10 Empresas Inovadoras que servem de inspiração para o brasileiro

Empresas inovadoras têm conquistado destaque no mercado, por isso fizemos esse conteúdo especificamente sobre o tema. 

Queremos ampliar os seus horizontes, mostrando tendências e oportunidades.

Antes de falarmos sobre as empresas inovadoras, vamos primeiro ao conceito de o que é inovação.

Inovação é fazer algo novo (uma nova ideia, um novo serviço, etc), ou então fazer algo já conhecido, mas de uma maneira diferente (inovadora). 

Inovação requer criatividade e coragem para traçar um caminho que ninguém traçou antes. 

É assim que grandes transformações costumam ocorrer no mercado, na sociedade e no mundo.

Dessa forma, empresas inovadoras buscam a todo momento impactar o cenário em que vivem e promover transformações através dos seus produtos e/ou serviços.

Dito isso, fique atento às questões que trouxemos sobre o tema, entenda a importância de se manter atento a isso e conheça 10 casos de inovação para inspirar você, empreendedor brasileiro.

O que são Empresas Inovadoras

As empresas inovadoras usam a inovação aplicada ao contexto do negócio, seja no seu proprio DNA, ou seja, se a empresa já nasceu fruto de uma inovação, ou seja também uma empresa que antes estava nos moldes tradicionais, mas que passou a inovar de alguma maneira, seja uma mudança em processos internos ou mesmo no que ela vende/oferece.

Geralmente, as empresas que inovam passam pela fase da descoberta de algo novo, elaboração de um produto ou serviço a respeito da “novidade” e, por fim, o seu teste (validação) no mercado.

É dessa forma que empresas inovadoras costumam se posicionar.

O que são empresas com serviços inovadores

As empresas com serviços inovadores são aquelas que, através de uma nova proposta como solução para um determinado problema, que pode ser interno (da organização) ou do mercado, possibilitam uma transformação no meio em que habitam.

Os serviços inovadores são ações planejadas e implementadas, que partem de um novo ponto de vista, que podem otimizar os processos internos de uma empresa e/ou gerar valor ao resolver um problema específico do mercado.

Dessa forma, essas empresas inovadoras são capazes de revolucionar cenários aos quais já estávamos acostumados.

A importância das empresas inovadoras no mundo

Para mudar o mundo, há necessidade de novas ideias — de uma perspectiva diferente.

Novos modelos de negócio são desenvolvidos por conta das ideias de empresas inovadoras.

E disso surgem novos produtos e/ou serviços que agregam valor para o dia-a-dia das pessoas e para a sociedade, pois buscam tornar a vida um pouco mais simples e fácil.

Além disso, vale ressaltar que as empresas inovadoras no mundo, muitas vezes, possibilitam que esses produtos e/ou serviços alcancem os indivíduos de forma mais democrática.

Empresas inovadoras possibilitam transformações incríveis no mundo.

Basta lembrar da ciência, da medicina, dos medicamentos, das vacinas, para perceber o quanto isso impacta na qualidade de vida e longevidade da gente.

A relevância do impacto gerado por empresas inovadoras

Como você pôde ver, empresas inovadoras fazem toda a diferença no mundo.

E, de um modo geral, a relevância do seu impacto pode ser percebido através da produtividade.

Seja na prestação de serviços, no comércio, independentemente da área, empresas inovadoras se valem de processos organizados que aumentam a produtividade e impactam o negócio, pois permitem que o mesmo ganhe tempo e/ou permita que o seu cliente ganhe também.

Afinal, para ter um bom desempenho em um mercado competitivo, que a cada instante apresenta um novo problema, haverá a necessidade de novas soluções.

Portanto, aquele empreendimento que não se encaixa na ideia de uma empresa inovadora, está perdendo tempo e oportunidade!

Isso, além da proposta de valor da empresa inovadora para o mercado, acaba por influenciar todo o meio em que a mesma habita.

empresas inovadoras

Empresas Inovadoras que servem para te mostrar a inovação na prática!

A transformação para melhor é uma das principais consequências da ação das empresas inovadoras.

Afinal, não há como cogitar a ideia de uma empresa inovadora sem associá-la a melhoria dos processos.

Dentro dessa mudança, no cenário atual, vale frisar que a transformação digital é necessária para todos, e quem não se adaptar a isso, certamente ficará para trás.

Somente estando atento às tendências que você poderá extrair o melhor das oportunidades.

Dito isso, a seguir, confira dez casos de empresas inovadoras para inspirar você nessa jornada empreendedora:

Apple

A Apple é, das empresas inovadoras, uma das mais influentes e renomadas.

Fundada em 1976, a Apple é referência em inovação no mundo.

E não é à toa, pois ela é uma das principais responsáveis pela mudança na nossa forma de comunicação.

Basta lembrar do impacto que a mesma causou no mundo ao lançar estas inovações:

  • Apple II: em 1977, a empresa foi responsável por difundir o conceito de computador pessoal (PC). Antes disso, apenas grandes instituições possuíam computadores, que eram enormes, e chegavam a ocupar uma sala inteira. Além disso, foi o primeiro a possuir um programa para edição de planilhas;
  • Macintosh: antes de 1984, utilizar o PC não era intuitivo. Ou seja, você não ligava o computador e acessava um programa/aplicativo em apenas um clique. Essa versão, tornou a utilização do PC intuitiva, fácil de usar. E isso foi replicado em todas as outras empresas que comercializavam computadores;
  • iPhone: em 2010, começou uma nova era tecnológica, pois foi lançado o conceito de smartphone — o celular inteligente, com diversos serviços integrados e tela sensível que revolucionou o mercado e a telefonia.

Observação: essas foram apenas algumas das principais inovações da Apple, que transformaram a forma com que vivemos.

Percebe como a inovação de uma empresa privada foi capaz de transformar o comportamento ao redor do mundo?

Sambatech

Uma das empresas mais inovadoras do Brasil, a Sambatech surgiu em 2004.

Ela é responsável por criar uma plataforma similar a do YouTube e Netflix.

Entretanto, o objetivo dessa empresa inovadora está em empreendedores que desejam criar conteúdo audiovisual em uma plataforma própria, que não ofereça riscos para os seus usuários.

E isso faz todo sentido, pois o YouTube, por exemplo, apesar de ser uma opção gratuita, se um belo dia sair do ar, todos os seus usuários (grandes empresas, pequenos empreendedores, etc) ficarão na mão.

Afinal, aquele espaço é do próprio YouTube. Já com a Sambatech é diferente. O espaço é seu!

Assim, em 2016, a empresa impactou o mercado, mais uma vez, ao possibilitar que todos os seus usuários pudessem criar conteúdo e disponibilizá-lo em uma plataforma própria, tipo um Netflix próprio.

Dessa forma, eles passaram a ter total liberdade e independência.

Quinto Andar

Das empresas inovadoras, essa se destaca muito no setor imobiliário.

A Quinto Andar é uma startup que surgiu em 2013 com a proposta de reduzir a quantidade de tempo gasto em um aluguel de um imóvel, além de boa parte do custo envolvido nesse processo.

Já é considerada uma “startup unicórnio”, ou seja, startup que vale mais de 1 bilhão de dólares!

Quem já alugou um imóvel sabe que um dos principais problemas enfrentados pelo inquilino (quem deseja alugar) e proprietário é a obtenção de informações precisas sobre a casa ou apartamento, por exemplo, que se deseja.

Além disso, há também uma questão de logística, pois na falta das informações devidas, expectativas podem ser criadas e, assim, na etapa de visitação do imóvel há frustração, descontentamento, gasto de locomoção, etc. 

Logo, não há contrato fechado.

E é aí que a Quinto Andar inovou, ao gerar informações de qualidade sobre o imóvel.

Desde a contratação de um fotógrafo profissional para a tiragem de fotos do imóvel, informações sobre localização, precificação, até toda resolução da documentação necessária feita de forma digital pela própria plataforma, tudo isso surgiu como proposta de inovação dessa startup.

Isso pôde facilitar a vida do inquilino, do proprietário e do corretor, pois tudo passou a ocorrer de forma simples e rápida.

Jusbrasil

Uma das principais empresas inovadoras do país, a baiana JusBrasil inovou o mercado jurídico de um jeito ímpar.

Em 2008, surgiu com a proposta de ser uma plataforma disposta a promover o encontro entre quem necessita de um advogado de uma determinada especialidade e o profissional da área desejada, em tempo hábil.

Além disso, com a possibilidade de encontrar um bom profissional de advocacia na região mais próxima possível e também desses advogados, entre si, estabelecerem parcerias.

Antigamente, as indicações de advogados para clientes ficavam restritas aos parentes e amigos ou às antigas listas telefônicas.

Atualmente, além de impactar o mercado através da promoção desse encontro entre as partes interessadas, a plataforma produz conteúdo sobre a área jurídica, visto uma crescente demanda por assuntos desse meio.

SDW

A Safe Drinking Water For All, mais conhecida como SDW, é uma startup baiana fundada em 2015, que promete impactar todo o mundo.

Essa é uma das empresas inovadoras que, através do desenvolvimento de uma tecnologia que associa inteligência, simplicidade e sustentabilidade, permitiu que pessoas sem acesso à água potável pudessem usufruir desse recurso imprescindível de forma rápida e prática.

A tecnologia da SDW — a aqualuz —, única no mundo para tratamento de cisterna (reservatório para água de chuva), é um recipiente de inox, com capacidade de dez litros, que consegue realizar o tratamento da água de chuva através da luz solar e identificar o momento certo para o seu consumo.

Além disso, vale ressaltar que a SDW, sendo uma das empresas mais inovadoras do Brasil, já foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) por conta do seu projeto.

Sanar

Mais uma baiana de peso dentre as empresas inovadoras do país.

A Sanar é uma startup de educação médica (healthtech) que surgiu em 2014. É a detentora da maior plataforma online de educação médica do Brasil.

A Sanar inovou ao se posicionar como “a casa da carreira do profissional da saúde”, pois seu objetivo é acompanhar esse profissional da saúde desde o começo da jornada na faculdade até a sua entrada no mercado de trabalho — tudo isso com o apoio da sua plataforma tecnológica.

Inicialmente, a Sanar ingressou no mercado como uma editora de livros voltada para a área da saúde.

Em seguida, passou a realizar cursos em plataformas online.

E, em quatro anos, a Sanar já estava presente em 13 países.

Em 2019, surgiu a Sanar Saúde que pôde, assim, confirmar a eficiência desse novo projeto ao perceber que 20% dos aprovados nas residências médicas do Brasil eram alunos da sua plataforma.

Dessa forma, lançaram turmas de pós-graduação e conseguiram abranger cerca de 95% do território nacional.

Cora

A Cora é uma das empresas inovadoras brasileiras que representa o grupo das fintechs.

Ou seja, uma startup focada em inovação na área de inteligência financeira.

É um banco digital, uma ideia de empresa inovadora, que está focado nos desafios das PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

Além disso, há uma atenção especial para o empreendedorismo feminino, visto a sua importância para o mercado e mais ainda para a sociedade.

A Cora surgiu em 2020 e impacta a área como a primeira a despontar no segmento dos bancos digitais focados em PMEs.

Essa fintech possui uma plataforma que integra diversos serviços de outras empresas, através de parcerias, no intuito de facilitar ainda mais a vida do empreendedor.

Saiba que a gente é uma dessas empresas que fazem parte desse projeto em comum com a Cora.

Agilize

A gente criou a contabilidade online no Brasil. 

Antes de mais nada, saiba que em 2013, quando era tudo muito incerto e não fazíamos ideia de se a Contabilidade Online daria certo ou não, gravamos um vídeo para nós mesmos no futuro. E o futuro chegou!

Toda vez que a gente assiste a esse vídeo, nos arrepiamos da cabeça aos pés. Confira:

Hoje, a gente faz parte das empresas inovadoras que marcam a história do país.

Nesse sentido, tudo teve início em 2013, quando a gente viu, no uso da tecnologia, a possibilidade de ajudar o empreendedor brasileiro ao oferecermos um serviço de contabilidade ágil e 100% online. 

Além da abertura de empresas, cuidamos de toda a parte contábil dos negócios e ajudamos os clientes a tomarem decisões assertivas pautadas em informações seguras e centralizadas.

A gente começou de uma forma singela, parecida com a de muitos empreendedores brasileiros.

E, hoje, a gente conta com mais de 15.000 clientes em todo o Brasil.

Isso só foi possível, pois a gente soube que inovar nem sempre é um caminho linear e perfeito, muito pelo contrário!

Acertamos, erramos, tomamos boas e más decisões… e cá estamos, firmes e fortes, com a certeza de que ter criado esse tipo de serviço no país foi a melhor coisa que poderíamos ter feito pelo empreendedor brasileiro.

Por isso os nossos clientes são apaixonados: economia, praticidade e agilidade, além do mais, tudo ONLINE!

Quem diria que a Contabilidade poderia ser inovadora assim?

Parecia algo irreal, uma vez que todo empresário brasileiro já estava acostumado ao cenário contábil que sempre existiu. 

E precisamos admitir: no início, nem tudo foram flores. A descrença e a desconfiança no nosso serviço, por ser uma grande novidade, foi uma verdadeira pedra no sapato.

Graças aos nossos primeiros clientes, que verdadeiramente confiaram na gente, é que fomos ganhando credibilidade e pudemos chegar onde estamos hoje!

Bônus: inovação em tempos de pandemia

Com a chegada da pandemia, em 2020, a instabilidade do cenário econômico afetou todo o mundo.

Assim, até descobrirem uma forma de dar a volta por cima, algumas empresas inovadoras passaram por situações complicadas, mas conseguiram rapidamente se reerguer e impulsionar o negócio.

Dito isso, como bônus, conheça mais dois casos de empresas inovadoras no Brasil que representam muito bem a superação desse desafio.

Veja a seguir:

Hotmart

A Hotmart é uma startup que foi fundada em 2011, sendo a principal responsável por inovar na comercialização de infoprodutos/produtos digitais (e-books, vídeo-aulas, etc) através de uma plataforma digital. 

Uma plataforma para empreendedores digitais.

Nessa plataforma, qualquer pessoa física ou jurídica pode se cadastrar na plataforma e dar início ao seu empreendimento digital, oferecendo infoprodutos (aulas e cursos).

Recentemente, em 2020, devido a pandemia da covid-19, a Hotmart sofreu com o impacto negativo do mercado, redução de clientes e a alta do dólar.

Assim, estrategicamente, ao invés de recuar e diminuir a atuação, inovou e arriscou ao optar por ampliar ainda mais o alcance da sua plataforma, ganhar mercado, para não sofrer com os impactos da pandemia.

Dessa forma, comprou uma startup americana da área de educação, a Teachable — eleita pela revista Fast Company como uma das empresas mais inovadoras do mundo.

Essa aquisição também foi usada pela Hotmart como forma de entrada no mercado norteamericano, acabou dando muito certo e essa soma de força está rendendo bons frutos!

GetNinjas

A GetNinjas é uma startup que surgiu em 2011 com a proposta inovadora de conectar profissionais, prestadores de serviços, aos contratantes (pessoas físicas ou jurídicas).

Em 2020, por conta da pandemia, a GetNinjas sofreu um forte impacto negativo, pois os principais serviços solicitados na plataforma da startup pararam de ocorrer.

E isso foi fruto do medo que as pessoas e empresas estavam devido a contaminação da covid-19.

Em abril de 2020, a demanda caiu para 50% em comparação com o período pré-pandemia.

Por isso, a estratégia adotada pela startup foi de buscar atuar na prestação de serviços online. 

Assim, novos profissionais de outras áreas, tais como professores de yoga, de tricô, fisioterapeutas, etc, passaram a atuar de forma online na plataforma e, atualmente, esse novo posicionamento corresponde a cerca de 40% dos serviços da GetNinjas. 

Observe as oportunidades e esteja pronto para inovar!

Ao longo do artigo, você pôde notar o quanto é bom inovar para ter sucesso e destaque nos dias de hoje.

Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas precisam estar atentas a isso, afinal, todas essas empresas que citamos foram “empresas de fundo de garagem” lá no início, inclusive a gente!

Se você assistiu ao vídeo que fizemos para nós mesmos em 2013 (está mais acima!), veja a continuação dele, que gravamos agora em 2022:

Conheça a Agilize!

Por fim, com a licença da palavra, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Caso você já tenha uma empresa, migre para a nossa Contabilidade! Caso ainda não tenha, abra ela com a gente, somos muito experientes no assunto!

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!

';