Se você trabalha em uma agência de publicidade ou de comunicação em geral, com certeza é de seu interesse saber como funciona a contabilidade para publicitários. Isso é fundamental para se manter regularizadas perante a legislação e alcançar seu sucesso no mercado.

Mas você sabe quais são os deveres contábeis dos publicitários, qual a importância da contabilidade para esse ramo e qual é o melhor modelo do serviço para atender suas necessidades? Continue lendo este conteúdo para receber essas informações!

Os principais deveres contábeis para publicitários

Os deveres contábeis dos publicitários consistem nas obrigações principais (pagamento de tributos) e acessórias (declarações, preenchimento de guias, emissão de documentos fiscais etc.) da legislação fiscal e tributária.

Há um grande volume de obrigações exigidas pela Receita Federal e outros órgãos reguladores que as agências de publicidade devem cumprir. Alguns exemplos de obrigações são:

  • enquadramento corretamente a empresa: escolher o regime tributário mais adequado para o negócio; são eles o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional;
  • recolhimento de tributos: calcular e pagar os diversos tributos, como o IRPF, CSLL, PIS, COFINS, entre outros;
  • emitir declarações: emitir a declaração do imposto de renda retido na fonte (DIRF), entre outras;
  • escriturar livros contábeis: como o livro diário, razão, de registro de duplicadas, entre outros;
  • cumprir obrigações trabalhistas e previdenciárias: fazer folha de pagamento, transmitir o GPS, CAGED, RAIS etc.;
  • emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e): obrigatório para todas as empresas, é a versão digital da nota fiscal;
  • realizar demonstrações: elaborar e publicar balanços patrimoniais (BP), demonstração de resultado de exercício (DRE) etc.

Existem diversas questões peculiares às agências de publicidade, por exemplo, muitos gestores podem não saber se o correto é recolher Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou Imposto sobre Serviços (ISS).

Além disso, muitas obrigações somente podem ser cumpridas por contadores, como a elaboração do BPs, DREs e assinar livros contábeis, entre outros.

A importância da contabilidade para publicitários

É crucial que o gestor se preocupe em manter sua regularidade, se ele não cumprir a legislação, os órgãos fiscalizadores (Fisco) poderão impor multas bastante elevadas.

Os fiscais também podem considerar que a empresa está se esquivando das obrigações e enquadrar o ato como crime contra ordem econômica e tributária, podendo acarretar recolhimento prisional do gestor responsável.

O profissional adequado para que você cumpra a legislação e se mantenha plenamente alinhado à legislação é o contador. Esse profissional ajudará a escolha o regime tributário mais vantajoso, calculará os impostos adequadamente, ajudará na emissão de notas fiscais, emissão das demonstrações e mais.

Entretanto, antes de contratar um contador, é preciso estudar suas qualidades e verificar se ele atenderá suas necessidades, algumas delas são:

  • experiência do contador: é recomendável que o contador tenha alguns anos de mercado ou cases de sucesso (clientes satisfeitos);
  • assessoria: deve prestar um serviço contínuo à empresa, realizando sua folha de pagamento, auxiliando nos processos administrativos e outros atos para manter sua legalidade;
  • atendimento: deve prestar um suporte humanizado e por diferentes canais de comunicação, como telefone, email, chat e redes sociais.

O melhor modelo de contabilidade

Uma das opções viáveis para as agências de publicidade e publicitários é a contabilidade online, que é uma modalidade cada vez mais popular entre os profissionais liberais e empreendedores em geral.

Na prática, trata-se de um serviço prestado por meio de uma plataforma online que disponibiliza um amplo rol de funcionalidades e benefícios aos usuários, como:

  • faz previsão de impostos;
  • detalha os tributos a serem pagos;
  • emite guias de pagamentos;
  • emite extratos bancários;
  • faz gestão e emissão de notas fiscais em segundos;
  • permite exercer controle fiscal por um computador ou dispositivo móvel (como smartphone e tablet);
  • garante um preço mais acessível etc.

Assim como negócios dos demais ramos, a contabilidade para publicitários é bastante complicada e extensa, o que torna inviável que o gestor realize tudo por conta própria. Porém, com a ajuda de uma boa contabilidade online, você poderá se manter regularizado e evitar problemas legais.

Quer conhecer uma contabilidade online capaz de satisfazer suas necessidades e por um preço justo? Acesse já a plataforma da Agilize e conheça nossos serviços!

  Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

     Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.