais facilmente, é um passo importante na gestão e comércio que quer vender mais.

Aqui, te indicamos que faça a Matriz Swot do seu negócio para uma excelente e estratégica gestão de comércio.

Através dela você conseguirá identificar tanto questões internas (da sua própria empresa), quanto questões externas (do seu ramo como um todo). Confira abaixo:

Fatores internos

Pontos fortes e pontos fracos do seu negócio, como por exemplo: preço, duração, aparência, embalagem, custo-benefício etc.

Lembrando que é para fazer uma análise sincera, inclusive dos seus pontos fracos, afinal, somente identificando-os é que você poderá pensar em estratégias para superar isso com a sua boa gestão de comércio, por exemplo.

Fatores externos

Oportunidades e ameaças para o seu negócio, como por exemplo: comportamentos do consumidor, aumento dos tributos, leis restritivas, meses nos quais geralmente as vendas caem etc.

Nesse sentido, estes são fatores que não dependem das suas ações, mas não por isso você deve ignorá-los na sua gestão de comércio, muito pelo contrário!

Justamente por não estar na sua alçada, você deve se manter atento para pensar em maneiras de driblar isso (ameaças), ou de aproveitar ao máximo (oportunidades).

Elabore um Plano Operacional para o seu Comércio

Descreva o passo-a-passo do funcionamento do seu negócio. Em suma, detalhe a venda do seu produto!

Aqui, você precisará identificar os processos existentes no seu negócio para delimitá-los de uma maneira mais estruturada.

Assim, parece um pouco trabalhoso inicialmente, mas acredite: fará muita diferença depois de feito!

Exemplos de processos para observar: troca de produtos, contratação de novos funcionários, balanço do mês etc.

Serve para ajudar a treinar novos colaboradores, para identificar possíveis gargalos e falhas e principalmente, para entender como melhorar a produtividade de tudo.

Elabore um Plano Financeiro para o seu Comércio

Agora, analise todos os pontos anteriores e veja se as suas ações são financeiramente aplicáveis!

Descubra todos os seus gastos, confronte com a receita para, assim, tirar “a prova dos 9” e analisar a viabilidade do negócio e pensar a sua gestão de comércio.

Analise os Cenários, Crie uma Estratégia de gestão de comércio

Analise os possíveis cenários do seu empreendimento e previna-se contra possíveis “eventos inesperados” no seu empreendimento.

Portanto, você poderá traçar estratégias que lhe permitirão atuar nesses cenários de forma mais proveitosa.

Dito isso, descubra tudo o que você precisa saber sobre um plano de negócios!

Dicas de Gestão em Comércio: Número 2 – Lidere!

Essa é uma das dicas de gestão em comércio que ultrapassam as barreiras do seu negócio e atingem em cheio a sua vida no âmbito pessoal.

Assim, me responda: como você se relaciona com os seus colaboradores?

Além disso, como você se relaciona consigo mesmo?

gestão de comércio nas mãos dos colaboradores

Ser um gestor comercial de verdade dependerá principalmente do exercício da auto liderança.

Não adianta buscar dicas de gestão de comércio, se você não acreditar que também precisará evoluir a sua própria maneira de liderar (e não “chefiar”) um time.

Afinal, se você não buscar o autoconhecimento – reconhecer seus erros e acertos – e tomar medidas para poder se aperfeiçoar pelo menos 1% a cada dia, ficará estagnado nos negócios e na vida.

Não é isso que você quer, certo?

Por isso, saiba que o ato de gerir pessoas é fruto de um processo endógeno.

Assim, vem de dentro das crenças e ponto de vista do líder, para fora – a sua forma de ver o mundo e se relacionar com os outros.

Você já parou para pensar sobre isso?

Saiba que essa é apenas mais uma evidência da importância do capital humano para o seu comércio. E as pessoas são importantíssimas em uma gestão de comércio que faz o negócio crescer.

Portanto, vou compartilhar contigo alguns pontos dessa dica de gestão para o comércio com foco nas pessoas. Assim, terá resultados cada vez melhores:

Promova o Diálogo na sua gestão de comércio

Estabeleça uma comunicação clara e objetiva com os seus colaboradores! Entretanto, não se esqueça que a mesma deverá ser uma via de mão dupla.

Recomendo que promova a cultura do feedback no seu comércio.

Dê Condições de Trabalho

Aqui, deve ser feito uso da reciprocidade.

Afinal, não faz sentido cobrar o cumprimento de metas se as mínimas condições de trabalho não foram dadas ao colaborador, certo?

Treine Sua Equipe

Investir nas pessoas da sua equipe é investir na sua gestão de comércio.

Na teoria, isso é lógico. Porém, na prática, muitos comerciantes desconsideram isso.

Saiba que uma equipe preparada irá executar bem as suas tarefas, se comunicará melhor e criará um ambiente extremamente produtivo, terreno otimista para uma gestão de comércio que promove o crescimento.

Dicas de gestão de comércio: Número 3 – Use a Tecnologia!

Uma das dicas de gestão de comércio mais revolucionárias é: use a tecnologia ao seu favor!

Afinal, quem não gosta de desfrutar de mais economia e maximizar os lucros, não é mesmo?

Caso você tenha cogitado implementar alguma tecnologia no seu dia-a-dia, mas voltou atrás quando pensou: vou ter que me debruçar para tentar aprender a usar esse negócio! Por isso, sabe de uma?! Melhor manter “o meu velho e antigo método de fazer as coisas!”

Calma, meu amigo!

Vou desmistificar esse assunto para você e lhe provar o quanto há tecnologias feitas para ser intuitivas, rápidas e práticas.

Dessa forma, a seguir, compartilho alguns dos procedimentos provenientes da tecnologia que trarão inúmeros benefícios para a sua gestão de comércio ser ainda mais produtiva:

Invista em SRM

É uma ferramenta que irá otimizar o seu contato com os seus fornecedores, importante na rotina da sua gestão de comércio.

Portanto, isso possibilitará uma relação de confiança entre vocês, além de agilizar os seus pedidos e, consequentemente, as entregas dos mesmos.

Engana-se quem busca dicas de gestão para comércio focadas apenas em clientes e vendas, afinal, elas são resultado de uma série de fatores que têm a sua importância no resultado.

O SRM (Supplier Relationship Management) será imprescindível para o seu comércio!

Use um Sistema CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema empresarial capaz de otimizar procedimentos comuns à rotina de uma gestão de comércio.

Assim, variações sazonais de compra, preferências de consumo por região, por exemplo, são algumas das funções desse programa capaz de melhorar o atendimento e a satisfação do cliente.

Acompanhar esses indicadores é fundamental em gestão de comércio com profissionalismo, que vê os erros e acertos, traça metas e pensa em estratégias.

Use a Contabilidade Online

Imagine só ter acesso à toda informação sobre os impostos a serem pagos pelo seu comércio e, além disso, reduzir consideravelmente a sua grana gasta com tributos.

Mas não para por aí, imagina só organizar todas as obrigações ligadas à contabilidade da sua empresa em apenas um único toque na palma da sua mão.

Isso não seria maravilhoso?

Caso queira saber mais sobre essa que é uma das nossas principais dicas de gestão de comércio, veja:

Dicas de Gestão para Comércio: Número 4 – Seja Diferente!

Após ter acesso às quatro dicas de gestão de comércio capazes de revolucionar o seu negócio ao serem postas em prática, você faz ideia do que lhe permitirá uma diferenciação ainda maior em um mercado extremamente competitivo?

Que tal estar cada vez mais próximo de ser um excelente gestor comercial?

Ao longo do artigo, você percebeu o quanto a gestão empresarial para comércio necessita de processos mais integrados, além de uma cultura organizacional bem estabelecida.

Afinal, não basta focar nos processos operacionais e achar que só isso transformará o seu comércio em um caso de sucesso, certo?

Assim, como sei que todo gestor de comércio costuma ser um ótimo vendedor, preciso compartilhar algo que, para mim, resume a essência dessa filosofia de vida, que é a área de vendas:

Vender é se conectar de forma empática ao outro. É ajudá-lo a tomar uma decisão assertiva, onde ambas as partes, cliente e vendedor, ganham. Ou seja, “uma relação ganha-ganha.”

Correto?!

Entretanto, para agregar valor para o seu cliente, você, comerciante gestor, deverá adotar práticas que priorizem a sua atividade-fim.

Portanto, você deverá deixar os procedimentos da sua rotina mais enxutos, para assim economizar tempo com tarefas desnecessárias e ganhar tempo para focar no crescimento do seu comércio.

Só assim você conseguirá melhorar cada vez mais a sua gestão de comércio.

Nesse sentido, pedimos a licença da palavra para fazer uma publi: se você não migrou para a contabilidade online, tá perdendo tempo e dinheiro!

Inclusive, estamos com uma super promoção. Contrate no nosso serviço e ganhe um sistema de gestão (ERP) para colocar em prática muito do que mencionamos neste artigo de maneira centralizada, automatizada e eficiente.

É a oportunidade perfeita para ter apoio da tecnologia na hora de colocar em prática nossas dicas de gestão para comércio, conquistando mais vendas, clientes, reputação, fidelização e sucesso!

Ah, gostou do nosso artigo com dicas de gestão para comércio?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

';