Quais as diferenças entre custo e despesa?

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Para se manter funcionando e crescer, uma empresa tem muitos gastos e entendê-los detalhadamente é muito importante para uma boa gestão financeira, principalmente sobre custo e despesa.

Pois é, esses dois conceitos, apesar de relacionados, são diferentes — cada um diz respeito a um tipo de gasto da empresa.

Aqui neste conteúdo você vai entender qual a diferença entre custos e despesas, além de conferir exemplos práticos de cada um e conhecer a importância de fazer a classificação correta.

Vamos lá?

  1. O que é custo?
  2. O que é despesa?
  3. Qual a diferença entre custos e despesas?
  4. Como classificar custo e despesa?
  5. Qual é a importância da correta classificação de custos e despesas?
  6. Como analisar custo e despesa da empresa?

O que é custo?

O custo é o gasto da empresa que está relacionado à execução da sua atividade-fim. Se você tem uma pequena indústria de cosméticos, por exemplo, os custos são os gastos relacionados à fabricação desses produtos.

Exemplos de custos de uma empresa

Para ficar mais claro, aqui está uma lista com exemplos comuns de custos de uma empresa:

  • Compra de matéria-prima;
  • Manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Energia elétrica para a área de produção;
  • Aluguel de espaço para produção;
  • Folha de pagamento da equipe envolvida no processo produtivo;

embalagens.

O que é despesa?

Já a despesa é o gasto relativo à administração da empresa. Afinal, nem só de produção vivem um negócio, não é mesmo? Para que ele funcione, é preciso ter áreas de gestão, vendas, finanças, marketing, entre outras coisas.

Todos os gastos que não estão relacionados à produção, mas sim à administração, são considerados despesas.

Exemplos de despesas de uma empresa

Esses são alguns exemplos de despesas:

  • Contas de água, luz e internet;
  • Aluguel de espaço;
  • Materiais de escritório;
  • Materiais de limpeza;
  • Folha de pagamento da equipe administrativa;
  • Investimento em publicidade e propaganda;
  • Assinaturas de softwares utilizados para gestão.

Qual a diferença entre custo e despesa?

Como você viu, custo e despesa são gastos necessários para que uma empresa funcione. Porém, há diferença entre eles.

Os custos se referem aos gastos que estão diretamente associados à produção de bens ou prestação de serviços. Ou seja, são investimentos na fabricação de produtos que serão vendidos posteriormente e trarão receita para a empresa.

Já as despesas são relacionadas aos gastos necessários para manter a operação, mas que não estão diretamente conectados com a produção.

Outra diferença é que os custos são proporcionais ao volume de produção ou vendas. Afinal, quanto mais se vende, mais se precisa produzir — e mais se gasta com matéria-prima, por exemplo.

Já as despesas dificilmente variam de acordo com o volume de produção ou vendas. O salário do gestor financeiro, por exemplo, vai ser o mesmo independentemente de quantos bens sejam produzidos ou de quantos produtos a empresa venda em um determinado mês.

E o que são investimentos?

O conceito de investimento também costuma confundir empreendedores, principalmente aqueles que estão dando os seus primeiros passos nessa jornada. 

O investimento é um valor alocado em atividades que têm o potencial de trazer retorno financeiro para a empresa. Os custos, portanto, podem ser considerados investimentos, já que o valor gasto em matéria-prima, por exemplo, vai trazer retorno financeiro em forma de lucro depois que o produto for vendido.

Já as despesas não podem ser consideradas investimentos, já que não estão diretamente relacionadas à geração de receita.

Ficou claro?

Como classificar custos e despesas?

Agora que você já sabe o que é custo e despesa, que tal falarmos sobre a sua classificação? Todos os dois tipos de gastos podem ser classificados como fixos ou variáveis. Saiba mais!

Custos e despesas fixos

O custo e despesa fixos são aqueles que não variam de um mês para o outro. Ou seja, a empresa vai pagar o mesmo valor todos os meses, independentemente do volume de produção ou vendas.

Um exemplo é a folha de pagamento dos funcionários, já que eles recebem o mesmo salário todos os meses, como já falamos aqui. Outro exemplo é a conta de internet, que não varia de acordo com o resultado das vendas da empresa.

Custos e despesas variáveis

Já o custo e despesa variáveis, como você deve imaginar, são aqueles que variam de acordo com o volume produzido ou vendido.

Alguns exemplos são a compra de matéria-prima, pagamento de comissão de vendas, brindes oferecidos aos clientes a cada negócio fechado, entre outras coisas.

Também são consideradas despesas variáveis os gastos com publicidade e marketing, por exemplo, que não acontecem todos os meses. Além disso, o valor gasto com essas ações pode variar de acordo com a época.

Qual é a importância da correta classificação de custos e despesas?

Como você deve imaginar, fazer a correta separação dos gastos da empresa entre custos e despesas vai ajudar a gestão financeira em muitos pontos.

O primeiro deles é o ganho de conhecimento sobre o próprio negócio. E esse conhecimento vai ser usado em praticamente todos os momentos, desde a compra de novos materiais até a tomada de decisões mais estratégicas.

A classificação de custo e despesa também permite que o gestor entenda quais gastos são realmente necessários e quais podem ser cortados. Dessa forma, caso seja necessário, é possível reduzir os custos da empresa sem prejudicar a qualidade da sua produção e o atendimento ao cliente.

O conhecimento sobre os custos e despesas também ajuda na precificação dos produtos e serviços. E você sabe como isso é importante, não é mesmo? É a precificação que garante que as vendas estão mesmo trazendo lucro e não somente pagando as contas (ou pior, dando prejuízo).

Por tudo isso, a classificação e registro desses gastos deve ser uma atividade de rotina dentro do negócio!

Como analisar custo e despesa da empresa?

O primeiro passo é listar separadamente os custos e despesas, tomando cuidado para não deixar nada de fora.

Com as listas prontas, é hora de analisar se os custos de produção estão alinhados com a quantidade e qualidade de produtos vendidos. É importante que os custos sejam menores do que as receitas para que as vendas sejam lucrativas!

Depois, você deve analisar minuciosamente cada gasto para entender se ele pode ser reduzido ou cortado sem prejudicar a qualidade da produção — isso pode liberar recursos para investimentos mais estratégicos ou evitar que a empresa se endivide.

Esse processo não precisa ser feito todos os dias, mas deve ser repetido periodicamente para que a gestão não deixe de ter total controle sobre os custos e despesas — isso é essencial para manter a saúde financeira do negócio!

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