Contabilidade para agência de publicidade: importância e como escolher

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Se você tem ou pensa em ter uma agência de propaganda, não pode deixar de dar uma atenção especial à contabilidade. Ela é essencial para qualquer negócio e garante que tudo esteja funcionando conforme a legislação, para que a empresa não tenha nenhum tipo de problema com a Receita Federal.

Aqui neste artigo, você vai entender como a contabilidade para agência de publicidade é importante e quais são as suas funções, além de conhecer as principais obrigações que esse tipo de empresa precisa cumprir.

Ah, e as dicas que estamos dando aqui também servem para quem atua na área como freelancer, ok? Afinal, para ter credibilidade no mercado e economizar com o pagamento de impostos é importante abrir uma empresa e ter um CNPJ!

Vamos lá?

O que faz uma agência de publicidade?

A agência de publicidade é uma empresa que fica responsável por criar e desenvolver campanhas para marcas. Isso inclui diversos projetos de comunicação, desde anúncios em meios de comunicação até a produção de conteúdo para redes sociais.

Muitas vezes, as agências também criam toda a identidade visual da empresa, cuidam da sua comunicação interna e planejam ações promocionais e eventos de divulgação.

Mas para ter sucesso no mercado não basta oferecer um bom serviço. É preciso também cuidar de todos os outros setores da empresa, como o comercial, o financeiro, e, claro, a contabilidade da agência de propaganda, que é o tema central deste artigo.

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Quais são as vantagens da contabilidade online para agência de publicidade?

Contar com o serviço de um escritório de contabilidade é obrigatório para publicitários freelancers e agências. Sem esse serviço, a empresa não consegue cumprir todas as suas obrigações fiscais e contábeis e pode receber penalidades como multas e até mesmo o encerramento do CNPJ, além da prisão dos seus sócios, em casos de sonegação mais graves.

Mas o papel da contabilidade vai além do cumprimento das obrigações. Veja algumas vantagens de ter um bom contador como parceiro:

  • Simplicidade na gestão tributária: o contador vai escolher você a tomar as decisões mais vantajosas para a empresa, o que pode resultar na economia de dinheiro na hora de pagar os seus impostos sem deixar de cumprir nenhuma lei;
  • Transparência nas informações: você tem acesso fácil e imediato a todas as informações sobre a contabilidade da sua empresa;
  • Assertividade na tomada de decisões: com esses dados em mãos, você poderá tomar decisões estratégicas de forma muito mais inteligente;
  • Segurança: a contabilidade online garante a segurança dos seus dados e faz backups frequentes de todos os documentos, o que também ajuda você a economizar espaço físico na sua agência.

Publicitário pode ser MEI?

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer saber mais sobre contabilidade para agências de publicidade, afinal, esse modelo de empresa é mesmo muito vantajoso. O MEI tem a baixa carga tributária e pouca burocracia como principais características, mas, infelizmente, quem é publicitário não pode ser MEI.

Isso acontece porque um dos critérios para abrir um CNPJ nesse modelo é prestar um serviço de natureza comum, que é aquele que não exige formação específica — o que não é o caso da Publicidade.

Por isso, se você quer abrir uma agência de propaganda ou se formalizar para prestar serviço como freelancer, deve escolher outra natureza jurídica. Para quem empreende sozinho, a melhor opção é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), enquanto a Sociedade Limitada (LTDA) é a opção mais comum para quem tem sócios.

Saiba quais são as principais obrigações para empresas e profissionais de publicidade

As obrigações fiscais e tributárias da agência de publicidade dependem da natureza jurídica da empresa e do regime tributário escolhido. Independentemente de qualquer coisa, toda agência vai precisar emitir notas fiscais para os serviços prestados e fazer a apuração e o devido pagamento de impostos.

Além disso, a empresa pode ter outras obrigações, que, em geral, têm o objetivo de prestar esclarecimentos sobre as suas atividades para as autoridades fiscalizadoras.

Essas são as principais obrigações das empresas enquadradas no Simples Nacional, regime tributário que costuma ser o mais vantajoso para agências de publicidade:

  • Emissão de notas fiscais a cada serviço prestado; 
  • Pagamento mensal dos impostos, que são proporcionais ao faturamento;
  • Escrituração fiscal;
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS;
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF;
  • Relação Anual de Informações Sociais –  RAIS;
  • entre outras.

Como abrir uma empresa de publicidade?

Se você ainda não abriu a sua agência ou quer atuar como freela e ainda não se formalizou, saiba que o primeiro passo é contratar uma empresa de contabilidade de confiança. 

Você já sabe o quanto a contabilidade online agrega nos processos internos da sua empresa, bem como facilita na sua tomada de decisão. Porém, chegou a hora de conhecer alguns dos diferenciais que esse serviço poderá trazer na abertura do seu empreendimento:

  • Definição do CNAE;
  • Elaboração do Contrato Social;
  • Escolha do Formato Jurídico;
  • Planejamento Financeiro.
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Definição do CNAE

A obtenção do seu Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) será primordial para a sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Tudo isso será imprescindível para realização do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, consequentemente, abertura da sua empresa. 

E sem a expertise de um serviço de contabilidade online, você poderá dificultar esse processo e pagar muito caro por isso.

Escolha do Formato Jurídico

A escolha do formato jurídico da sua agência vai fazer toda a diferença no futuro do negócio, já que isso define a forma como a empresa é tributada e quais normas precisará seguir para se manter em dia com as autoridades.

Elaboração do Contrato Social

O Contrato Social funciona como a certidão de nascimento da sua empresa, trazendo todas as informações sobre ela e as regras que devem ser seguidas pelos sócios, além das responsabilidades de cada um. Por isso é muito importante que ele seja claro e muito bem-elaborado!

Planejamento Financeiro

Tenha o suporte necessário para o seu empreendimento ao realizar um planejamento financeiro para a sua empresa, pois, assim, levará em conta o seu custo de oportunidade frente aos contextos apresentados ao longo do tempo.

Conte com a Agilize!

Aqui na Agilize, a gente está ao seu lado em todas as etapas do processo, desde a abertura da sua agência de publicidade até a execução das tarefas rotineiras de contabilidade, como a apuração de impostos e o envio das declarações obrigatórias.

O nosso time tem especialistas experientes nessa área, que estão sempre atualizados sobre as mudanças na legislação e disponíveis para tirar todas as suas dúvidas — nós somos famosos pelo nosso bom atendimento e temos excelentes níveis de satisfação!

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