Todo final de ano é aquela mesma história: stress, agonia e muita confusão. Afinal, é o período em que quase todas as empresas devem entregar o balanço anual. Por aí foi assim?

Desse modo, como se já não bastasse a dura rotina de um empreendedor, esse período, que deveria ser marcado pelos festejos de natal e de virada de ano, se torna algo turbulento e complicado.

Nesse sentido, já imaginou ter mais tranquilidade ao elaborar esse balanço contábil para traçar metas mais ousadas e estratégicas? É justamente sobre isso que viemos falar com você hoje.

Homem refletindo sobre o seu balanço anual.

Assim, compartilharei com você alguns pontos que serão responsáveis por salvá-lo de um fim de ano caótico e, além disso, serão imprescindíveis para que alcance a tão desejada paz de espírito quando o assunto for cumprir as questões burocráticas de um negócio.

Dito isso, fique atento aos pontos sobre Balanço Anual que traremos a seguir:

O que é Balanço Anual? Para que serve?

O balanço anual é um demonstrativo contábil de um período financeiro do seu negócio, geralmente de um ano. Ele é o responsável por registrar a saúde financeira do empreendimento. Esse demonstrativo deverá ser acompanhado por você ao longo do ano através da ajuda de um contador.

Por isso, jamais cometa o erro de não fazer o balanço anual da sua empresa, pois o mesmo irá registrar o seu desempenho e, assim, será fundamental para você tomar decisões sem medo de errar.

Além disso, caso você seja optante pelo regime tributário Lucro Real, vale ressaltar que esse demonstrativo deverá ser entregue ao seu contador no mês de janeiro, sendo que esse profissional terá até o último dia útil do mês de junho para tratar do encerramento dos fatos registrados, referentes ao ano passado. 

Observação: para as empresas que não sofrem tributação pelo lucro real, ao invés do prazo ser até o último dia útil do mês junho, o mesmo será em abril!

Em resumo, saiba que o registro do balanço anual do seu negócio é um item obrigatório, conforme o inciso I da Lei 8.666/93, porque o empreendimento necessita de comprovar a própria condição financeira.

Por outro lado, o microempreendedor individual (MEI) não será obrigado a fazer o balanço anual. Porém, todos os outros tipos de negócio deverão fazê-lo!

Portanto, dê a devida atenção ao balanço anual, ou seja, acompanhe-o mensalmente e, além disso, se possível tenha um time de contadores experts no assunto, já que eles evitarão as suas dores de cabeça no final do ano.

Dito isso, se após saber o que é e para que serve o balanço anual você ficou curioso para descobrir como é feita a sua elaboração, confira o próximo tópico!

Como fazer o balanço anual da empresa?

Balanço Anual: planeje-se para não sofrer mais no fim do ano

Descobrir como fazer o balanço anual de empresas será essencial para dominar o seu empreendimento, já que além de ser uma obrigação, essa é uma ferramenta muito útil para te dar um diagnóstico da saúde financeira do seu negócio.

Portanto, conheça cada um dos elementos que compõem o balanço anual logo a seguir e entenda como ele funciona:

Ativo (A)

O ativo está localizado no lado esquerdo do balanço anual e representa os bens e direitos do seu negócio. Além disso, ele é dividido da seguinte forma:

Ativo Circulante

São realizáveis a curto prazo (geralmente, no período de um ano). Então conheça-os abaixo:

Ativo Não-circulante

Já esses, são realizáveis a longo prazo (geralmente, no período acima de um ano). Assim sendo, confira-os:

Passivo (P)

Já o passivo está localizado no lado direito do balanço anual e representa as obrigações do seu negócio. Além disso, ele é dividido da seguinte forma:

Passivo Circulante

É referente a aquelas obrigações que devem ser sanadas no curto prazo (cerca de um ano). Dessa forma, conheça algumas dessas contas contábeis a seguir:

Passivo Não-circulante

Já aqui, são aquelas obrigações que devem ser sanadas no longo prazo. Veja algumas delas logo abaixo:

  • Empréstimo e financiamentos de longo prazo;
  • Contingências trabalhistas de longo prazo.

Patrimônio Líquido (PL)

É todo o seu capital social e reservas, com o abatimento dos prejuízos e ações de tesouraria.

Assim, a fórmula que resume essa relação é:

A – P = PL

Dito isso, descubra o passo a passo de como fazer o balanço anual da empresa:

  1. Defina o período para a realização do balanço anual;
  2. Apure o seu ativo;
  3. Apure o seu passivo;
  4. Apure o patrimônio líquido do negócio;
  5. Faça a soma de todos os elementos do balanço anual.

Para saber ainda mais sobre esse assunto de um jeito rápido e prático, veja o vídeo abaixo:

Benefícios de ter o Balanço Anual

Após aprender como fazer um balanço patrimonial da empresa, você faz ideia da importância dos seus benefícios? Como já dissemos, essa é uma declaração muito útil para o seu negócio, agora entenda o porquê.

Para conhecer claramente os benefícios do balanço anual para o seu negócio, veja os seguintes pontos:

Organização

Para que possa tomar decisões assertivas, antes de tudo, você necessitará que os dados para elaboração deste balanço estejam organizados para que você consiga enxergar tudo sem muitos problemas.

Isso será essencial para a construção do balanço anual. Além do mais, você precisa ter a certeza de que os dados estão corretos, porque um erro pequeno em uma etapa pode acarretar em uma bola de neve lá na frente.

Nada disso será possível se você não desenvolver a organização na sua gestão empresarial.

Afinal, qualquer dado errado, necessário para contabilidade, poderá causar um grande estrago no seu patrimônio.

E o balanço anual possui esse pré-requisito, a organização, que agrega valor ao negócio de forma geral.


Consciência Financeira

Partir da organização para uma nova perspectiva sobre as finanças não levará muito tempo. Até porque, uma coisa puxa a outra.

Assim, o balanço anual demandará uma inteligência financeira a respeito de várias questões, como mão-de-obra, matéria-prima e parcerias que irão otimizar ainda mais o seu resultado.

A inteligência financeira é a base do planejamento financeiro eficiente! 

Assim você poderá tomar decisões depois de realmente atestar a viabilidade financeira dos próximos passos, depois de ter tudo organizado e planejado conforme as prioridades.

Mais Investimentos

Se você deseja crescer, é natural que, em algum momento, você busque por investidores.

Portanto, necessitará assegurá-los que o seu negócio, realmente, valerá a pena. E isso só será possível através de um balanço anual.

Dessa forma, os investidores anjos poderão analisar o seu negócio e descobrir se o mesmo é atrativo. Ou seja, através da elaboração desse plano, você poderá inclusive atrair mais investimentos, pois passará credibilidade!

Agora, me responda uma coisa: você sabia que buscar como fazer o balanço anual da empresa é o primeiro passo para fazer um eficiente fluxo de caixa?

Você sabia que esses dois pontos podem causar um grande impacto no seu negócio?

Caso não saiba, veja o tópico abaixo! 

Balanço Anual e Fluxo de Caixa: Um Presente para Você

Empresário finalizando o sue balanço anual contábil.

Você sabia que os pré-requisitos para elaboração do balanço patrimonial também podem ser utilizados a partir do controle e gestão do fluxo de caixa do seu negócio?

É aquela velha história de matar dois coelhos em uma cajadada só.

Cá entre nós: se feito no final de cada exercício financeiro (reitero: geralmente em um ano) o balanço anual já possui um impacto absurdo em um negócio, imagina só se você fizer o controle do fluxo de caixa mensalmente, apropriando as contas direitinho e fazendo  a conciliação bancária dessas contas? 

Terá a faca e o queijo na mão: O balanço anual concluído na virada do ano sem dor de cabeça.

Um trabalho que, de pouquinho em pouquinho, resulta em uma grande economia de tempo no final das contas. Porque quando você de fato tiver que concluir o balanço anual, já vai ter muita coisa pronta!

Nesse sentido, através do controle do seu caixa você poderá acompanhar as movimentações financeiras de entrada e de saída da sua empresa e, assim, contará com uma fonte preciosa de informações atualizadas para tomar decisões sem medo de errar.

Você consegue imaginar o quanto os benefícios de um eficiente controle do fluxo de caixa e do balanço anual pronto, serão úteis para a tomada de decisões? 

Se não vê a hora disso acontecer e deseja colocar em prática o controle do caixa do seu negócio, não perca tempo, faça o download gratuito do eBook abaixo, pois preparamos ele sob medida para você – um verdadeiro presente!

e-book fluxo de caixa da Agilize

Além desse material incrível, quero compartilhar algo mais contigo que será um divisor de águas para que a sua gestão financeira e o seu controle de caixa seja ainda mais eficiente.

Por isso, acompanhe o tópico abaixo e descubra o que é! 

Como Fazer o Balanço Anual da Empresa Rapidamente

Talvez, você esteja um tanto preocupado por pensar que o assunto “balanço anual” possua muitas informações a serem processadas para, assim, em seguida, colocá-las em prática, né?

É natural que você, empreendedor, se sinta sobrecarregado muitas vezes.

Afinal, a jornada empreendedora não é fácil. Costuma ser desafiadora e recheada com inúmeras decisões difíceis para serem tomadas em um curto espaço de tempo.

O diferencial estará justamente na escolha sobre como atuar frente aos problemas que se apresentarão, pois você deverá buscar por soluções inteligentes e definitivas, e não aquelas do tipo “tapa buraco,” porque isso lhe distancia ainda mais da sua paz de espírito.

Ou seja, são essas más escolhas que trazem boa parte do desconforto e atribulações de final de ano ao ter que realizar o balanço patrimonial, porque esses “remendos” muitas vezes confundem os dados e as informações, sendo que se tudo estivesse de fato organizado seria muito mais tranquilo para você.

Dessa forma, você já parou para pensar sobre o quanto a sua vida ficará ainda melhor se todas as informações necessárias para o seu negócio, inclusive as que se referem ao balanço anual/mensal, fossem organizadas e registradas de maneira organizada?

Você não precisaria mais sentir o stress e dor de cabeça tão característicos de final de ano em época de fazer o balanço anual, por exemplo.

Logo, se é isso que você deseja, não perca tempo, o nosso serviço de contabilidade é extremamente econômico e eficiente, te ajuda em diversas questões que vão muito além da contabilidade e ainda por cima te traz diversas funcionalidades-bônus, como a gestão das notas fiscais e as notificações que mandamos com os prazos para você não pagar multas pelo esquecimento do pagamento das obrigações legais da sua empresa.

Por isso, te convidamos a conversar com a gente. Solicite uma proposta personalizada para o seu negócio logo abaixo. Queremos te mostrar como podemos ajudar você e sabemos que você vai se surpreender com o valor, porque é algo que todos elogiam muito!

Gostou do nosso artigo?

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos para a sua área em primeira mão, o formulário está logo acima. Aproveite e siga-nos no Instagram e no Youtube, tem muita coisa bacana saindo por lá também!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Quem leu esse artigo, não deixa de ver:

Alberto Vila Nova

Alberto Vila Nova

Alberto Vila Nova é contador e cofundador da Agilize. Sua paixão pela contabilidade aliada ao seu dom natural de ensinar as coisas com excelência e clareza faz dele o nosso principal produtor de conteúdos para o público. Aproveite!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.