7 dicas para você vender mais no carnaval

como vender mais no carnaval

O Carnaval é um dos feriados preferidos dos brasileiros e, sem dúvidas, um dos que mais movimenta a economia do país. A expectativa para 2023 é de movimentação de R$ 1 bilhão somente na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com a Riotur.

Ou seja, se você tem um comércio, essa é a hora de aproveitar para dar aquela alavancada nas vendas!
Mas como vender mais no Carnaval? Para ajudar você a se preparar para esse período, separamos aqui algumas dicas simples de ações – todas elas são fáceis de implementar e podem fazer toda a diferença no seu faturamento e no seu relacionamento com os clientes!

  1. Saiba quando acontecerá o carnaval de 2023
  2. Veja as 7 principais dicas para vender mais no carnaval

Saiba quando acontecerá o Carnaval de 2023

O feriado de Carnaval acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2023 — essas são as datas da segunda e da terça de festa. A quarta-feira de cinzas, portanto, cai no dia 22.

Ou seja, oficialmente, a festa começa no sábado, dia 18, na maioria das cidades. Mas em lugares como Salvador, onde a folia é ainda maior, os blocos já começam a desfilar desde a quinta-feira, dia 16

E tem mais: muitas cidades realizam eventos pré-carnaval nas duas semanas que antecedem a festa oficial. 

Isso quer dizer que não faltam oportunidades para você aproveitar a folia para vender mais!

Veja as 7 principais dicas para vender mais no Carnaval

Se você está sem ideias do que fazer para vender mais no Carnaval, não se preocupe. Separamos aqui algumas dicas que vão ajudar a movimentar o seu negócio no período, mesmo que ele não esteja localizado em nenhum circuito de festas.

Decore a loja

Em fevereiro todo mundo está em clima de carnaval – e por que o seu negócio não deveria estar também? Mesmo que a sua loja fique distante dos circuitos, você pode aproveitar o clima de festa e levar esse astral para o seu estabelecimento.

Decore a sua loja com serpentinas, confetes, máscaras e luzes. Sem deixar, claro, de considerar as preferências do seu público-alvo. E para deixar o ambiente ainda mais animado, você pode criar uma playlist com os sucessos carnavalescos que os seus clientes gostam de ouvir.

Se você não tem loja física e vende somente online, pode adaptar essa dica para o seu e-commerce, criando banners especiais de carnaval para anunciar promoções e condições especiais (vamos falar sobre isso com detalhes mais adiante).

Garanta o seu estoque

E já que você vai vender mais no Carnaval, precisa se planejar para garantir estoque suficiente de todos os produtos, não é mesmo? Por isso, antes mesmo de anunciar as suas ações para o público, entre em contato com seus fornecedores para fazer os pedidos e se certificar de que conseguem fazer a entrega no prazo.

Para isso, não deixe de analisar os dados sobre as vendas nos períodos anteriores de Carnaval. Dessa forma, você vai saber quais produtos têm maior ou menor saída na época e poderá fazer um planejamento mais inteligente.

como vender mais no carnaval de salvador

Faça promoções

Quem não gosta de promoções? E como muita gente já está gastando dinheiro com os festejos, essa pode ser uma forma de chamar atenção do público.

E aqui vale a mesma dica que demos em relação ao estoque: analise os dados do seu negócio para saber quais produtos precisam de uma forcinha a mais para sair das prateleiras. Essa análise também vai ajudar você a entender até onde pode chegar oferecendo descontos, para que as contas da empresa não sejam prejudicadas.

Ofereça mimos

Além de descontos, você pode oferecer outras vantagens para os seus clientes, como frete grátis, brindes e cashback.

Se os produtos que você vende podem ser utilizados pelas pessoas no Carnaval, melhor ainda! Dá para deixar a criatividade solta e bolar brindes interessantes, que tenham tudo a ver com o momento que seu público está vivendo!

Movimente as suas redes sociais

Depois de pensar em promoções e condições especiais, é hora de contar para todo mundo quais são as ações que a sua empresa está preparando para vender mais no Carnaval. E nada mais prático do que usar as redes sociais!

Planeje posts explicando as promoções e divulgando os seus produtos e aproveite que a festa é o assunto do momento para surfar na onda dos memes, trend e conteúdos virais. Não tenha medo de ousar na hora de criar os seus posts – o Carnaval é uma época informal e a alegria é a palavra de ordem!

Você pode aproveitar o embalo e criar ainda campanhas de anúncios, para potencializar o alcance da sua marca, e de e-mail marketing, para se aproximar de quem já é cliente da marca.

Organize a escala de trabalho no feriado

Como o Carnaval é um feriado grande, também é muito importante que você organize com antecedência a escala de trabalho do seu time. Assim, todos conseguem curtir ou descansar e você garante que o seu cliente não vai ficar sem o suporte que ele precisa e merece.

Nesse momento, você deve tomar todo cuidado para equilibrar as leis trabalhistas e a sua relação com os seus funcionários com o atendimento que a sua marca gostaria de oferecer ao cliente. Para isso, mantenha o diálogo com a equipe e seja flexível dentro do possível!

Fidelize novos clientes

Como você vai vender mais no carnaval, deve aproveitar a oportunidade para fidelizar os clientes novos e mantê-los comprando de você durante todo o ano. Algumas ações podem facilitar a fidelização, como um bom atendimento, produtos de qualidade e agilidade na entrega.

Mas, além disso, você pode desenvolver outras ações, como descontos para próximas compras, cashback e programas de fidelidade.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, entusiasta do empreendedorismo e está ao lado do comerciante em todas as etapas do seu negócio, desde a abertura da empresa até a sua expansão.

Aqui, a gente sabe como gerenciar uma empresa dá trabalho, especialmente em épocas de muita movimentação. Por isso, a nossa missão é garantir que você não precise se preocupar com a contabilidade!

O nosso time cuida de tudo para que você possa se dedicar ao que realmente importa, que é o desenvolvimento de estratégias para vender mais no Carnaval e fidelizar os seus clientes para o ano todo.

Para saber como podemos ajudar o seu negócio, é só preencher o formulário abaixo para receber uma proposta personalizada!