4 Passos Infalíveis para o Empreendedor Desenvolver a sua Motivação

Meu amigo empreendedor, nestes últimos dias, você tem conseguido manter a sua motivação frente a toda a incerteza deste atual cenário?

Primeiramente, imagino o quanto deve ter sido difícil buscar soluções em meio ao sentimento de insegurança, ansiedade, agonia, stress e preocupação. No entanto, manter-se firme, em pé, por mais que seja um desafio, é necessário. Ou seja, desesperar-se frente aos problemas atuais, pode ser até “tentador,” porém, não é a melhor decisão a se tomar.

Assim, aproveito também para chamar a sua atenção para outro ponto importantíssimo: a grande maioria (para ser ainda mais específico, quase todos os empreendedores), estão nesse mesmo barco que você!

Então, recomendo que você não perca o tempo se culpando. Além disso, tenha cuidado com a síndrome do impostor, pois, em momentos como esse, é muito fácil promover um boicote às próprias conquistas. Logo, não desacredite de si. Ademais, se deu o primeiro passo nessa dura jornada do empreendedorismo, você já provou ser capaz de agir. É isso que importa!

Dito isso, preciso lembrá-lo que empreender significa “decidir realizar uma tarefa árdua, tentar, pôr em execução.” Dessa forma, é em momentos como esse que precisamos nos ater ainda mais à nossa essência, àquilo que somos ou escolhemos nos tornar .

Assim, prepare-se, pois a 1° Contabilidade Online do Brasil compartilhará com você 4 passos indispensáveis para incentivá-lo a manter sua motivação inabalável frente a qualquer adversidade que se apresente. Logo, atente-se aos pontos a seguir:

Empreendedor – Aprenda a Usar a Inteligência Emocional para se Motivar

você sabe o que é inteligência emocional e o quanto a mesma será preponderante tanto para a sua motivação quanto para dar a volta por cima neste cenário de incertezas?

Conforme Daniel Goleman, escritor best-seller, psicólogo, pesquisador e um dos maiores nomes a difundir o tema pelo mundo, a inteligência emocional é a capacidade que possuímos de reconhecer os nossos sentimentos, perceber os dos outros, nos motivarmos e gerenciarmos as nossas emoções em nossos relacionamentos.

Assim, creio que, só pelo conceito, você já deve ter percebido o quanto será importante desenvolver a sua inteligência emocional para manter a sua motivação inabalável, não é mesmo?

Por isso é que compartilharei com você, meu amigo empreendedor, os 4 estágios essenciais para que possa desenvolver a sua inteligência emocional e manter a sua motivação em dia. Assim, conheça-os a seguir:

  • Autoconsciência;
  • Autogestão;
  • Empatia;
  • Habilidades Sociais.

Autoconsciência

Por mais difícil que possa parecer, reconheça o problema. Assim, veja os seus medos, erros, enquanto empreendedor, e o impacto real da crise na sua empresa de forma minuciosa. Porém, não perca tempo se culpando, pois os medos e erros fazem parte do aprendizado e da fina arte do empreender.

Autogestão

Após identificar e reconhecer os medos e erros no estágio anterior, coloque os pés no chão, pois é hora de traçar estratégias reais para atacar as dificuldades.

Empatia

Feita as considerações anteriores, analise de forma macro o cenário que você está inserido e perceba que os outros também estão vivenciando esse mesmo problema. Logo, você não é o único a sofrer com isso nesse momento.

Habilidades Sociais

Por fim, desenvolva sua habilidade interpessoal, pois essa lhe possibilitará estabelecer contatos que lhe promovam idéias e compartilhem soluções contigo.

Se deseja saber mais sobre o assunto, toque aqui!

Atente-se ao próximo tópico!

Benefícios-Inteligência-Emocional-Mentalidade-Empreendedora-Contabilidade-Agilize.jpeg

Desenvolva a Motivação alinhada ao Comportamento Empreendedor

Você sabia que o comportamento empreendedor é estudado há muito tempo e que o mesmo será preponderante para estimulá-lo a manter uma “motivação à prova de balas?”

Assim, preciso chamar a sua atenção em momentos como o atual, onde a instabilidade do cenário gera todo tipo de sentimento negativo, para programas como o Empretec. Tal programa foi desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e visa desenvolver características comportamentais do empreendedor, além de identificar novas oportunidades de negócio.

Faço questão de enfatizar que o processo de motivação (aquilo que lhe estimula a agir) deve ser uma combinação de processos endógenos com exógenos, de forma integral.

Dessa forma, apresento a seguir os principais pontos desenvolvidos pela metodologia da Empretec que, com toda certeza, lhe ajudarão a conquistar a sua motivação inabalável:

  • Aumento das chances de sucesso empresarial e consequente redução significativa das possibilidades de fracasso;
  • Desenvolvimento da visão estratégica para buscas de oportunidades;
  • Segurança na tomada de decisão;
  • Aumento considerável no desempenho empresarial.

Esse programa já impactou até o ano de 2019 cerca de 300.000,00 participantes pelo mundo. Logo, se parar para analisar é um número ínfimo ainda, se você levar em consideração a relevância desse programa para os empreendedores, principalmente, em momentos de crise e o tempo que o mesmo está disponível no mercado (27 anos).

Dito isso, saiba que desenvolver um comportamento empreendedor voltado para o elaboração de estratégias anticrise e focada no sucesso da sua empresa servirá de base para fortalecer ainda mais a sua motivação, visto que é natural se sentir desanimado e ficar abalado quando algo negativo e inesperado ocorre.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, toque aqui!

Desenvolver-Motivação-Alinhada-Comportamento-Empreendedor-Contabilidade-Agilize.jpeg

Motivação: Implemente estas Dicas Ainda Hoje e Sinta a Diferença

Empreendedor, você não vê a hora de começar a sentir a diferença na sua motivação ao longo dos próximos dias, né?

Então, fique ligado nas dicas que compartilharei com você a seguir para que implemente no seu dia-a-dia:

  • Descubra a Identidade das Tarefas;
  • Busque o Significado das Tarefas;
  • Encontre a Variedade das Habilidades;
  • Busque o Feedback;

Descubra a Identidade das Tarefas

Você precisa notar o seu progresso nos seus projetos. Além disso, ter plena consciência do que precisa realizar e do que realiza ao longo do dia é necessário. Logo, fazer uma lista do que você precisa fazer e daquilo que tem feito ao final do dia/semana será imprescindível para gerar a sensação de satisfação

Busque o Significado das Tarefas

Identificar na execução da sua atividade que você/empresa agrega valor na vida de outras pessoas e/ou empresas será gratificante.

Assim, algumas formas de fazer isso, por exemplo, podem ser através de Indicativos encontrados em relatórios de vendas semanais ou o custo de aquisição de clientes (CAC). Ou seja, o importante é buscar formas de perceber o significado das suas tarefas.

Encontre a Variedade das Habilidades

Fazer a mesma coisa todo dia pode desmotivar qualquer pessoa. Logo, busque organizar as tarefas da sua semana de forma que você consiga mesclá-las diariamente. Desse jeito, ganhará dinamismo e irá melhorar a sensação da rotina diária.

Busque o Feedback

Escutar as opiniões da sua equipe sobre suas ações na empresa, quase sempre, mostrará se as suas escolhas foram assertivas e se está por desempenhar um bom trabalho. Assim, selecione 1 dia na semana ou no mês, por exemplo, e peça um feedback.

Dessa forma, isso “dará um gás maior” no seu dia. Do contrário, não deixe de ouvir a sugestão, pois as soluções para os seus problemas poderão surgir daí.

Empreenda-Motivacional-Desânimo-Agir-Contabilidade-Agilize.jpeg

Empreendedor, mesmo quando estiver Desanimado, Aja!

Mesmo com todas as dicas anteriores, você pode pensar: ainda não consigo agir, o que devo fazer, desistir de vez?

Definitivamente, não, meu amigo!

Assim, é em momentos como esse que gosto de lembrar de uma frase do poeta, dramaturgo, ator e escritor William Shakespeare, que diz o seguinte: com o tempo você aprende que pode ir muito mais longe, depois de pensar que já não se pode mais!

Dito isso, se você já assinou a nossa newsletter, sabe o quanto recomendo o desenvolvimento da mentalidade antifrágil. Ou seja, uma mentalidade que lhe fará perceber que você será capaz de passar por qualquer tipo de adversidade e não apenas sair dela, porém, ficar ainda mais forte por conta da mesma.

Aproveito o momento para lhe perguntar o seguinte: você já deve ter percebido o quanto essa jornada muitas vezes pode ser solitária, né?

Logo, manter em mente de forma clara o porquê decidiu empreender, quais foram os seus objetivos ao tomar essa decisão e analisar se você está alinhado com o seu propósito, será fundamental para que, mesmo quando tudo, aparentemente, estiver contra si, possa usar a sua determinação para prosseguir e, assim, promover um ambiente propício ao desenvolvimento da motivação.

Porém, além das dicas que foram compartilhadas, preciso lhe contar um segredo, dada a revolução que isso poderá causar na sua empresa:

Em momentos de incertezas, você deverá se atentar ainda mais àquilo que possui controle. Assim, utilizar o seu poder de escolha frente às ferramentas e os serviços que trarão inteligência, praticidade, agilidade e, além disso, qualidade para sua tomada de decisão é o ideal, certo?

Por isso, se deseja dispor de todo esse valor agregado, enquanto ajusta o seu estado motivacional atual, toque aqui agora e descubra hoje mesmo como será possível através de informação fidedigna definir estratégias que poderão revolucionar o estado da empresa!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também: