Entenda a diferença entre empreendedor e empresário

entenda a diferença entre empreendedor e empresário

O universo do empreendedorismo é cercado de técnicas, conhecimentos e estratégias para alavancar o potencial dos negócios. E para entender o fundamento de cada uma, primeiramente é necessário que você saiba a diferença entre empreendedor e empresário.

Apesar de serem tratados como conceitos semelhantes, existe uma grande diferença entre os termos e a maneira como cada um pode ser aplicado. Bateu a curiosidade? Continue lendo para descobrir!

  1. O que é ser um empresário
  2. O que é ser um empreendedor
  3. As principais diferenças entre empreendedor e empresário
  4. Perfil de um empresário
  5. Perfil de um empreendedor
  6. É possível desenvolver-se como empreendedor?

O que é ser um empresário?

De maneira simplificada, o empresário é toda pessoa que possui uma empresa e é responsável jurídico por um CNPJ, tomando as decisões e definindo direcionamentos estratégicos na gestão do negócio.

Por estar relacionado a uma postura mais formal, existem algumas possibilidades de se tornar um empresário. Por exemplo:

  • de forma individual, através das empresas individuais, MEI e SLU;
  • de maneira coletiva, por meio das sociedades simples, limitada, anônima, cooperativa, de advogados, etc.

O empresário possui responsabilidades oficiais e é cobrado pela legalização e bom funcionamento da empresa. Assim, toda pessoa pode, facilmente, se tornar empresária — basta abrir uma empresa!

O que é ser um empreendedor?

Diferentemente do empresário, o conceito do empreendedor não está relacionado a uma profissão ou responsabilidade, mas à postura e comportamento adotados por profissionais que podem ou não ter um negócio.

Isso significa que ser um empreendedor é assumir uma postura de “resolvedor de problemas”.

Esse é um dos perfis mais desejados e trabalhados no mercado de trabalho, pois os profissionais que têm a competência do empreendedorismo corporativo (aplicam as habilidades empreendedoras dentro do ambiente de trabalho) proporcionam maiores retornos ao negócio por sua alta capacidade de entrega de resultados.

Assim, o empreendedor pode ser tanto o próprio dono do negócio quanto o colaborador de uma empresa.

diferença entre empreendedor e empresário

As principais diferenças entre empreendedor e empresário

Para entender a diferença entre empreendedor e empresário, existe uma frase que pode facilitar este processo:

“Um empreendedor pode ser empresário, mas nem todo empresário é, obrigatoriamente, um empreendedor.”

Para deixar mais claro, vamos utilizar um exemplo.

Numa empresa de sistemas, existem duas pessoas: Rafael (dono e fundador do negócio) e Juliana (gerente operacional).

Rafael e Juliana possuem dois perfis opostos, pois enquanto o dono tem maiores dificuldades em perceber como solucionar problemas e desenvolver novas estratégias para a evolução da empresa, Juliana consegue fazer isso com mais naturalidade.

Considerada uma das melhores funcionárias, ela é capaz de focar muito mais nas soluções para os problemas, propor novas ideias, ajustar-se às possíveis mudanças e incentivar o desenvolvimento da equipe.

Isso demonstra que o perfil do empreendedor não é uma profissão, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa e pode ser aplicada tanto no ambiente profissional quanto nas demais áreas da vida do indivíduo.

Assim, enquanto o empresário é uma posição, o empreendedor é um comportamento.

Além disso, apesar de serem conceitos que se completam, quando não são bem trabalhados no ambiente profissional, existe a possibilidade de que conflitos venham a surgir.

Isso se deve ao fato de que, enquanto o empresário costuma focar no cenário atual, o empreendedor tem a habilidade de visualizar a situação no longo prazo. Por este motivo, ele tem uma maior facilidade no desenvolvimento de estratégias e planos de ação.

A principal diferença entre empreendedor e empresário está no direcionamento do comportamento — enquanto os empreendedores trabalham uma atitude que mescla os interesses de pessoas e resultados, o empresário tem o foco exclusivo no lado processual do negócio.

Perfil de um empresário

Naturalmente, o empresário deve assumir uma postura mais voltada para o direcionamentos da equipe, atuando com um perfil mais técnico e específico. 

Por isso, existem algumas características que descrevem este perfil:

  • foco em resultados;
  • definição de metas;
  • assumir riscos;
  • conhecimentos no gerenciamento de recursos;
  • visão exclusiva do próprio negócio;
  • desenvolver uma posição de autoridade com a equipe.

Apesar de parecerem características de pessoas rígidas, elas estão relacionadas apenas à visão que busca garantir os melhores resultados para o negócio

Perfil de um empreendedor

Já o perfil do empreendedor trabalha com características comportamentais que impactam tanto nos seus resultados quanto na capacidade de motivar outros funcionários.

Por exemplo:

  • proatividade;
  • pensamento crítico e sistêmico, analisando todas as variáveis da situação;
  • maior facilidade para a inovação;
  • busca desenvolver o engajamento da equipe;
  • trabalha com base em sonhos e propósitos a serem alcançados
  • toma a iniciativa e não espera pela ação dos outros.

O empreendedor, portanto, é uma pessoa com um perfil mais incentivador e relacional.

É possível desenvolver-se como empreendedor?

Como explicamos acima, o perfil empreendedor é uma habilidade que pode ser desenvolvida, pois está relacionada ao comportamento a ser adotado diante das diversas situações do dia a dia.

Para isso, existem algumas estratégias que você pode trabalhar para desenvolver o perfil empreendedor.

Invista em autoconhecimento

Conhecer os seus pontos fortes e de desenvolvimento é fundamental para desenvolver o perfil empreendedor.

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, como:

  • análise SWOT pessoal;
  • testes e avaliações comportamentais (DISC, eneagrama, MBTI);
  • sessões de coach.

Você também pode dedicar tempo e esforços para estudar sobre as suas habilidades e descobrir como transformar e moldar as suas atitudes para o resultado que você pretende alcançar.

Estude sobre outros mercados e conteúdos de gestão

O empreendedor assume uma percepção mais abrangente do mercado, não se limitando ao ramo de atuação do negócio no qual está inserido.

Por isso, manter-se atualizado sobre as principais tendências e movimentos fará com que você consiga adquirir uma percepção e pensamento crítico mais desenvolvido, facilitando o processo de criação de soluções inovadoras.

Além disso, o conhecimento sobre as técnicas e estratégias de gestão permite que você possa compreender como cada engrenagem de uma empresa deve funcionar e como elas estão relacionadas, facilitando a visão sistêmica de um negócio.

Invista no estudo das mais diversas disciplinas, como:

  • Finanças;
  • Processos;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Estratégia.

Quanto maior a sua bagagem, melhor a sua capacidade analítica.

Busque referências de sucesso

Isso não quer dizer que você deve copiar o comportamento de outras pessoas, mas utilizar suas atitudes e trajetórias de sucesso como exemplos do que você busca realizar.

Neste ponto, não existem regras sobre quem deve ser a sua referência ou se a pessoa precisa ser da mesma área de atuação. O importante é que a referência possua algum significado para o seu desenvolvimento.

Como você percebeu, a principal diferença entre empreendedor e empresário está na maneira de se posicionar e no comportamento adotado. 

Por este motivo, não existe um perfil que deve ser caracterizado como mais ou menos adequado para um negócio. O ideal é que os dois sejam estimulados para que os melhores resultados sejam alcançados!

Conheça a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil!

Se você está pesquisando sobre a diferença entre empreendedor e empresário, certamente está se planejando para iniciar um negócio da melhor forma. E com a ajuda da Agilize, você vai alcançar muito mais resultados!

Somos a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e trabalhamos em parceria com o futuro dos empreendedores. Por isso, a nossa missão é simplificar a contabilidade e deixar tudo ainda mais claro para que você tome as melhores decisões.

Os nossos serviços vão desde o processo de abertura das empresas até a consolidação e melhoria das estratégias contábeis de um negócio.

E se você quiser saber mais sobre cada um, basta entrar em contato com a nossa equipe e solicitar uma proposta personalizada!

';